Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
talestomaz

Não consigo fazer ponte wi-fi entre roteadores

Recommended Posts

Pessoal,

 

Estou tentando ampliar o sinal de um modem/roteador com um outro roteador-repetidor, mas não estou conseguindo.

 

Li os seguintes materiais a respeito (além de mais uma pancada de coisas):

http://www.hardware.com.br/tutoriais/expandindo-wifi/wds-outras-opções.html

http://www.hardware.com.br/comunidade/interligar-andar/1093828/

http://pt.wikihow.com/Conectar-Dois-Roteadores

http://canaltech.com.br/tutorial/redes/aprenda-a-amplificar-o-sinal-de-redes-wireless-usando-o-wds/

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/05/veja-o-que-e-e-como-instalar-o-dd-wrt-para-potencializar-o-seu-roteador.html

 

Quando eu deixo ambos os roteadores em canais diferentes, o repetidor não funciona. Quando eu deixo ambos em canais iguais, funcionam durante alguns minutos e depois ambos param de funcionar. Quando isso acontece e vou verificar, o roteador-fonte está em outro canal, diferente daquele que eu havia visto originalmente.

 

Além disso, quando desabilito do DHCP, o repetidor também não funciona.

 

Minha internet é por fibra ótica. O roteador-fonte é um CTS 2742B-W. O roteador-repetidor é um TP-Link WR841ND. Eu não consigo ter acesso ao administrador do roteador-fonte, apenas do roteador-repetidor. Acho que o provedor bloqueou o roteador para tanto.

 

Alguém pode me ajudar? Há algum outro tutorial que vocês me recomendam? Há algum impedimento específico quando a internet é fibra ótica ou em relação a algum dos roteadores?

 

Agradeço a ajuda!

Editado por talestomaz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É provável que o roteador principal esteja mudando o canal para evitar conflitos e quando isto ocorre o repetidor cai. No caso teria que ter acesso para deixar fixo o canal e não automático.

 

E se estiver usando WDS alguns roteadores não funcionam bem nesta configuração, porque ela não é padronizada. Uma opção é instalar firmware alternativo do Tp-Link e passar a usar a função de repetidor universal.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu faço para instalar firmware alternativo no TP-Link?

 

(A propósito, uso Ubuntu 14.04. Você sabe se dá para fazer isso a partir do Ubuntu também?)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procure pelo tópico do Gargoyle é uma das opções. Sim, você pode usar qualquer sistema, desde que tenha um navegador compatível.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Instalei o Gargoyle na versão correta, mas ainda não está dando certo.

 

Segui este tutorial aqui para configurar o repetidor no Gargoyle: http://foro.seguridadwireless.net/gargoyle/gargoyle-modo-repetidor/. Estou enviando anexa uma imagem da minha configuração atualmente.

 

O problema agora é: nenhum dispositivo está encontrando essa rede wi-fi. Além disso, depois que eu desconecto o cabo do PC e tento conectá-lo novamente, ele nunca mais reconhece a conexão cabeada com o roteador até que eu resete as configurações originais do roteador e o conecte novamente. Isso tem alguma coisa a ver com o novo IP que eu determinei para ele?

Repetidor.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gargoyle é a wireless a partir do repetidor. Devo colocar o mesmo nome da rede principal? Vou testar isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Percebi que após toda e qualquer modificação no roteador dentro da função "repetidor" eu estava perdendo o contato com o roteador.

 

Agora fiz um outro teste e por enquanto está funcionando. Estou testando na função DHCP (wireless). Inseri os dados da rede principal normalmente e testei a rede repetidora com o nome igual e diferente. Em ambos os casos funcionou. Deixei por enquanto com o mesmo nome, porque minha intenção é que os equipamentos não precisem trocar de rede de um canto ao outro da casa.

 

Um ponto interessante - pelo menos eu achei - é que eu não mudei o IP do repetidor. Mesmo assim, está funcionando. Vamos ver se continua estável nos próximos tempos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×