Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlar velocidade de cooler 110v


Posts recomendados

Fala pessoal. Sou leigo quando o assunto é Eletrônica por isso recorri ao fórum.

Tenho um cooler, este da imagem, que é 110v e preciso controlar a velocidade de rotação dele da forma mais precisa possível (tipo "ajuste fino").

 

IMG_20160516_232715.jpg

 

Tentei fazer isso utilizando um dimmer (o da imagem) que o cara da loja de componentes eletrônicos me indicou. Porém após fazer as ligações, o dimmer chegou a funcionar, só que não como o esperado. Quando giro o dimmer e ele faz o "click" o cooler ligar e sua velocidade máxima, porém conforme vou girando nada acontece, exceto quando vou chegando ao "fim do giro" do dimmer, quando o cooler reduz demais a rotação quase parando totalmente.

Tive a impressão de que o "ajuste fino" que citei, ficou praticamente todo em um pequeno intervalo no final do "giro do dimmer" sendo praticamente impossível controlar a velocidade do cooler.

 

IMG_20160516_232730.jpg

 

Perguntas:

- É de fato possível fazer esse controle com mais precisão?

- Se sim, onde estou errando? O dimmer deveria ser diferente ou ter algum componente intermediário neste circuito que auxilie no controle e não foi colocado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Ele não responde a variação de rotação simplesmente por que mesmo variando  tensão não afetará na velocidade ou por que o dimmer não é capaz de realizar o ajuste de tensão necessário para este tipo de motor? Seria possível de alguma outra forma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Paulo Cesar Siquiero Filho disse:

@faller Ele não responde a variação de rotação simplesmente por que mesmo variando  tensão não afetará na velocidade ou por que o dimmer não é capaz de realizar o ajuste de tensão necessário para este tipo de motor? Seria possível de alguma outra forma?

 

Ele até responde. 

Só não é muito salvável para o motor.