Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Alexsandro Santos

Alimentar um motor c.c com uma tensão maior

Recommended Posts

Olá,este é meu primeiro post. Estou querendo alimentar um motor de corrente contínua no arduíno (usando um transistor tip 120). Queria saber,se eu utilizar uma fonte de aproximadamente 18V ( duas baterias em série de 9V) em um motor de 12V se irá queimar o motor ou até mesmo o Arduíno. E se eu usar apenas 9V o motor funcionaria?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ficar muito tempo ligado em 18V pode aquecer demais e queimar. Em 9V deve funcionar, mas terá potência menor.

Poste o circuito que pretende usar.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

A tendência disso é não dar certo de um jeito nem de outro.

E dependendo do motor e da bateria (não sei se você está pensando naquelas baterias de 9V quadradinhas), ou a duração da bateria vai ser muito reduzida, pois grande parte da energia se perderá em forma de calor, ou o motor talvez nem tenha força para girar algo além do próprio eixo, de tão fraco que vai ficar.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
23 minutos atrás, Ricardov disse:

Se ficar muito tempo ligado em 18V pode aquecer demais e queimar. Em 9V deve funcionar, mas terá potência menor.

Poste o circuito que pretende usar.

http://www.devacron.com/wp-content/uploads/2014/01/TIP120-dcmotor.jpg  O circuito é este da imagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais