Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core 2 quad q9550 na placa-mãe sti 007030, será que vale a pena?


Posts recomendados

Hello guys, boa noite à todos vocês...

 

Recentemente eu criei um tópico aqui no club perguntando qual seria o melhor processador que minha "humilde" placa-mãe suportaria,

eu recebi algumas respostas na qual acabou me orientando na escolha de um processador, mas eu preciso da opinião de pessoas

que realmente entende do assunto, para me dizer se de fato esse novo "upgrade" que eu irei fazer, valerá a pena ou não...

enfim, eu escolhi um Intel 775 Core 2 Quad Q9550 12mb 2.83ghz 1333mhz, e quero saber se eu coloca-lo em meu "computadorzinho"

tendo em vista já a minha atual configuração do meu PC, eu irei ter um sobressalto notável na performance, ou essa "diferença" não será percebível?

O meu atual processador é um Intel Pentium E5800 3.20GHz.. Aqui abaixo esta mais detalhadamente as configurações de hardware do meu pczinho. :)

 

sj7G0Ps.png

 

Muitíssimo Obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

 

As opiniões dos amigos @Black Heart e @Zucchini não foram suficientes? Pra quê mais um tópico?

 

Anyway, também iria de Q9550 - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-765857647-processador-intel-775-core-2-quad-q9550-12mb-283ghz-1333mhz-_JM que era o que tinha de melhor há uns 8 anos atrás...

 

Pretendes ficar muito tempo com esse PC? Ele está obsoleto e pode vir a dar gargalo. Não pensa em upgrades?  

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@claudiwave

Suficiente em que? As resposta que eles me deram não tem nada a ver do que eu estou perguntando nesse tópico,

Então, se eu fosse você lia o que escrevi naquele tópico, e depois lê o que eu escrevi nesse, são coisas totalmente distinta, lógico, em comum ao processador, mas enfim, não crio tópico "desnecessário" e também não sou de responder tópicos, apenas para ganhar número de posts, e quando respondo leio, o tópico.

 

Não sei, isso depende de alguns fatores, como $$$ e a minha real necessidade de desempenho, tendo em vista que não sou um usuário HardCore em games, pode ser que eu fique mais 5 anos no mínimo com esse PC, nessas configurações.

 

Se eu penso em upgrades? LOL acho que você não acompanha meus tópicos mesmo não né... Recentemente, eu troquei, minha memória RAM de 2GB para 2x4GB Kingston, e também comprei uma placa de vídeo não lá grande coisa, uma Zotac GT 730 de 2GB; outras coisas como placa-mãe, fonte de alimentação, ou até mesmo expansão de memória em SSD, ou em HD maiores, eu não cogitei, pois como eu já havia lhe falado, não preciso mais do que eu preciso, a não ser um processador um pouco melhor, por que venhamos, um Intel Pentium duo Core, nem usuários Low-end hoje em dia merece! :D

 

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, vai ser perceptivel a mudanca. O desempenho sera bem melhor. Sua nova maquina (com o core 2 quad Qxxx), se colocar uma placa de video um pouco mais forte, encara ate jogos atuais. Inclusives varios no medio. Coisa que o processador E5800 nao permite.

Abaixo um canal com varios vídeos de e8400 e q9xxx enfrentando jogos:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@drcyberjr

 

Obrigado drcyberjr, é, realmente vou pegar o Q9550, vou comprar meio "carinho" 490 alguma coisa,

Por muito cagada ainda eu consegui encontrar um vendedor que tem ele novo, sem nunca ter sido usado.

É raríssimo isso, mas muito compensador; pois pra mim comprar coisas "usado" acho meio furada, porque agente não sabe

como aquilo que queremos comprar foi usado, e isso principalmente em coisas de Hardware.

pois o antigo dono pode ter surrado ele várias vezes, com mais 100 Horas seguidas sem desliga-lo, e isso com 75% da sua potência em sua média mínima; isso em 1 ano, com certeza o processador já não terá mais aquele gás

quando comprou novo, é por isso que persisti e consegui encontrar um!! :D um feito e tanto, você não acha? rs'

 

É, eu também gostaria de ter colocado uma placa de vídeo mais poderosa, mas isso eu teria que investir em uma outra placa-mãe, já que a minha atual não suportaria uma que pudesse rodar jogar atuais; mas estou contente por assim mesmo... o importante é que com esse próximo upgrade, eu ainda ganharia um pouco amais em alguns jogos, e no desempenho no PC pra programas pesados, então, com isso basta.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua configuração com o c2q Qxxx e 4gb de ram segura uma gtx 750 ti 2gb (nvidia), que é uma excepcional placa custo-beneficio, e com ela na sua nova maquina poderia rodar todos os jogos em full hd em boa qualidade (parecido com o ps4 ou xOne) ou em 900p, com mais folga.

 

Se o processador foi usado com um minimo de cuidado, ele estara bom. De peca usada, o processador é o menos problematico. Dura em media 20 anos. 

 

Use um cooler adequado. Se ele vier com o original, é suficiente. Se nao, o seu atual do c2d e5xxx NAO SERVE PARA ELE!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@drcyberjr

 

Aném, assim você me deixou com vontade, mas é uma pena que não dá pra voltar no tempo, se não eu não pensaria duas vezes, cogitaria a sua compra... falo assim porque tem apenas uma semana que comprei a minha placa de vídeo, :(

 

Mas mesmo assim eu acho que minha fonte não aguentaria, ele é ultra básica mesmo, tanto que quando eu fui trocar ela quando queimou, só paguei Cinquentinha, então se eu fosse por essa placa de vídeo o investimento seria um pouquinho salgado; mas por hora, essa que tenho é o suficiente, isso com esse processador que quero comprar, então fechou.

 

Acho que poderei rodar San Andreas no máximo, haha.. só acho :P

 

Hmm, esse negocio do cooler, é, eu não tinha parado pra pensar, infelizmente eles só vendem o processador, já o cooler não :\

e agora, como vou saber que cooler comprar? Espero que tenha um cooler para aquele processador que não seja tão caro.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um Core 2 Quad Q9550 2.8 ghz 12MB cache, segura tranquilamente uma GTX 750 TI , e você vai notar um boa diferença em relação ao antigo Core 2 Duo E5800 3.2 ghz 4MB cache.

 

Da para rodar vários jogos atuais no teu kit: Q9550 + 8GB DDR3 + GTX 750 TI em jogos em 900p ou 1080p/medio na casa de 30 fps.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT

Hmm, okay, mas tem apenas 8 dias que comprei a minha placa de vídeo Zotac GT 730 de 2GB, será que eles pegam ela ainda de volta? Se caso sim, eu estou decidido em colocar essa!

 

ps: É lógica física na minha cidade.

 

Outra questão é minha fonte, ela é muito básica mesmo, quando eu troquei a minha antiga pela qual eu uso hoje, paguei apenas R$50,00... por isso esse é meu maior receio, dela não aguentar uma placa dessa. :/

 

Também tem a minha placa-mãe, que pode ser que ela não suporte, ou suporta mais não tira um aproveito satisfatório dela, deixando a desejar, e tendo um rendimento um pouco melhor da que eu tenho hoje.

 

e tenho mais outro fator, que pode fazer com que essa compra não vala tanto a pena assim, que é o caso da minha memória RAM, que apesar de ser de 8GB, ele só opera em 398Mhz, eu já tentei fazer um Overclock pelo setup na placa, mas o máximo que ela aceitou foi 800Mhz, ou no automático; o Mil e sessenta alguma coisa Mhz, o monitor nem se quer acendeu :t

 

Enfim, se você me dizer que eu não terei que investir uma placa-mãe nova, ou em uma fonte, eu irei fazer o impossível para o vendedor aceita-la de voltar, e eu pagar essa que você falou!

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Pedro Soares

Acho difícil eles aceitarem a troca da placa de vídeo por outra melhor acrescentando valor.

Fonte básica/genérica pode apresentar problemas, sugiro uma fonte com potência real uma CX 430 watts.

 

Veja no site do fabricante da sua placa-mãe se o cpu esta na lista de processadores suportados.

 

Qual o modelo exato da sua placa-mãe? Baixe o utilitário cpu-z e poste para a gente o modelo dela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,

 

1. nao sei se sua placa suporta o processador que voce quer (c2q Qxxx);

 

2. sua fonte pode nao segurar (tire uma foto da etiqueta colada nela e poste aqui).

 

3. Com relação ao cooler: procure usado no MercadoLivre o cooler (o modelo inbox da intel mesmo. é suficiente e sai por 10 a 20 reais), com o núcleo do dissipador em cobre e com corrente de 0.40 ou 0.60 (qto maior, melhor).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, ApoloBrz disse:

@João Pedro Soares Pois é broder, o manual não fala quais cpus são suportados...e se for suportado qual BIOS é necessária para suportar ele (tem algumas placas que dão suporte a determinado processador, mas preciso de uma BIOS especifica pra isso).

 

Hmm, eu acho que aquele manual é muito mais voltado para o modelo do computador para a placa-mãe em si.

No outro tópico que eu criei recentemente, @Black Heart me falou que o modelo da minha placa-mãe seria esse: ECS G41T-M7 (V1.0), aquele modelo seria apenas um nome dado pela OEM do meu PC, então o correto seria procurar um manual com esse nome, e tenho quase certeza que lá terá essas informações que você queria saber a respeito.

 

A respeito da BIOS, eu não sabia. rs' Mas e aí, se eu tivesse comparado esse processador e minha BIOS não desse suporte a ele, teria como resolver esse problema?

 

Obrigado

 

22 horas atrás, drcyberjr disse:

Bom,

 

1. nao sei se sua placa suporta o processador que voce quer (c2q Qxxx);

 

2. sua fonte pode nao segurar (tire uma foto da etiqueta colada nela e poste aqui).

 

3. Com relação ao cooler: procure usado no MercadoLivre o cooler (o modelo inbox da intel mesmo. é suficiente e sai por 10 a 20 reais), com o núcleo do dissipador em cobre e com corrente de 0.40 ou 0.60 (qto maior, melhor).

 

9 horas atrás, drcyberjr disse:

*** corrente de 0.40 ou 0.60 Ampére!!!

 

(Faltou completar a unidade Ampére)

 

Faca a seguinte pergunta pro vendedor:

A. O dissipador tem o núcleo de cobre?

 

B. Qual a corrente da fan/ventoinha?? (0.40 ou 0.60? Tem corrente menor, mais n serve)

 

drcyberjr, o nome do modelo daminha placa-mãe é esse: ECS G41T-M7 (V1.0) isso foi o que o @Black Heart me disse no meu outro tópico, então se você verificar, poderá me afirmar se de fato se é ou não é compatível.

 

A minha fonte, é essa aqui, o!:

 

PqpFsCa.jpg

 

É só você dar um zoom, que você conseguirá enxergar tudo, okay?! ;)

 

E obrigado pelas informações à respeito do Cooler, eu irei procurar da forma que você me falou,

pois essas informações creio que seja muito importante em uma compra como a de um cataventinho

E talvez se você não me disse-se, eu iria compraria o processador e usaria o mesmo que tenho.. haha

 

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, João Pedro Soares disse:

A respeito da BIOS, eu não sabia. rs' Mas e aí, se eu tivesse comparado esse processador e minha BIOS não desse suporte a ele, teria como resolver esse problema?

 

Sim, bastaria colocar o seu processador antigo ou algum que seja suportado pela BIOS que consta atualmente na sua placa-mãe e atualizar a bios para a que suporte o novo processador. Ai é só retirar o processador antigo e colocar o novo.

 

O ruim é quando acontece isso sem ter um processador suportado para atualizar(ou pega emprestado ou pagar pra atualizarem em uma assistencia)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@João Pedro Soares Pois é... como é um computador montado por outra empresa, não tem como saber qual o modelo exato da placa-mãe, ao menos eu não sei dizer e mesmo que a placa se pareça com a ECS que você mencionou, teria que saber se ela tem outras versões disponiveis (no buscador mostra duas versões 1.0 e 1.1) a BIOS deve ser do modelo exato.

 

Essa info consta no site do fabricante da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, drcyberjr disse:

Nao serve. Ele nao rodarar na velocidade suficiente. A corrente vai determinar justamente isso: a velocidade maxima da ventoinha. O c2q q9xxx que você quer tem um TDP DE 95w. Ja é acima da media para os c2d, que era de 65w. Por isso precisa uma corrente maior. Alcancando velocidade acima se 3000 rpm.

 

Veja na etiqueta do seu, qual a corrente.

Nas imagens abaixo, voce deve escolher pelo menos o mais alto, de aluminio e com ventoinha de 0.40A ou maior (0.60A é ideal). Se for alto e núcleo de cobre, pode ser de 0.40A. O melhor é o alto, núcleo de cobre e 0.60A, pois tem melhor dissipação de calor e maior rotação na ventoinha:

 

Intel_E8000_stock_cooler_03.jpg

intel-pentium-07.jpg

 

Cooler-Intel-Original-Socket-775-Alto-Pe

 

Na etiqueta do meu não fala, apenas tem o logo da marca do meu computador que e´STI.

 

Infelizmente não existe um Cooler de 0.40 ou 0.60A que seja alto, e tenha o núcleo em cobre para o soquete da minha CPU que a 775! Eu já cansei de procurar, mas não acho lugar nenhum :/

 

Inclusive, esse modelo da foto eu até consegui achar, mas ele não tinha núcleo de cobre, e quando eu acho um, a corrente dele não é mais do que 0.20A. :/

 

Mas eu vou te fazer uma pergunta, essa potencial do fan é pra quem vai fazer over no processador?

Se caso sim, teve um cara lá no Adrenalina, que me disse que se caso eu não fosse, não seria preciso...

ele é um usuário que tem gabarito por lá, é um tal de torrentman, conhece? ele me parece que entende bem do assunto...

mas enfim drcyberjr, eu não estou te desmerecendo, apenas estou buscando saber melhor...

no caso que eu não irei fazer, pois como você sabe a minha placa-mãe não tem nem suporte pra isso...

eu vou ter que encontrar um dos requisitos que você me falou mesmo? ou um que tenha suporte aos 2 Quad, e tenha núcleo de cobre tá bom? Porque tá complicado =/

 

Obrigado

 

7 horas atrás, OCCT disse:

@drcyberjr

 

Lembro-me quando comprei um Q8300 veio o cooler com o dissipador mais baixo(menor) o mesmo da foto, resultado o processador passava fácil dos 80 graus, tem que usar o cooler mais alto(maior) mesmo.

 

 

 

Pois é, o difícil é encontra com a descrição do amigo @drcyberjr falou,

Se você puder me ajudar a encontrar um pra vender, porque eu já revirei o ML e não encontrei.

Tá difícil, viw.. :/

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...