Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicações de coolers e informação sobre superaquecimento


Posts recomendados

Seguinte, tenho um Intel Core i7 4790 com cooler stock já faz 1 ano, porém nunca me importei em trocar o cooler ou fazer testes de stress para ver até onde chegava a temperatura.
Hoje realizei um stress test de 4 minutos e queria informações. A temperatura dos núcleos está alta, correto? Geralmente quando estou jogando, ele atinge entre 70 à 80ºC em half load.

 

W4zpHuV.jpg

 

Gostaria de aproveitar o tópico para pedir recomendações de coolers que sirvam num LGA 1550 e dê conta do recado quanto a refrigeração, eu uso o PC todos os dias e o utilizo para games, portanto o uso é intenso e gostaria de um cooler não ultrapassando os 170~200 reais.
Aproveito também para perguntar, as voltagens da imagem estão todas OK né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As voltagens estão legais, mas a temperatura está altíssima. Você chegou a mexer no cooler stock, reinstalar? O Haswell é quente mesmo, mas pode ser que o cooler esteja mal instalado. Você trocou a pasta térmica, alguma coisa?

 

Pode baixar também o HWmonitor e o Real Temp para conferir se as temperaturas batem, mas o AIDA64 costuma ser preciso.

 

Sobre os coolers, o seu gabinete só aceita até 160mm de cooler. Uma boa opção seria o Thermaltake L32, mas vai caber na risca, pois ele tem 160mm. O Hyper 212X é um tico menor, com 158mm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mal instalado não está, mas desde que montei esse PC (Março 2015), nunca troquei a pasta térmica, está com a do cooler. Será que trocando a pasta térmica pode ser que eu nem precise trocar o cooler?


A respeito do monitor, creio que o AIDA64 tenha sido preciso sim, sempre comparo a temp dele com o MSI Afterburner e o monitor do ADV e sempre batem.

Quanto aos coolers, eu sou leigo no assunto e não entendi muito bem as medidas, na Pichau diz que o Hyper 212X é 120x120x25mm, você disse que possui 158mm, eu não entendi kkk'.

Por sinal, entre o Hyper 212X e o Thermaltake L32, qual você me recomendaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, BossK disse:

Será que trocando a pasta térmica pode ser que eu nem precise trocar o cooler?

 

Não vai adiantar. É melhor deixar assim mesmo.

 

Citação

A respeito do monitor, creio que o AIDA64 tenha sido preciso sim, sempre comparo a temp dele com o MSI Afterburner e o monitor do ADV e sempre batem.

 

É, então é isso mesmo.
 

Citação

na Pichau diz que o Hyper 212X é 120x120x25mm

 

Essa seria a medida da ventoinha do cooler, que tem 12 X 12. A medida total dele conta o cooler inteiro. Deve estar lá 158mm. Ou você pode ver no site da Cooler Master.

 

Citação

Por sinal, entre o Hyper 212X e o Thermaltake L32, qual você me recomendaria?

 

O Thermaltake é melhor (tem ventoinha de 14cm) e não vai cobrir nenhum slot de memória. Mas deve praticamente encostar na tampa, porque ele tem exatos 160mm, a medida exata que o seu gabinete aceita. Acho que não tem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma limpada no gabinete, tirei toda a poeira, a temperatura do processador caiu cerca de 5ºC no desktop (45ºC antes, 40ºC agora).

Acho que vou ficar com o Thermaltake então, pois os slots são logo ao lado do socket do processador, e minhas RAMs são simples e não possuem dissipador de calor, colocar o cooler cobrindo-as não é uma boa ideia. Mas se bem que nas imagens que vi do Hyper 212X, ele não vai chegar a cobrir os slots de RAM meus.

A propósito, teria outros coolers pra me indicar?

E desde já agradeço sua ajuda!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser, recomendo que assista o vídeo de instalação do L32 aqui.

 

Vou postar algumas críticas pessoais, mas peço que não leve tudo a sério caso tenha gostado dele e não venha a ter problemas com a instalação:

 

1) Embora o dissipador seja mais fino, ele é mais largo, ficando mais próximo do primeiro slot pci e do topo superior da placa-mãe.

 

Assim leve em consideração a compatibilidade caso tenha uma placa de vídeo no primeiro slot pci ou se a placa possui dissipadores high profile no topo superior.

 

Imagem:

Spoiler

6916_28_thermaltake-nic-l32-non-interfer

 

2) Para instalar acredito que seja melhor com a placa-mãe fora do gabinete.

 

Pelo que notei da instalação, é necessário segurar o backplate e posteriormente fixar o suporte de metal do socket do processador.
Não vejo como fazer isso com a placa-mãe dentro do gabinete sem ajuda de alguém ou algum suporte.

 

3) Notei que o autor do vídeo omitiu a instalação da fan com as presilhas de metal, normalmente uma tarefa considerada simples e que geralmente os tutoriais mostrariam.

 

Fiquei curioso, e achei a provável razão, as presilhas de metal não foram bem projetadas para instalar a fan segundo alguns usuários e review aqui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM Opa, desculpa a demora na resposta, não recebi nenhuma notificação.

Enfim, no momento tô meio sem grana mas logo desaperto, assim que eu pegar grana eu já deixo decidido certinho qual cooler irei pegar. Aliás, querendo ou não eu fiquei meio cismado com quanto a questão do L32 encaixar 'certinho' na questão do tamanho em relação ao meu gabinete, por isso tô dando mais credibilidade ao Hyper 212X.

Mas como disse, até eu pegar grana eu tenho tempo pra pesquisar e decidir ^^

 

Agradeço a ajuda dos dois, minhas dúvidas foram sanadas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BossK

 

Já instalei o 212 em uma placa micro atx AsRock B75M e pelo que me lembro o dissipador ficou coisa de 1 cm da placa de vídeo do primeiro slot pci.

 

Compare o espaço que os coolers ocupariam, considerando o dissipador de frente para as memórias:

212: 120 x 79 x 158 mm
L32: 160H*150W*40L mm

 

Faça uma estimativa com espaço que falta para encostar na placa de vídeo usando o cooler box como referência.

O L32 apesar de ser mais fino, ele é mais largo com relação ao 212.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...