Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Thiago11h

Qual o melhor watercooler para esse gabinete?

Recommended Posts

Gostaria de saber se o meu gabinete aceita watercooler, e se aceitar, qual o recomendável para o meu setup? 

Setup: 
Gabinete - K380 CoolerMaster 
Processador - I7 4790k @ 4.4GHz 
placa-mãe - Gigabyte GA-Z97M-D3H 
RAM - 2x4 (8GB) Kingston HyperX FURY White 1866Mhz 
Placa de vídeo - Gigabyte GTX 970 G1 Gaming 
Fonte - EVGA 600B - 600W

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que o K350 permite opções como o Seidon 120, H60 e H80i na traseira sem problema algum.

Veja foto com o H60:

Spoiler

zzzzzzzzz.jpg

O K380 deve permtir a instalação dessas mesmas opções também.

O radiador do H80 por ser mais espesso deve cobrir uma boa parte da placa-mãe, mas sem problemas de compatibilidade.

Editado por EdsonSM

Compartilhar este post

Link para o post

@EdsonSM qual desses 3 é o melhor? meu processador em full load tá batendo 100 graus, realmente preciso de um watercooler ''bom'', o melhor possivel...

Compartilhar este post

Link para o post

O cooler está bem encaixado, nenhuma presilha com folga?
Temperaturas em 100C seriam muito mesmo para o cooler box.

Se não tiver interesse em over, o H60 ou Seidon 120 já possuem capacidade de refrigeração mais do que suficiente para o propósito.

O H60 geralmente é mais caro do que o Seidon 120, mas possui 5 anos de garantia.

Minha única crítica com o Seidon 120V é que ele foi projetado para ser instalado com a placa-mãe fora do gabinete.
Para ser instalado dentro do gabinete, precisaria de algum suporte para segurar o backplate enquanto o bloco é fixado sob o processador.

Compartilhar este post

Link para o post

@EdsonSM então o h60 é o melhor, tem mais garantia, e n precisa ficar trocando a água dentro dele? a placa-mãe influencia alguma coisa nesse h60? 

Sobre a temperatura, tipo, sem jogar nada, ele tá em 50 graus, só no navegador mesmo, mas se eu abro um jogo leve, tipo rocket league, ele sobe pra 60-70, e se eu abro tipo, need for speed (o novo lá), ele vai pra 80-95. Eu levei para uma loja para montarem o pc, mas creio q esteja td direitinho. O problema é q eu moro no nordeste, é bem quente no meu quarto porque eu fecho a janela por causa do sol, daí quando eu fui procurar na net sobre meu processador, mt gente disse q tava com esse mesmo problema (de ele bater 100 graus em full load), e a única solução era watercooler. Você acha q ele fica pelo menos em 60-65 graus em full load com esse watercooler?

Editado por Thiago11h

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Thiago11h disse:

então o h60 é o melhor, tem mais garantia, e n precisa ficar trocando a água dentro dele? a placa-mãe influencia alguma coisa nesse h60? 

O H60 como outras opções do tipo AIO (All In One) são selados, não necessitam nem possuem opção de manutenção.
Troca de fluído e substituição de qualquer componente como a bomba não é possível, uma vez que parar de funcionar, deve ser descartado e substituído por outro cooler.

O mais importante é a bomba ser ligada em 12V, para que funcione em sua máxima rotação.

No caso da sua placa, você pode ligar a fan no conector cpu fan e a bomba em qualquer conector sys fan.
Na bios desabilite o controle de rotação do sys fan em que a bomba foi ligada, alterando a opção System Fan Speed Control para Full Speed.

Você acha q ele fica pelo menos em 60-65 graus em full load com esse watercooler?

Sei de um colega que tem o 4770K e gabinete Corsair 400R.
Ele chegou a ver temperaturas em 87C em jogos.

Ele optou pelo H60, as temperaturas ficaram abaixo dos 70C, além do pc ter ficado silencioso.

e a única solução era watercooler. 

O H60 tem desempenho parecido ou um pouco melhor do que air coolers como o Hyper 212.

A opção por wc ou um air cooler vai mais de preferência pessoal.

No caso do seu gabinete, o problema é que o gabinete tem espaço limitado para a maioria dos air coolers compatíveis como fan de 120.

Compartilhar este post

Link para o post
13 horas atrás, EdsonSM disse:

Minha única crítica com o Seidon 120V é que ele foi projetado para ser instalado com a placa-mãe fora do gabinete.
Para ser instalado dentro do gabinete, precisaria de algum suporte para segurar o backplate enquanto o bloco é fixado sob o processador.

Eu olhei os dois vídeos (instalação do H60 e do Seidon) e eu não entendi essa sua colocação.

Se a pessoa não conseguir montar o bloco do Seidon em pé (no gabinete) ela também não vai conseguir montar o stand-off do Corsair em pé da mesma forma. O processo é o mesmo. Você tem que segurar o backplate com uma mão e aparafusar o primeiro parafuso com a outra mão nos dois casos. A diferença do Seidon é que tem as presilhas do bloco no meio. Mas ele deve ficar pendurado nos parafusos, que são compridos. Ou a pessoa pode apoiar o gabinete na diagonal (eu sempre deito o meu) para o peso do bloco ficar no lugar.

Ou tem algum detalhe que eu perdi?

Compartilhar este post

Link para o post

No caso do H60 o backplate é parafusado primeiro para depois fixar o bloco.
Para aplicar a pasta térmica e fixar o bloco não precisaria mais se preocupar com o backplate, pois ele já está preso.

O backplate do Seidon 120V para ser fixado é dependente do bloco.
Ele não possui standoffs nem nuts que façam com que ele fique preso atrás da placa-mãe.

Spoiler

Montaje-CM-Seidon-120V-101.jpg

Caso a placa-mãe esteja dentro do gabinete e deitado, precisaria de algum suporte ou senão ele cairia para baixo.

Em um pc com o Seidon 120V instalado vai ser díficil reaplicar a pasta térmica sem levar em consideração o backplate.
Assim que deparafusar o bloco, o backplate se soltará atrás da bandeja da placa-mãe.

Compartilhar este post

Link para o post

@EdsonSM É só você inclinar e apoiar o gabinete em alguma coisa (caixa, almofada, etc), segurar o backplate com uma mão, encaixar o bloco, pegar o parafuso e colocar o primeiro. O resto vai na onda. Acho que não teria muito problema de instalar até em pé, mas se a pessoa for atolada é melhor inclinar mesmo. E só se troca de pasta de anos em anos. É mais fácil a pessoa desmontar o micro por outros motivos do que para trocar a pasta.

Eu talvez só vejo algum detrimento no caso de quem precise tirar e colocar o bloco várias vezes, mas não sei quem faria isso. Eu não vi dificuldade nenhuma. É mais complicado do que o H60, mas os dois dá para montar dentro do gabinete. Do jeito que você falou parece que é uma impossibilidade, o que não parece ser correto.

Pode até pedir para alguém segurar o backplate... Raios, só se monta um cooler a cada três, cinco anos. Qual o problema de a pessoa gritar, "amor! Me dá uma ajuda aqui!" Pedir ajuda a alguém uma vez na vida para fixar o bloco não é motivo para queimar o filme do water cooler :lol::thumbsup: 

Editado por Contiusa

Compartilhar este post

Link para o post

:thumbsup:

Não tive intenção de dizer que a instalação seja impossível, na verdade quis dizer que o 120V foi projetado pensando mais na instalação com o suporte da mesa.
Foi o que eu disse no post, seria necessário de algum suporte que mantenha o backplate encostado no socket o que seria antiquado.

Com relação a troca da pasta térmica, citei mais como um inconveniente, onde para vários outros coolers não se teria que se preocupar com o backplate quando por algum motivo precisarem reinstalar o bloco.

Concordo que não custaria pedir ajuda de alguém para instalar.
Apesar da instalação ser um pouco mais antiquada, não seria nada demais.

A minha crítica foi mais pessoal mesmo, sem fazer potenciais compradores desistirem dele.
Como já instalei ele antes e sei que outros também criticaram o processo de instalação, postei esse detalhe mais para conhecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais