Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlar velocidade de cooler 110v


Posts recomendados

Fala pessoal. Sou leigo quando o assunto é Eletrônica por isso recorri ao fórum.

Tenho um cooler, este da imagem, que é 110v e preciso controlar a velocidade de rotação dele da forma mais precisa possível (tipo "ajuste fino").

 

IMG_20160516_232715.jpg

 

Tentei fazer isso utilizando um dimmer (o da imagem) que o cara da loja de componentes eletrônicos me indicou. Porém após fazer as ligações, o dimmer chegou a funcionar, só que não como o esperado. Quando giro o dimmer e ele faz o "click" o cooler ligar e sua velocidade máxima, porém conforme vou girando nada acontece, exceto quando vou chegando ao "fim do giro" do dimmer, quando o cooler reduz demais a rotação quase parando totalmente.

Tive a impressão de que o "ajuste fino" que citei, ficou praticamente todo em um pequeno intervalo no final do "giro do dimmer" sendo praticamente impossível controlar a velocidade do cooler.

 

IMG_20160516_232730.jpg

 

Perguntas:

- É de fato possível fazer esse controle com mais precisão?

- Se sim, onde estou errando? O dimmer deveria ser diferente ou ter algum componente intermediário neste circuito que auxilie no controle e não foi colocado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Ele não responde a variação de rotação simplesmente por que mesmo variando  tensão não afetará na velocidade ou por que o dimmer não é capaz de realizar o ajuste de tensão necessário para este tipo de motor? Seria possível de alguma outra forma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Paulo Cesar Siquiero Filho disse:

@faller Ele não responde a variação de rotação simplesmente por que mesmo variando  tensão não afetará na velocidade ou por que o dimmer não é capaz de realizar o ajuste de tensão necessário para este tipo de motor? Seria possível de alguma outra forma?

 

Ele até responde. 

Só não é muito salvável para o motor.

Certamente vai esquentar muito mais. 

 

Porém o problema neste caso é outro.

Tem haver com o fato dos dimers de lâmpada serem ligados em série. 

Quando liga em série com um motor, sua reatância indutiva entra em conflito com a constante de tempo capacitiva do dimmer. 

 

Tem que fazer uma modificação.

Em seguida eu vou mostrar uma modificação que faz com que a constante de tempo RC do dimmer fique em paralelo com a rede, e só as cargas fiquem em série. Daí funcionará. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...