Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistores cubo meteoro thor 30g


Posts recomendados

Olá pessoal,
Estou precisando da ajuda dos amigos. 
Estou fazendo um reparo em meu cubo meteoro Thor G 30W.
As saídas estão queimadas.
A identificação de cada transistor é a seguinte:
2SC  Set C4468 com um numero embaixo do lado direito dele ( 728 ).
2SA  Fairchild A1695 com um numero embaixo do lado direito dele ( 931 ).

Não consigo achar o par de transistor da mesma marca e numeração que fica embaixo deles.

 

Achei este par:

2SC C4468 Marca SanKen com um numero embaixo dele ( 5   Y  0 ).

2SA A1695 Marca SanKen com um numero embaixo dele ( 5   Y  0 )
 

Peço a gentileza de dividirem seus conhecimentos para me esclarecer esta dúvida.
Posso usar este par fazer esta troca?


Segue imagem em anexo com minha dúvida sobre os transistores de potência. 

 

O que significam esses números e letras que vem embaixo do transistor?
Eles influenciam na capacidade deles? tipo tensão, corrente do mesmo?

 

Me perdoem minha ignorância, pois meu conhecimento é o mínimo em eletrônica.
Obrigado a todos e Deus os abençoem!!!

 

trans1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar sem problemas, preocupe-se com o nome principal do componente.

Procure no Google o DATASHEET (Geralmente é um documento em PDF) dos componentes e poderá ver todas suas características relevantes.

Difícil dizer o que são as inscrições sobressalentes nos componentes mas geralmente não tem relevância, neste acho que deve ser um número de série...

 

Boa sorte!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

 

Comprei hoje o par de transistores e já efetuei a troca.

Vamos lá então:

1- Antes não saia som nenhum devido as saídas estarem pifadas.

2- Troquei e o som voltou a sair. Sai o som limpo porém começa um zumbido depois de alguns segundos que o amplificador é ligado. O som não para, mas também o zumbido segue firme.

-mesmo com o volume fechado esse zumbido continua.

Estou deixando o vídeo dele funcionando que dá para escutar o defeito que está apresentando.


Aguardo a ajuda dos amigos para que eu possar sanar o defeito por completo.

 

Peço que me deem um caminho. O que testar primeiramente nesse caso. Depois irei postando os resultados.

 

Desde já agradeço a todos, e deixo meu muito obrigado.

 

Que Deus abençoe a todos!!  Fiquem em paz.

Defeito cubo meteoro thor 30G

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu to com ele pra arrumar os potenciometros porque os eixos quebraram! os transistores sao 2SC4468 e 2SA1695! vem escrito C4468 e A1695! se tu colocar 2S antes você acha o datasheet! os da caixa q eu tenho sao das fairchild.  e mando em anexo o datasheet deles! eles sao da sanken e sao de 100W. mas a thor 30G ela e 30W!

2sc4468_ds_en.pdf

2sa1695_ds_en.pdf

você coloca mica e pasta termica? se nao colocar entra em curto porque a carcaca metalica do amp serve como dissipador! e ele me parece q nao e isolado internamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esses transistores sao o padrão dele de fabrica!

tava lendo num forum espanhol as causas mais comuns de zumbidos sao: capacitores da fonte com o tempo ficam velhos e diminuem a capacitancia ou então curto, estouro, pode ser jack, pode ser componentes dessoldados, soldas frias tem q passar um pente fino, fazer medicoes nos capacitores da fonte! pode ser jacks de metal, use os de plastico! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Fiz uma varredura bem detalhada e todas as soldas estão ok. Dei uma reforçada em duas apenas. Depois com ele ligado,  fui tocando de leve os componentes com uma chave pequena. Quando dei uns toques no capacitor da fonte o zumbido ficou baixo. Depois e eu dei uns toques novamente e voltou a subir o zumbido.

Ja saquei os capacitores da fonte que são de 4700uf  25v e vou  troca-los. Quando colocar os novos eu posto o resultado.

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, decones65 disse:

Boa tarde,

Ok, vou testar os menores. Tem 3 de 1000 uf 25v, 22uf ,e 4,7uf. Esses pequenos se estiver algum ruim, pode apresentar aquele zumbido forte? Você assistiu o vìdeo?

Abraço!!

 

Vídeo obrigatório: 

 

https://www.youtube.com/watch?v=_j-8UbJznCs

 

 

Alternativas caseiras, adequadas a situação brasileira: 

 

https://www.youtube.com/watch?v=_ygFj0swe6c

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, ljMonteiro disse:

@albert_emule , é correto afirmar que o aumento da resistência em série diminui a capacitância do capacitor? Seria possível notar alguma alteração apenas com o capacímetro, mesmo que sutil?

 

Você tem o diagrama desse medidor de ESR "artesanal"?

 

O capacímetro só mostra que o capacitor está ruim se o aumento da resistência for muito grande, pois aí começa a interferir no método que o capacímetro usa para medir.

 

Por isso muitos capacitores ruins aparecerão como bons nos capacímetros.

 

Segue o esquema:

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t132-medidor-de-esr-simples-de-fazer

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, ljMonteiro disse:

@albert_emule , é correto afirmar que o aumento da resistência em série diminui a capacitância do capacitor? Seria possível notar alguma alteração apenas com o capacímetro, mesmo que sutil?

 

Você tem o diagrama desse medidor de ESR "artesanal"?

 

O capacímetro só mostra que o capacitor está ruim se o aumento da resistência for muito grande, pois aí começa a interferir no método que o capacímetro usa para medir.

 

Por isso muitos capacitores ruins aparecerão como bons nos capacímetros.

 

Segue o esquema:

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t132-medidor-de-esr-simples-de-fazer

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok!! Consegui um Osciloscópio Analógico 20mhz Minipa Mo-1221 por 400,00 reais. Acho que com ele agora consigo testar com precisão os componentes dos amplificadores. Vale o investimento pois tenho mais 8 amplificadores parados aqui.

Vou começar a testar os capacitores de filtragem e depois vou postando os resultados.

Abraço a todos!

 

Deus os abençoe!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos,

Já troquei os capacitores eletrolíticos 4700uf / 25V da fonte. O amplificador agora está funcionando perfeitamente. Já fazem 02 horas que meu filho está tocando guitarra com ele e está tudo em ordem. O zumbido se foi.

Problema resolvido.

Obrigado a todos pela ajuda.

 

Abraço!!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...