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BonScott

Corta -corrente caseiro por controle

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Olá,

esse final de semana meu pai teve o carro roubado. Apesar de ser um carro antigo já, um Gol 94, o mesmo tinha, o famoso corta corrente, que precisa acionar um botão após a partida, se não apaga depois de alguns segundos. O mesmo também tinha um led ao lado do pedal para ver se estava acionado ou não o corta corrente. Resumindo, não é um sistema eficaz, pois os ladrões facilmente contornaram isso.

 

Então, pensei em uma outra forma de corta corrente, caseira, que eu pudesse fazer e que fosse algo mais "fisico", sem chances de poder ser facilmente contornado.

 

A ideia seria a seguinte: um dispositivo que cortasse "fisicamente" a corrente do cabo de bateria, acionado por controle remoto. Ao estacionar o carro, fechava o mesmo na chave e acionava o controle. Então ele ""romperia"" o cabo da bateria. Ao voltar para sair com o carro, entraria normalmente no carro e acionaria o controle novamente pra ""ligar"" a bateria.

O que seria preciso para montar esse dispositivo? Ele teria que ser instalado dentro do motor, atras talvez, mas teria que cortar um dos cabos da bateria antes de chegar ao painel.

Alguém poderia me dar uma luz? 

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você não precisa (e nem deve) romper o cabo da bateria cuja corrente é bem alta. Apenas o da bobina cuja corrente é bem menor. Penso que você pode e deve fazer uma personalização do sistema. P.ex., certa feita (a loooong time ago) pensei em bolar um projeto que liberaria o sistema com uma "senha": 3 piscadas no farol, duas setas a esquerda, uma buzinada. Bem lôco? to nem aí

 

Um sistema bem simples que você pode implementar é colocar uma chave escondida - pode até ser um fusível que "sobra" na caixa de fusíveis - onde esta liga um capacitor em paralelo com a bobina. O meliante vai testar e vê que a tensão na bobina está ok mas mesmo assim não funciona

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Então, mas isso ia colocar um "botão" dentro do carro. A ideia é não fazer nada aparente. Por isso a ideia do controle remoto.

Falei em cortar o cabo da bateria pois entendo pouco de eletrica automotiva, mas a ideia é cortar a alimentação geral, de uma forma diferente do usual.

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É que, conforme a @Isadora Ferraz disse, a bateria utiliza muita corrente e, para colocar um controle que ligasse ou desligasse um borne, seria necessário uma senhora contatora, facilmente detectável por qualquer leigo.

Aí é só "bypassar" ela e terá o carro novamente funcional.

 

Adicionando: Poderia pensar em um corta combustível acionado por uma tag RFID, tal como ocorre nos carros atuais, se a pessoa está dentro do carro, ele liga, caso contrário, não aciona...

Editado por Ricardo S Ferreira

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