Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

De secundário passando a item principal


Posts recomendados

Os gabinetes no passado não acompanhavam ao pé da letra, a sua especificação em função dos demais componentes, por isso que drivers batiam em slots de memórias, gabinetes de 3 baias só podia usar uma quando não duas por bater nos componentes, hoje se tornaram objetos de desejo e admiração aos entusiastas da informática.

No passado, coube aos usuários "inventar" com instalações diversas nos gabinetes, alças para transporte e ventoinhas, controle para fans, etc,  para que a industria passasse ela a ditar a moda, então os gabinetes passaram a serem fabricados com isso tudo que a gente ve hoje.

Lembro que quando eram apenas caixas de aço, sites como o extinto abaixo, além dos fóruns em geral, apareceram com "n" tutorias com as mais variadas propostas como instalação do cooler no topo do gabinete, controle de fã, tampas de acrílico e tudo mais que se ve hoje industrializado.

Tenho uma pasta com um ranking de cooler, com 0,99 Mb de 2003 com quase 200 arquivos ou cooler diferentes, isso quando não existiam os WC, nem os king size de hoje, eram todos semelhantes ao in box, um ou outro "extravagante" redondo.

O mesmo está ocorrendo hoje em relação aos gabinetes, estou satisfeito com o meu, mas se tivesse que comprar hoje seria difícil escolher entre o numero de marcas e modelos que existe na praça hoje, principalmente com a liberação das importações, coisa que antes era mais restrita.

Mas os fabricantes desse equipamento estão apostando no ssd porque o meu, que não é nem novo nem velho, tem 6 baias para drivers de 3,5" e os atuais tem apenas 3 e o resto já no padrão ssd.

Obs: Pelo menos é mais fácil comprar um gabinete porque é questão física, basta olhar os catálogos ou sites, agora quanto aos cooler se torna mais difícil porque tem que levar em conta a capacidade a que se destina, difícil de se comprovar sem antes usar ou ouvir quem já instalou um.

 

http://www.casemodbr.com/index.php

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@misterjohn Realmente, os anos 90 e 2000 foram de

bastante criatividade, pois os fabricantes de gabinetes

nos forneciam poucas ou nenhuma escolha quanto as

características de seus produtos, quando preenchiam

um requisito falhavam em oferecer outro, daí nossa

necessidade du adaptarmos os gabinetes as nossas

necessidades, com furações para instalação de fans

adicionais e mesmo mudanças estruturais para receberem

determinados itens de hardware, foram anos de estimulo 

a criatividade e habilidade para execução das ideias com

os recursos disponíveis. Hoje, como disse em seu post,

tudo se resume a escolher o gabinete adequado ao seu

hardware, contando já com todos os recursos e facilidades

necessárias a vida de quem monta um pc. Bons tempos

aqueles, que tinha que furar gabinetes, transformar os

AT para ATX, modificar coolers para melhorar o seu

desempenho, era, enfim, mais emocionante.

 

 

adcarvalho

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce falando em anos 2.000 lembrei-me de um que eu tinha que para abrir tinha que soltar 2 parafusos de cada lado e se não me engano 4 na traseira, saia tudo, laterais e topo em peça única, hoje nem ferramenta se usa na montagem.

 

Obs: Tinha uns que vinham com um pacote com parafuso adoidado, arroelas isolantes espaçadores em latão de vários tamanhos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@misterjohn Sim, os gabinetes vinham com uma quantidade

absurda de parafusos e arruelas de fibra, eram feitos de chapa

de aço grossa e pesavam bastante, no inicio dos ATX, como não

tinha grana eu pegava gabinetes AT usados e transformava eles,

substituindo o power liga desliga por outro de botão, dava trabalho

modificar o interruptor, mas virava ATX, o fan frontal era montado

em gaiola de plastico e como tinham placas  que eram AT/ATX eu

as montava nos gabinetes transformados.

 

 

adcarvalho 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...