Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Nurimar

Preciso aumentar o clock?

Recommended Posts

Boa noite, estava tentando arrumar as memórias do pc, tentei por 4 pentes d 2gb ddr3 1333mhz, 3 da markvision e 1 da kingstone (as 3 estão com a mesma configuração). Só que o pc só liga com 3 delas funcionando. com as 4 o pc liga por 3 segundos e desliga e fica assim direto. Já com 3 pentes (1 kingston q comprei hj e 2 markvision de 2010 q eu ja tinha) ele liga e é assim q estou aqui digitando agora. Já fiz o reset do bios e o jumper também, aí eu consegui por 6 gb dos 8 q queria.

Processador i3 540 3.07GHz

placa-mãe Intel DH55TC BIOS de 2009

HD 500GB

Memória listada abaixo:

-----------------------------------------------------------

Northbridge   Intel Havendale/Clarkdale Host Bridge rev. 18
Southbridge   Intel H55 rev. 06
Graphic Interface  PCI-Express
PCI-E Link Width  x16
PCI-E Max Link Width  x16
Memory Type   DDR3
Memory Size   6 GBytes
Channels   Dual, (Symmetric)
Memory Frequency  666.7 MHz (4:20)
CAS# latency (CL)  9.0
RAS# to CAS# delay (tRCD) 9
RAS# Precharge (tRP)  9
Cycle Time (tRAS)  24
Row Refresh Cycle Time (tRFC) 174
Command Rate (CR)  2T
Uncore Frequency  2133.4 MHz

-------------------------------------------------------------

Bom, queria saber se eu posso ou preciso aumentar o clock de 133 pra algum numero maior, ou deixa em 133 mesmo? E isso faria o outro pente de memoria funcionar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Suas memórias são de 1333 Mhz.

Se aumentar o clock só aumenta a dificuldade de funcionar.

O problema é que pentes diferentes, as vezes geram incompatibilidade e não funcionam juntos, mesmo estando ok.

E quanto mais pentes você usa, mais crítico é o funcionamento.

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Wal SJC disse:

Suas memórias são de 1333 Mhz.

Se aumentar o clock só aumenta a dificuldade de funcionar.

O problema é que pentes diferentes, as vezes geram incompatibilidade e não funcionam juntos, mesmo estando ok.

E quanto mais pentes você usa, mais crítico é o funcionamento.

Mas porque isso se essa placa suporta até 16GB? Usei 4gb durante anos, só quis colocar mais 4gb. N consegui e agora to usando 6gb. Não q 6gb seja muito ruim mas queria saber o porque d fazer esse estrago todo :(

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Nurimar disse:

Mas porque isso se essa placa suporta até 16GB? Usei 4gb durante anos, só quis colocar mais 4gb. N consegui e agora to usando 6gb. Não q 6gb seja muito ruim mas queria saber o porque d fazer esse estrago todo :(

Não é isso, é que toda mobo é testada pelo fabricante com diversas configurações de memória e vem informado no manual as memórias e as configurações testadas e que funcionam com certeza.

Quando há pentes diferentes, pode simplesmente não funcionar, sem existir uma explicação simples.

Nem mesmo o fabricante tem certeza de que pentes diferentes irão funcionar juntos.

Quando há 2 pentes, é mais fácil de funcionar do que quando há 4 pentes.

Não existe outra forma de se resolver isso, a não ser testando cada pente em outro slot, enfim, é na base da tentativa e erro.

E é possível que não funcione mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

@Wal SJC E até quantos mhz eu poderia aumentar o clock? Tipo seguramente posso ir até quanto se fosse o caso? E correria o risco d queimar o pc?

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Nurimar disse:

@Wal SJC E até quantos mhz eu poderia aumentar o clock? Tipo seguramente posso ir até quanto se fosse o caso? E correria o risco d queimar o pc?

Aumentar o clock da memória simplesmente fará com que ela comece a apresentar erros, dando tela azul ou travando o pc.

Se aumentar muito o PC nem vai iniciar.

Memórias simples como as suas, pior ainda.

Aconselho a não mexer nisso, não vai te ajudar em nada.

O ideal é as memórias rodarem na sua frequência nominal, desde que a placa-mãe permita.

Editado por Wal SJC

Compartilhar este post

Link para o post

@Wal SJC Dão tela azul porque os CHIPS aquecem isso ? Seria legal comprar dissipadores para as memórias mesmo sem over: 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710662806-dissipador-de-memoria-prata-pronta-entrega-rj-sulacap-_JM

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Wal SJC disse:

Aumentar o clock da memória simplesmente fará com que ela comece a apresentar erros, dando tela azul ou travando o pc.

Se aumentar muito o PC nem vai iniciar.

Memórias simples como as suas, pior ainda.

Aconselho a não mexer nisso, não vai te ajudar em nada.

O ideal é as memórias rodarem na sua frequência nominal, desde que a placa-mãe permita.

Bom n vou negar q isso ta sendo decepcionate pra mim :mellow:

Não vou encerrar o tópico pois ainda espero q alguém possa ajudar em mais algo, se conhecer mais alguma informação será d muita ajuda rs.

Ainda tenho esperança...

Compartilhar este post

Link para o post
agora, MatrixWHOIS disse:

@Wal SJC Dão tela azul porque os CHIPS aquecem isso ? Seria legal comprar dissipadores para as memórias mesmo sem over: 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710662806-dissipador-de-memoria-prata-pronta-entrega-rj-sulacap-_JM

Não tem a ver com dissipadores ou aquecimento.

Se você aumentar o clock de memórias comuns além de um certo limite, elas simplesmente ficarão "loucas" e começarão a dar erros. Mesmo sem aquecer. Por exemplo, você liga o PC frio e ele não inicia porque as memórias dão erros.

Memórias especiais as vezes aguentam overclock, mas é preciso mexer na tensão, nas latências, etc.

Não é uma coisa simples de se fazer.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais