Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
PPBRVIDA

Configurações do sistema de energia solar!!!

Recommended Posts

Olá a todos, e mais uma vez venho aqui para sanar as minhas duvidas!!!

Pretendo montar o meu projeto de captação de energia solar, para inicialmente alimentar um sistema ( off Grid) de 500w (nem todos os dispositivos estarão sempres ligados simultaneamente, porém, futuramente pretendo alimentar um sistema de 800w), e já estou na fase de orçamentos, começando com duas placas de 315w (315w + 315w = 630w). Dados abaixo no link:

Painel Solar Fotovoltaico Policristalino de 315W Canadian Solar – CS6XP-315

https://minhacasasolar.lojavirtualfc.com.br/prod,IDLoja,14743,IDProduto,5247309,painel-solar-fotovoltaico-painel-de-205w-a-260w-caixa-com-02-unidades-do-painel-solar-fotovoltaico-policristalino-de-315w-canadian-solar---cs6xp-315

Qual seria a controladora correta para essas placas? Tendo em vista, que acrescentarei mais placas e baterias posteriormente.

A bateria seria: Bateria Estacionária Bosch P5 4081 220Ah/240Ah, link abaixo:

https://minhacasasolar.lojavirtualfc.com.br/prod,IDLoja,14743,IDProduto,5231631,bateria-estacionaria-bosch-estacionaria-bateria-estacionaria-bosch-p5-4081-220ah-240ah

O inversor seria: Inversor de 1500W 12V/120V Xantrex XPower - 813-1500-UL

https://minhacasasolar.lojavirtualfc.com.br/prod,idloja,14743,idproduto,5066484,inversor-de-tensão-inversor-12v-para-110v-inversor-de-1500w-12v-120v-xantrex-xpower---813-1500-ul

Gostaria de receber sugestões e informações de custo/benefícios!!!

Desde já, agradeço pela vossa atenção!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É bom contactar lojas e apresentar a necessidade para que o sistema fique corretamente dimensionado. É preciso verificar a latitude, horas de sol por dia, tipo de telhado ou local onde será instalado, tipo de fixação, se existe sombreamento e outros aspectos.

Pesquise Calculadora Solar no Google.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acredite: 

De 630w você só vai aproveitar uns 70% e olhe lá.

Vai restar apenas uns 441 watts para ser usado. 

O melhor controlador é o tipo MPPT, pois ele consegue melhor aproveitamento. 

Fuja dos controladores PWM. Possuem eficiência muito baixa. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, albert_emule disse:

Acredite: 

De 630w você só vai aproveitar uns 70% e olhe lá.

Vai restar apenas uns 441 watts para ser usado. 

O melhor controlador é o tipo MPPT, pois ele consegue melhor aproveitamento. 

Fuja dos controladores PWM. Possuem eficiência muito baixa. 

Obrigado por me ajudar!!! O meu receio é de a controladora não ser compatível com a potência da placa de 315w, e se a corrente da controladora está correta para o inversor trabalhar de acordo com os Watts a serem consumidos!!! Abaixo, uma legenda acerca da compatibilidade dos Watts da placa solar!!!

bbbbbb.jpg

O que entendo é, que se eu tenho duas placas de 315w, logo eu tenho 630w, que na pratica terei 441w de acordo com o albert_emule, logo a controladora acima não suportara essas duas placas, procede?

Compartilhar este post

Link para o post

Procede. O controlador tem que suportar a corrente das cargas (lâmpadas, etc.) + a corrente para carregar a bateria e ser compatível com os módulos.

Por isso recomendo pedir sugestões dos conjuntos (módulos/controlador/baterias) para as lojas e depois nos informe aqui. Procure controladores do tipo MPPT, como o albert_emule indicou.

A questão da latitude e sombreamento no local é de extrema importância. Esses dados são essenciais para o correto dimensionamento, pois indicarão a quantidade diária de energia solar sol aproveitável pelos módulos e a quantidade de módulos necessários.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
11 minutos atrás, PPBRVIDA disse:

Obrigado por me ajudar!!! O meu receio é de a controladora não ser compatível com a potência da placa de 315w, e se a corrente da controladora está correta para o inversor trabalhar de acordo com os Watts a serem consumidos!!! Abaixo, uma legenda acerca da compatibilidade dos Watts da placa solar!!!

bbbbbb.jpg

O que entendo é, que se eu tenho duas placas de 315w, logo eu tenho 630w, que na pratica terei 441w de acordo com o albert_emule, logo a controladora acima não suportara essas duas placas, procede?

Essa da tabela não suporta.

A maioria das perdas de potência se dão no processo de recarga da bateria e no processo de transformação de 12V em 127V ou 220V.

O controlador terá que suportar os 630 watts.

Daí você vai precisar de um destes:

https://www.energiapura.com/content/controlador-de-carga-flexmax-mppt-60a

Infelizmente não tem para onde correr. É cara mesmo. 

Um destes custa na faixa de R$1.000,00

Um controlador de carga MPPT de 60 amperes

http://pt.aliexpress.com/item/100-TURE-60A-MPPT-Solar-Charge-Controller-RS232-RS485-With-Modbus-Protocol-CAN-Bus-12V-24V/32478760026.html?spm=2114.42010208.4.114.bntHFE

Atualmente eu só estou confiando em marcas famosas dos estados unidos. 

Marcas chinesas tem se demostrado um lixo. 

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, albert_emule disse:

Essa da tabela não suporta.

A maioria das perdas de potência se dão no processo de recarga da bateria e no processo de transformação de 12V em 127V ou 220V.

O controlador terá que suportar os 630 watts.

Daí você vai precisar de um destes:

https://www.energiapura.com/content/controlador-de-carga-flexmax-mppt-60a

Infelizmente não tem para onde correr. É cara mesmo. 

Um destes custa na faixa de R$1.000,00

Um controlador de carga MPPT de 60 amperes

Obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

@PPBRVIDA

Eu compraria este aqui da marca Schneider Electric (Um grupo multinacional francês, especializada em produtos e serviços para distribuição elétrica, controle e automação industrial.)

http://solar.schneider-electric.com/product/conext-mppt-60-150/

Eu só substituiria esta marca por outra de mesmo nível de confiabilidade, tal como os produtos da ABB.

Veja o manual:

http://solar.schneider-electric.com/wp-content/uploads/2015/09/conext-mppt-60-150-install-owners-guide-975-0400-08-01-rev-g_por.pdf

No mercado tem muito lixo Chinês.

É muito preocupante.

O mais impressionante é que a maioria dos lixos chineses estão homologados pelo inmetro, tidos como adequados para serem usados em sistemas solares. 

O inmetro não atesta qualidade do produto e nem eficiência energética.

Apenas atesta que o produto é seguro para as pessoas e que não irá poluir a rede elétrica, atendendo as exigências, como no caso dos inversores Grid tie. 

Curiosamente chineses também vendem produtos bons, mas estes produtos estão com as grandes marcas. 

Por segurança, é bom comprar de marcas que já são tradicionais no mercado:

ABB, Schneider Electric e outras mais. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, albert_emule disse:

No mercado tem muito lixo Chinês.

É muito preocupante.

Curiosamente chineses também vendem produtos bons, mas estes produtos estão com as grandes marcas. 

Olha, eu tenho um pouco de experiência em compras de produtos na China, e de encomendar um produto específico para vender aqui no Brasil. Ví cada coisa que me assustou bastante.

Eles podem fabricar o produto de diversas maneiras, com diversas qualidades, e na verdade quem decide é o COMPRADOR, ou seja, nós, brasileiros, que seguimos a lei de Gérson : O negócio é levar vantagem em tudo, cerrrrrto ????

Não ponha a culpa nos chineses. Eles apenas querem receber pelo que fabricam, e claro que se pagarmos pouco, eles vão fabricar com baixa qualidade. Mas somos nós, que encomendamos o produto, os únicos culpados por isso !

A culpa de termos no Brasil produtos de baixíssima qualidade é EXCLUSIVAMENTE NOSSA.

Não sei porque tanta gente quer tapar o Sol com a peneira.

Vocês nunca se perguntam o porque que existem pessoas que compram tudo o que é produto pifado aqui no Brasil ( fontes de computador, placas mães, placas de vídeo, etc... ) ?

Existe um mercado enorme de reaproveitamento de componentes na China, justamente por causa de pessoas que insistem em pagar barato um determinado produto para depois revender e ganhar um lucro absurdo.

Existem milhares de pequenas empresas que simplesmente desmontam tudo, dessoldam tudo, e reaproveitam o que ainda não ficou totalmente danificado....

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais