Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como reestruturo essa rede ?


Posts recomendados

Bom dia,

 

Bem, é meu primeiro post, não sei se vou conseguir explicar corretamente, mas vou tentar.

Na empresa que trabalho, existe uma rede com 3 Hubs e 4 roteadores( apenas distribuindo o sinal )

  • No térreo, existem aproximadamente 25 computadores e algumas impressoras
  • No primeiro andar existem mais 10 conexões aproximadamente
  • No segundo andar existem outras 10 conexões aproximadamente

 

Não conheço nada avançado de redes, tentei criar um diagrama para facilitar a visualização da rede ( anexo )

 

Precisava da ajuda de vocês pra saber como eu poderia melhorar ela.

Minhas duvidas são:

  • Vale a pena colocar um IP fixo nessas maquinas(fiz isso no diagrama pra exemplificar), com exceção dos dispositivos móveis ( celulares, notebooks etc )?
  • Se cada roteador precisaria ter um range especifico de ips, e consequentemente, cada andar,ou,cada setor ter uma sub rede? é muito difícil configurar e monitorar dessa forma ?
  • Se valeria mais a pena que, a partir do Switch inicial, um cabo fosse direto para cada andar e distribuído em forma de sub rede/andar? retirando os hubs e podendo melhorar a velocidade da rede.
  • Manter como uma rede só, para que todos os usuários pudessem acessar arquivos compartilhados no servidor(que está no térreo)?
  • Posso, e valeria a pena trocar esses roteadores por algum outro aparelho ?

 

Atualmente estou encontrando alguns problemas com esses roteadores, alguns param de fornecer IPs para novas conexões, ou ficam inacessíveis, precisando ser reiniciados com certa frequência ( 1 vez a cada 2 semanas+-), já verifiquei se era IP flooding, mas a quantidade de conexões nunca passou de 80 acessos ( somando todos ).

 

Eu estou tentando montar um projeto de mudança da rede, pra que tudo funcione perfeitamente.

Se tiverem alguma sugestão ou duvida, me perguntem! :lol:

 

Desde já agradeço e fico no aguardo.

Sib.

DiagramaRede.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1. Se existe necessidade de deixar recursos compartilhados, é melhor configurar uma rede única mesmo.

2. Quem distribui os IPs? Qual o DHCP da rede?

3. São Hubs ou Hubs Switchs? Porque os Hub dividem a velocidade, já os switchs não, criam um canal único portanto a velocidade é sempre a mesma. (Ao menos quando se quer tratar Hub x Switch)

4. Não existe necessidade de troca dos roteadores por outros aparelhos, eles já tem switch incorporado, a única ressalva é que eles trabalhariam como AP se for utilizar como rede única.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta dwatashi.:lol:

 

No caso, o DHCP é no modem mesmo.

 

São usados Hubs simples, os Switchs são apenas no térreo, porque se divide pros computadores do laboratório.

 

Sobre os roteadores, alguns dos funcionários me perguntaram se não era possível criar uma rede só, que só fosse necessária cadastra-la uma vez, e sair pelo prédio usando a internet.

No caso, cada roteador tem uma SSID diferente. a partir dai não conheço como isso poderia ser feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...