Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
victor Geruso

Algoritmo dividir valor monetário em moédas

Recommended Posts

Estou com uma questão de uma atividade de Lógica de programação  algoritmos que devemos dividir o valor monetário em moedas, li alguns tópicos na internet, li a questão, entendi +/- a questão mas minha maior duvida é como passar isso para o JAVA n sei como farei segue a questão a baixo:

Joana possui em seu poder algumas moedas com valore 1, 5, 10, 25, 50 centavos e algumas e 1 real, e precisa efetuar diversos pagamentos utilizando a menor quantidade de moedas possível para cada valor pago.

Para ajudar Joana, desenvolva um algoritmo que, a partir de um valor informado, indique a menor quantidade de moedas necessárias para Joana efetuar os pagamentos e como devem ser distribuídas as moedas.

Por exemplo: para Joana pagar uma despesa no valor de R$2,90 a menor quantidade de moedas utilizadas é seis (6) unidades, distribuídas da seguinte maneira: 2 moedas de 1 real, 1 moeda de 50 centavos, 1 moeda de 25 centavos, 1 moeda de 10 centavos e 1 moeda de 5 centavos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A solução mais simples e direta é ir reduzindo do valor total a moeda de maior valor possível:

2,90

-1,00 =1,90

-1,00 =0,90

-0,50 =0,40

-0,25 =0,15

-0,10 =0,05

-0,05 =0,00

Enquanto for reduzindo o valor da moeda, acumule em um contador a quantidade de moedas daquele valor utilizadas, por exemplo: "moedaDe1Real++"

Isto é apenas 1 exemplo possível, também é possível utilizar divisão, mas como a questão é apenas lógica e não otimização o exemplo acima é suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais