Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
iuriaraujo.c

Xbees + arduino para sensoriamento remoto

Recommended Posts

Boa noite galera, queria perguntar para vocês umas dúvidas que ando tendo quanto a utilização de vários xbees para sensoriamento sem fio. 

 

Minha ideia inicial quando comecei a pesquisar sobre xbees, era utiliza-los em conjunto com arduino para monitoramento a distancia com certos sensores espalhados em um ambiente.

O que eu tinha em mente na realidade, era um xbee central que receberia informações dos outros xbees slavers, e também pudesse comandar atuadores em outros. Pensava que o arduino ficaria neste central, e outros xbees ficariam independentes recebendo informações dos sensores ou mandando sinal de controle para atuadores, porém minhas pesquisas na internet me mostraram que é exatamente o contrário do que eu pensava:  Era um xbee acoplado com XBee Explorer USB Adapter no computador recebendo e dando informações. Estes slavers sim teriam um arduino acomplados para medir o sensor ou enviar comandos para os atuadores.

 

Achei muito dispendioso ter que comprar um arduino para cada xbee slaver, principalmente se tratando de um projeto com vários espalhados pelo ambiente. Então minha pergunta é quanto a isso, se tem algum outro modo trabalhando com xbees para que eu não precise comprar vários arduínos para cada um.

 

 

Obrigado pela atenção.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@iuriaraujo.c ,

 

No lugar dos Xbees, voce pode usar vários ESP8266, com seus programas compilados e gravados neles pela própria IDE do Arduino. Dessa maneira, não vai precisar de um Arduino em cada ponto, apenas um no ponto central.

 

Pesquise sobre isso.

 

Paulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@iuriaraujo.c 

Os xbee tem vários pinos que você pode configurar para fazer as coletas de informações.Contudo acredito que o valor dele esta muito caro atualmente,comparador a outros rádios atualmente disponível no mercado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Nao Sei , Se o xbee mesmo pode fazer a aquisição desses dados (tendo portas de I/O digitais e analógicas), porque então eu preciso de um arduíno? Praticamente todos os exemplos e tutoriais que encontrei na internet usavam arduíno.

Se os xbees mesmos podem fazer isto, acho estranho usar arduínos, pois fica bem mais caro tudo.

 

@aphawk , Valeu pela dica, vou pesquisar mais sobre esses módulos ESP8266, acho que se encaixará bem para o meu projeto, e parece bem mais barato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×