Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

@Boobsted

Não.. Como é um circuito fechado, o radiador vai dissipar apenas o calor gerado pela CPU..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, RS Faria disse:

@Boobsted

Não.. Como é um circuito fechado, o radiador vai dissipar apenas o calor gerado pela CPU..

Então como eu mantenho o fluxo de ar correto? 2 ventoinhas na frente, 1 WC no teto e o exaustor que teria atrás foi substituído pela placa híbrida...(970 Evga). Eu desativo as duas frontais então? Ou eu coloco duas no lado pra fazer isso? (Corsair 550D)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que tem várias opções. Eu talvez experimentasse primeiro assim:

Dois fans da frente soprando para dentro.

Radiador da VGA na porta lateral soprando para fora.

Outro fan na porta lateral soprando para fora.

Water cooler atrás como exautor (se não for duplo).

Dois fans em cima como intakes (soprando para dentro).

Você joga ar frio de cima nos water coolers, que vão tirar o ar quente junto com o outro fan lateral. Ou pode inverter os de cima e ver como fica.

Os da frente e o de trás (exaustor) não pode mudar. O que pode mudar é onde ficam os water coolers, aí pode mudar os da lateral ou de cima como exaustor ou intake.

Os fans dos radiadores dos water coolers vão tirar o ar quente do gabinete como se fosse um fan exaustor comum, então mantenha eles na ordem correta de fluxo.

Compartilhar este post

Link para o post
32 minutos atrás, Contiusa disse:

Eu acho que tem várias opções. Eu talvez experimentasse primeiro assim:

Dois fans da frente soprando para dentro.

Radiador da VGA na porta lateral soprando para fora.

Outro fan na porta lateral soprando para fora.

Water cooler atrás como exautor (se não for duplo).

Dois fans em cima como intakes (soprando para dentro).

Você joga ar frio de cima nos water coolers, que vão tirar o ar quente junto com o outro fan lateral. Ou pode inverter os de cima e ver como fica.

Os da frente e o de trás (exaustor) não pode mudar. O que pode mudar é onde ficam os water coolers, aí pode mudar os da lateral ou de cima como exaustor ou intake.

Os fans dos radiadores dos water coolers vão tirar o ar quente do gabinete como se fosse um fan exaustor comum, então mantenha eles na ordem correta de fluxo.

É um radiador duplo(H100i V2). Eu deixo ele como exaustor. Pensei no que você disse e imaginei: 2 fans frontais jogando ar pra dentro, wc como exaustor. Porém eu pensei em colocar os dois laterais como exaustor também. É difícil colocar o fan da VGA na porta, fica bem limitada a abertura, não sei se fica bem encaixado. O que você acha?

Compartilhar este post

Link para o post

@Boobsted é, então deixe assim mesmo. O H100i como exaustor em cima, os dois da frente soprando para dentro e o radiador da VGA atrás, como exaustor.

Os dois da lateral você pode testar tanto para dentro como para fora. Como a sua VGA é blower, não deve fazer muita diferença. Talvez eu tentasse primeiro colocar os dois laterais para dentro, jogando ar frio no sistema, nos radiadores e no blower da VGA.

Compartilhar este post

Link para o post
28 minutos atrás, Contiusa disse:

@Boobsted é, então deixe assim mesmo. O H100i como exaustor em cima, os dois da frente soprando para dentro e o radiador da VGA atrás, como exaustor.

Os dois da lateral você pode testar tanto para dentro como para fora. Como a sua VGA é blower, não deve fazer muita diferença. Talvez eu tentasse primeiro colocar os dois laterais para dentro, jogando ar frio no sistema, nos radiadores e no blower da VGA.

É que eu pensei em colocar os dois laterais como exaustor por causa do calor do ambiente, já que no pico do verão fica um negócio insuportável.

Compartilhar este post

Link para o post

@Boobsted como é fácil inveter a posição, podia testar das duas formas e ver de qual maneira as temperaturas ficam mais baixas, porque cada gabinete tem uma dinâmica diferente. Se a sua VGA fosse aberta, o mais indicado seria colocar os laterais como exaustor, mas como ela é fechada, pode não fazer muita diferença.

Mas teste aí quando chegar o verão. Agora no inverno não deve fazer muita diferença.

Compartilhar este post

Link para o post
32 minutos atrás, Contiusa disse:

@Boobsted como é fácil inveter a posição, podia testar das duas formas e ver de qual maneira as temperaturas ficam mais baixas, porque cada gabinete tem uma dinâmica diferente. Se a sua VGA fosse aberta, o mais indicado seria colocar os laterais como exaustor, mas como ela é fechada, pode não fazer muita diferença.

Mas teste aí quando chegar o verão. Agora no inverno não deve fazer muita diferença.

Beleza, vou comprar os 2 fans e deixar guardado pro verão, como você disse, no inverno não vai fazer diferença. Aproveitando, você conhece alguma loja que vende algum adaptador pra 4 fans?(cabo)

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, Contiusa disse:

Se for molex para os fans, tem este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744298314-cabo-sleeved-akasa-pwm-splitter-divisor-para-5-coolers-fans-_JM

Pode até controlar pelo PWM (se os fans forem PWM).

Obrigado pelo link! Uso um AF120 performance edition da Corsair. Acho que resolve, né?

Compartilhar este post

Link para o post

@Boobsted ele é PWM? Porque eu tenho um desses e ele é bem barulhento :lol: Se for rodar no talo a 2350rpm eu acho melhor contolar pela placa-mãe (se tiver conector SYS-fan). Ou então comprar um controlador.

Compartilhar este post

Link para o post
19 minutos atrás, Contiusa disse:

@Boobsted ele é PWM? Porque eu tenho um desses e ele é bem barulhento :lol: Se for rodar no talo a 2350rpm eu acho melhor contolar pela placa-mãe (se tiver conector SYS-fan). Ou então comprar um controlador.

Não sei :S

http://www.pichau.com.br/ventoinha-corsair-air-series-af120-performance-edition-120mm-co-9050003-ww-box

Aqui o modelo.

Compartilhar este post

Link para o post

@Boobsted É de 3 pinos. Mas esse é de 1650rpm, então vai ser mais silencioso. Pode tentar com aquele adaptador molex. Se achar que está muito barulho, ele vem com um adaptador para reduzir a velocidade. Deve cair para uns 1200rpm. Aí você escolhe como fica melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Contiusa disse:

@Boobsted É de 3 pinos. Mas esse é de 1650rpm, então vai ser mais silencioso. Pode tentar com aquele adaptador molex. Se achar que está muito barulho, ele vem com um adaptador para reduzir a velocidade. Deve cair para uns 1200rpm. Aí você escolhe como fica melhor.

No verão quero manter tudo no máximo pra resfriar melhor. Agora que eu fui analisar as coisas, sabe a VGA que eu te falei? Então, não é apenas o FAN que contém, é como se fosse um pequeno WC. Nas fotos da pra ver direitinho! :lol:

Como minha VGA é fechada, da pra deixar os FANS laterais como exaustores também, já que o principal(processador e vga) já estão sendo resfriados de uma melhor forma.

http://www.pichau.com.br/placa-de-video-evga-geforce-gtx-970-hybrid-4gb-gddr5-256bit-04g-p4-1976-kr-box

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, Contiusa disse:

É, teste aí, mas eu testava para os dois lados. Pode dar diferença.

Então da pra usar aquele adaptador pros 4 fans, né?

Compartilhar este post

Link para o post

Dá, sim. Vai rodar no máximo. Se achar que está fazendo barulho, coloque o redutor de velocidade entre o fan e o adaptador (é tipo um cabo extensor).

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Contiusa disse:

Dá, sim. Vai rodar no máximo. Se achar que está fazendo barulho, coloque o redutor de velocidade entre o fan e o adaptador (é tipo um cabo extensor).

Você recomenda usar um controlador de fan?

Compartilhar este post

Link para o post

@Boobsted putz, entrar na seara de controlador é um nicho a parte. Se você vai colocar vários fans (potentes) e gosta de controlá-los e a sua placa-mãe não permite um controle legal, eu acho que vale a pena. Mas o mercado tem muito controlador ruim. Você acaba tendo que abrir a carteira. Eu dei sorte e comprei um Zalman seminovo no ML que uso até hoje. Paguei 80-90 reais. Controla 6 fans e é bem preciso. Hoje em dia eu considero fundamental. Mas os gabinetes mais novos já vem com controladores mais simples, então o controlador separado nem é tão popular assim.

Editado por Contiusa

Compartilhar este post

Link para o post
33 minutos atrás, Contiusa disse:

@Boobsted putz, entrar na seara de controlador é um nicho a parte. Se você vai colocar vários fans (potentes) e gosta de controlá-los e a sua placa-mãe não permite um controle legal, eu acho que vale a pena. Mas o mercado tem muito controlador ruim. Você acaba tendo que abrir a carteira. Eu dei sorte e comprei um Zalman seminovo no ML que uso até hoje. Paguei 80-90 reais. Controla 6 fans e é bem preciso. Hoje em dia eu considero fundamental. Mas os gabinetes mais novos já vem com controladores mais simples, então o controlador separado nem é tão popular assim.

Em 2/3 meses eu compro tranquilamente. É inverno ainda, me preocupo mais com o verão onde o negócio é absurdo de quente! Tem alguma marca que você recomenda?

Editado por Boobsted

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até pensei em trocar o meu por um da marca Lamptron. Tem alguns à venda no Kabum (acho que esgotou). Mas tem que pesquisar depois na internet, porque um dos modelos o pessoal diz que os potenciômetros não são bons, que não dá para ajustar o rpm direito. Mas em geral a marca é boa.

Os NZXT e Sentry são mais simples.

Editado por Contiusa

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Contiusa disse:

Eu até pensei em trocar o meu por um da marca Lamptron. Tem alguns à venda no Kabum (acho que esgotou). Mas tem que pesquisar depois na internet, porque um dos modelos o pessoal diz que os potenciômetros não são bons, que não dá para ajustar o rpm direito. Mas em geral a marca é boa.

Os NZXT e Sentry são mais simples.

Tava pesquisando e só achei os NZXT, que fica em torno de 260$.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais