Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalando 2 serviços de internet para compartilhamento em redundância


Posts recomendados

Boa tarde, Estou com um problema em minha empresa e gostaria de solicitar uma ajuda.

Seguinte: tenho dois serviços de internet contratados, uma GVT de 15MB que atualmente funciona somente o wireless, com modem D-link - DSL-2740E e outro da NET de 60MB que é compartilhada para todos os usuários, com modem Sagemcom - F@st 3284u HP NET.  Ocorre que o serviço da NET cai toda hora e trabalho com um sistema totalmente on-line, o que gera muito transtorno. Gostaria de saber como instalar os dois serviços em redundância compartilhados para toda a minha rede, para que, ao cair uma internet, a outra assuma e não comprometa o serviço. A rede funciona com um switch TP-LINK - TL-SG1024D  Tenho cerca de 20 usuários na rede e possuo um Switch D-Link - DES-1024D 24 Portas 10/100 fast ethernet sobressalente. Existe possibilidade de realizar a tarefa de compartilhamento que preciso? Fico no aguardo e espero ter conseguido explicar meu problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi tua ViVo é usada para alimentar dispositivos móveis como celulares e notebooks de clientes ok?

E tua NET alimenta tua rede física principal que é onde roda teu sistema online...

Aqui na empresa tenho Fibra Embratel na rede física como principal e uma Vivo de 15mb de retundância. Quando a Embratel cai eu levanto a ViVo mas faço isso manualmente, jogando o cabo de rede do router com a Vivo no switch principal... 

Para usar simultaneamente você precisará de um modem com load balance... Aqueles com duas portas Wan...mas te adianto que além do trabalho ser muito maior dá bug às vezes... como a estrutura da sua empresa é pequena não compensa o investimento e a dor de cabeça na minha opinião. 

faz como faço aqui que será mais seguro e prático pra você... Apenas atenção em alguma aplicação que exija IP fixo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo. Até o momento estava fazendo manualmente como você disse mas pensei nesta outra forma pra tentar agilizar o processo, pois as operações on-line tem que ser refeitas após a troca de modem. Mas valeu a dica, vou verificar o valor deste modem e ver o custo benefício. Muito obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Terá que adicionar um roteador Multi-WAN, como o TL-R470T+, tem um tópico sobre ele, sugiro dar uma olhada.

 

Este seria uma versão pronta, você pode montar um roteador com Pfsense (ou similar). É possível fazê-lo com dd-wrt, Openwrt, Tomato com alguns roteadores, mas você terá que visitar os fóruns de cada um para ver qual a melhor opção, porque alguns oferecem limitações de banda total, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, dwatashi disse:

Terá que adicionar um roteador Multi-WAN, como o TL-R470T+, tem um tópico sobre ele, sugiro dar uma olhada.

 

Este seria uma versão pronta, você pode montar um roteador com Pfsense (ou similar). É possível fazê-lo com dd-wrt, Openwrt, Tomato com alguns roteadores, mas você terá que visitar os fóruns de cada um para ver qual a melhor opção, porque alguns oferecem limitações de banda total, etc.

E ter uma boa base em Linux tb...

Pra facilitar vai num dual wan com load balance mesmo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Rodrigo_Sobrinho meu primeiro roteador foi um brazilfw com Pentium 100, mas não precisei configurar muita coisa porque era apenas para compartilhar internet e criei redundância usando DSL (256Kbps) e Discada.

 

Para Pfsense like não precisa de muito conhecimento, porque tem itens com menu visual. Já nos roteadores muitas vezes tem que configurar via script, dá mais trabalho, mas pode ser interessante porque você passa a ter o conhecimento também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, dwatashi disse:

@Rodrigo_Sobrinho meu primeiro roteador foi um brazilfw com Pentium 100, mas não precisei configurar muita coisa porque era apenas para compartilhar internet e criei redundância usando DSL (256Kbps) e Discada.

 

Para Pfsense like não precisa de muito conhecimento, porque tem itens com menu visual. Já nos roteadores muitas vezes tem que configurar via script, dá mais trabalho, mas pode ser interessante porque você passa a ter o conhecimento também.

Super verdade dwatashi... mas penso que esse conhecimento seria mais interessante pra quem é da área de Ti como nós... como o autor do tópico não deixou claro se era nosso colega de profissão eu sempre aponto o caminho mais prático e rápido.

Mas sua dica é perfeita.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa pessoal, sou da área sim, mas é aquela história, temos que buscar o conhecimento ao mesmo tempo que os problemas vão surgindo e nunca tinha precisado de uma solução semelhante. Por isso resolvi buscar soluções junto aos colegas. Obrigado a todos pelos comentários. Estou estudando as soluções que vocês me apresentaram pra verificar a possibilidade de implementação. Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...