Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
zN0w

Fonte bivolt ?

Recommended Posts

Galera, comprei uma cx500 da corsair e estou com duvida quanto  a tensão, aqui em casa é 220v, pode ligar direto na tomada ? Não tem chave seletora, o que eu faço ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, Italo Cruz disse:

@zN0w Essas fontes mais "moderninhas" não tem chave porque ela é adequada a 110 ou 220.

Minha XFX também nao tem se nao me engano.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-fontes-de-alimentacao/976

É chamada fonte LINEAR 

Na verdade a tecnologia é chamada de FullRange. E isso não é porque ela funciona em 110 ou 220v (isso é chamado de bi-volt). Fonte fullRange funciona em qualquer valor entre 110v e 220v (além de incluir uma ligeira margem para mais e para menos). Pode sair 100v da tomada, 134v, 149v, 198v, e assim vai, que a fonte continuará funcionando normalmente! :thumbsup:

Editado por braconius
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, Italo Cruz disse:

@braconius também é conhecida como linear.

Até onde eu sei, fontes de computador (padrão ATX) são chaveadas, mas como não manjo desse assunto é melhor aguardar o pessoal mais entendido, tipo @faller, @Jorno, @ilkyest e demais!

Editado por braconius
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Italo Cruz disse:

@braconius lol, minha XFX600W não tem chave, tem apenas o botão de ligar e desligar que nao sei o nome kkk

No caso, a chave dela é interna e funciona automaticamente em 110 e 220 ?

A XFX 600 é uma fonte FullRange, funciona em qualquer valor que sair da tomada entre 110v e 220v, mais a tolerância pra mais ou pra menos.

Só pra constar: o "chaveada" de "fonte chaveada" não é relacionada à chavinha de seleção de 110v ou 220v que fontes antigas possuem, ok? :)

Editado por braconius
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
19 minutos atrás, Italo Cruz disse:

@braconius também é conhecida como linear, não ? 

Acho que li errado no site.

Fontes lineares são aquelas que se valem do método linear de ajuste e manutenção das tensões CC de que seu PC necessita (3,3 5 e 12 Volts) São fontes com alta perda e não são mais usadas em PC tem mais ou menos uns 40 anos, prá mais...

As fontes de PC de lá para cá são todas de tecnologia chaveada (que é o oposto de linear) e se valem de modulação PWM para ajuste e controle das tensões. A expressão Full Range para fontes é matéria mais recente. Usadas em praticamente tudo que for gadget, desde carregadores de celular com miseráveis 1 a 2 Watts, até fontes para PC de mais de 1000 Watts. A designação delas geralmente se dá pela expressão INPUT 100-240 VAC, que na verdade significa isso dai +- 10% o que dá uma faixa de uso NORMAL de 90 a 264 Volts sem nenhuma necessidade de pré seleção de faixa.. Opera em toda essa faixa de tensão de entrada..

Nada, absolutamente nada a ver com fonte linear..

Elas não tem chave alguma 110/220 nem interna nem externamente.. Lembra dos primeiros carros, operavam a gasolina ou a álcool somente. Depois começou a aparecer os flex, em que dava de misturar que ele se achava.. Pois essas fontes são mais ou menos assim como os Flex. Pode botar o que tiver ai de combustível que ele anda..

Pode colocar ai qualquer tensão de 90 a 264 Volts que ele vai operar e numa boa..

Pode até mesmo ser uma tensão ridícula e fora de padrão, como por exemplo 168,4 Volts. É botar e operar... Isso vale para toda e qualquer fonte Full Range ( te garanto que a maior parte das fontes de equipamentos ai da tua casa, tirando eletrodomésticos)

Editado por faller
  • Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, faller disse:

Fontes lineares são aquelas que se valem do método linear de ajuste e manutenção das tensões CC de que seu PC necessita (3,3 5 e 12 Volts) São fontes com alta perda e não são mais usadas em PC tem mais ou menos uns 40 anos, prá mais...

As fontes de PC de lá para cá são todas de tecnologia chaveada (que é o oposto de linear) e se valem de modulação PWM para ajuste e controle das tensões. A expressão Full Range para fontes é matéria mais recente. Usadas em praticamente tudo que for gadget, desde carregadores de celular com miseráveis 1 a 2 Watts, até fontes para PC de mais de 1000 Watts. A designação delas geralmente se dá pela expressão INPUT 100-240 VAC, que na verdade significa isso dai +- 10% o que dá uma faixa de uso NORMAL de 90 a 264 Volts sem nenhuma necessidade de pré seleção de faixa.. Opera em toda essa faixa de tensão de entrada..

Nada, absolutamente nada a ver com fonte linear..

Muito obrigado pela explicação, @faller!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
15 minutos atrás, zN0w disse:

@braconius @faller @Italo Cruz Galera, muito obrigado por esclarecer, eu ja instalei a fonte no meu pc, porém, eu posso colocá-lo nessa tomada ? Aguardo

image.jpg

image.jpg

image.jpg

Nao faço ideia do que é isso, mas parece muito velho e antiquado. Tem cara de ser a porcaria de um modulo isolador.

O jeito certo é ligar seu PC direto na tomada. Se quiser agregar proteção, compre um antisurge da clamper.

Editado por braconius
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, zN0w disse:

@braconius @faller @Italo Cruz Galera, muito obrigado por esclarecer, eu ja instalei a fonte no meu pc, porém, eu posso colocá-lo nessa tomada ? Aguardo

image.jpg

image.jpg

image.jpg

Tire fotos de como ele é por dentro.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Essa ai de cima tem a pretensão de ser um filtro de linha mas esqueceu do aterramento, simplesmente não o pega na tomada nem sequer o leva para saída. É do tempo do Pedrinho (Pedro Alvares Cabral) . Deve ter sido ele quem trouxe lá de Portugal..

Como proteção é um zero a esquerda, não tem um varistor sequer enquanto bons filtros tem pelo menos três deles..

Amigo, livre-se dessa tranqueira dai...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais