Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
BLucas

Medidas protetivas para acesso a internet bank.

Recommended Posts

Boa noite jovens foristas,

Estou deixando de ser retrógrado e passei a me interessar pelo uso da internet para serviços bancários, não só para consultas, mas para movimentação financeira (já que as "icontas"/contas digitais não possuem tarifas e tem outras vantagens).

Pois bem, não manjo quase nada de segurança da informação. Dei uma lida por alto, e vi que muitos recomendo o uso do linux para esse tipo de uso, pra mim está tranquilo, sou usuário do pinguim e consigo usar normalmente sem me enrolar muito.

Gostaria de dicas para fazer um uso um pouco mais seguro do serviço de internet bank.

Saudações,
ApoloBrz

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho esse link interessante:
http://cartilha.cert.br/

Algumas matérias dizem que é o celular a melhor alternativa é usar o celular em uma conexão 3G ou 4G.

Devido a problemas com DNS infectado saiba mais:
http://www.psafe.com/blog/o-que-e-mais-seguro-acessar-o-banco-no-pc-ou-no-celular/

Claro que sem Root ou modificações para coisas piratas no celular né.

As vezes o PC não esta infectado mas o roteador esta com o DNS alterado e te direciona para uma página falsa.

Observe sempre os certificados HTTPS.

Alternativas para usar Banco Via Web mais seguras.

Tenha uma máquina virtual somente para acesso a banco e mais nada.

Use Linux.

Alternativas para usar Banco Via Web normal.

Não utilizar programas que ativam programas pagos e tenha uma boa conduta até pode ser usado normalmente sem problemas
Tenha dualboot com um sistema somente para acesso a banco e continue tendo uma conduta boa para uso do PC.

Algumas vantagens de não usar seu S.O para acesso ao banco esta no problema que os plugins de bancos as vezes causam lentidão consumindo todo o recurso da CPU.

Mais informações adicionais:

http://g1.globo.com/tecnologia/blog/segurança-digital/post/entenda-como-os-hackers-brasileiros-realizam-fraudes-bancarias.html

Isso que te passei é o mais comum, aguarde que provavelmente vão te indicar outras formas mais avançadas para ter acesso ao banco, essas informações acima são do básico ao intermédio, 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@edd_sm Obrigado pelas dicas, esterei lendo os links que passou. :joia:

- sobre usar o celular, bem, uso windowsphone, os apps não são bem feitos como pra IOS e android, mas acho que dá pra usar numa boa, mas alguns bancos pedem uma máquina física para fazer o primeiro acesso.

- quanto ao linux, tranquilo, não uso VM está como SO principal atualmente em um dos computadores. (lubuntu 16.04)

Compartilhar este post

Link para o post

Olá.

O melhor mesmo é só acessar o banco no banco mesmo, ie fisicamente. Aí em 2003, o meu AV (na altura o bitdefender) detectou um trojan bancos. Fiquei logo vacinado, e jurei a mim mesmo JAMAIS acessar as minhas contas bancárias via net.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

@Anthmann Mas ai ir a agência tem custo, do deslocamento, do tempo gasto para ser atendido, da tarifa por ir na agência (a modalidade conta digital é isenta de cobranças nas vias online e cobrado se for a uma agência).

Eu também era assim, mas estou entrando na era da modernidade rsrs 

Compartilhar este post

Link para o post

É complicado depender de ir em agências, mas tudo depende da sua necessidade e disponibilidade, cada um sabe o que é melhor para si.

Ser seguro ir na agência física com certeza é, mas seguro acho que é relativo isso de ir na agência pode depender da sorte, você pode ser assaltado, pode rolar um esquema que o pessoal faz para não sair o dinheiro colocando uma tampa falsa, você pode ser seguido, rola até um vídeo na internet do moço que concerta caixa roubando a grana da mulher.

https://www.youtube.com/watch?v=XWaR-uSPpJo

Já usando o seu PC com consciência não depende da sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso o COMODO Internet Security, então configurei o Sandbox dele para abrir o Firefox como "Aplicativo Restrito".

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais