Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pick kit 3 e arduino não reconhecem drivers


Posts recomendados

Pessoal aconteceu uma coisa meio louca comigo. Utilizo o windows 10 versão 64 bits e utilizava arduino e pic numa boa(o pickit 3). Só que então comprei um conversor usb serial pra poder programar o arduino fora da placa, ate ahe tudo bem.

Na hora que fui fucar descobri que tinha que atualizar os drivers do conversor usb para ele rodar no windows 10. tentei atualizar, isntalei um monte de drivers e pah... X_X

Alem de não funcionar o conversor o pc nao reconhece mais nem o arduino nem o pickt 3 como dispositivos conectados via porta usb.

Ainda consigo achar a porta em gerenciador de dispositivos(apenas do arduino) mas no pick não da certo. Nem mesmo o programa do arduino reconhece mais a porta automatiamente.

Tentei fazer restauração do sistema também e pra variar não logrei exito.(O sistema sequer deixa restaurar, sempre da uma mensagem de erro)

Estou a merce da ajuda de vocês pessoal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucianolcoa ,

 

Eu tentaria fazer o boot no modo de segurança ( se é que tem isso no WINDOWS 10 ... ) , e removeria todos os drivers que existam nas portas seriais e na USB.

 

Depois tentaria reinstalar a IDE do Arduíno, e ver se reconhece o hardware.

 

Depois, instalaria o PICKIT3 .

 

Antes de instalar o driver para o seu conversor USB, pesquise no site do fabricante se tem uma versão própria para o Windows 10.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa pior que conseguir  resolver. Infelizmente fui obrigado a formatar o PC e perdi TUDO...:(

 

Reinstalei os programas que mais usava mas pelo menos funcionou =/.

 

So que o mal de usar o adaptador serial continua. Não consigo gravar de jeito nehnum o chip atmega 328p pelo adaptador serial.

tentei seguir este tutorial aqui:

http://br-arduino.org/2015/05/programar-atmega-standalone-usb-serial.html

e um outro que nao to achando no momento mas utiliza um programa esquisito baseado em avrs.

 

Meu conversor usb-serial e este vermelhinho que está no tutorial postado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucianolcoa ,

 

voce reparou que para isso funcionar, o seu Atmega328 já tem de estar com o Bootloader do Arduíno , além de ter os FUSES alterados para funcionar a 8 Mhz interno, em vez dos 16 Mhz do Arduíno ?

 

Se não tiver isso tudo , então terá de usar um programador USBASP, baratinho, que voce compra em qualquer padaria ( kkkk ) tem no Mercado Livre de monte.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucianolcoa ,

 

Se já veio com o Bootloader, então já deve também estar com os Fuses gravados.

 

voce só precisa colocar o cristal de 16 Mhz e dois capacitares cerâmicos de 18 pF nos pinos 9 e 10, veja o exemplo abaixo :

 

Schematic.png

 

Embora o esquema mostre 15 pF, o certo é usar algo entre 18 e 22 pF para evitar surpresas kkkkk

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu por todas as ajudas, consegui resolver. Usei um arduino como escudo e assim programei as portas. Engraçado que num tutorial que eu vi combinei as portas RX do arduino com a RX do chip atmega e a TX do arduino com a TX DO ATMEGA. Sempre que eu colocava invertido não funcionava, mas dessa vez funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...