Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
LRDS

I7 4790k chegando a 90°c

Recommended Posts

Bom dia! Adquiri recentemente um processador i7 4790K e uma placa-mãe Z97M-PLUS/BR para melhorar o desempenho do meu computador. Entretanto, venho a comparar com um i7 4790K de um amigo que tem basicamente as mesmas configurações que a minha (exceto a placa-mãe que é diferente) a temperatura do processador. O i7 dele não chega nem em 60°C em stress. Ontem desliguei a opção do Turbo boost que fazia meu clock ir para 4,4GHz e aumentava a temperatura, melhorou um pouco mas n foi a solução. Enfim, tenho um H60 (assim como meu amigo) e ele dava conta muito bem do meu antigo FX 8350, não ultrapassava de 60°C. Achei várias pessoas reclamando sobre temperatura do i7 e tal mas nenhuma como solução definitiva.

Gostaria de saber se as voltagens da placa-mãe e do processador estão corretas pois não entendo nda disso. Se alguém puder ajudar agradeço!

Utilizei pasta térmica no centro Artic MX-4 e fiz outro teste com uma Artic Silver 5.. não apresentaram diferenças.

Configurações atuais:
placa-mãe: Z97M-PLUS/BR
CPU: i7 4790K
Memória:Memória G.SKill Sniper 8GB (2x4GB) 1866MHz DDR3 F3-14900CL9D
SSD: Corsair 128GB
Fonte: c3tech 750W
VGA: Sapphire Vapor Tri R9 280x 3GB
Water Cooler H60

Obrigado! até...

pc em stress.jpg

Pc normal.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@LRDS

O 4790K é mais esquentado mesmo, que os demais Haswell.. Mas não a esse ponto.. 

O Water Cooler está bem instalado? Ele funciona?

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, RS Faria disse:

@LRDS

O 4790K é mais esquentado mesmo, que os demais Haswell.. Mas não a esse ponto.. 

O Water Cooler está bem instalado? Ele funciona?

Acredito que sim! Ainda mais que reinstalei ele para aplicar a outra pasta térmica.. Já apertei e afrouxei mas não parece que muda. O estranho é que o WC joga um vento "fresco" e não quente como deveria. Troquei até os conectores do fan mas tb n mudou em nda.

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, LRDS disse:

Acredito que sim! Ainda mais que reinstalei ele para aplicar a outra pasta térmica.. Já apertei e afrouxei mas não parece que muda. O estranho é que o WC joga um vento "fresco" e não quente como deveria. Troquei até os conectores do fan mas tb n mudou em nda.

Tem o cooler box ainda, certo? Testaria com ele.. Se ficar igual, tem algo errado com o WC.. Bomba talvez..

Compartilhar este post

Link para o post
agora, RS Faria disse:

Tem o cooler box ainda, certo? Testaria com ele.. Se ficar igual, tem algo errado com o WC.. Bomba talvez..

Pensei nisso. Vai dar um trabalhão para alterar tudo e tirar o WC mas é o único jeito de eu testar ;/

Compartilhar este post

Link para o post

Complementando: A fan não está colocada invertida? Tive um problema parecido com um WC e a fan retirava o ar ao invés de resfriar o radiador!

Antes de condenar a bomba, verifique se a fixação do watercooler está ok, se os parafusos que prendem a placa traseira a placa não estão frouxos  Se não estou enganado, o H60 citado tem apenas uma fan, quem sabe uma segunda fan de 120mm resolveria o seu caso, de modo que a fan antes do radiador empurre o ar em direção ao mesmo e a posterior jogue o ar para fora do gabinete.

Se mesmo assim não resolver ai sim o problema está no watercooler, mas pode ser também a fonte... Essa c3tech não são confiáveis!

Compartilhar este post

Link para o post

Meu palpite é que você ligou a bomba em um dos conectores cha fan da placa-mãe.

Se for o caso, vá na bios e desligue o controle de rotação do cha fan em que a bomba foi ligada, alterando a opção Chassis Fan Q-Fan Control para disabled.

A bomba do wc precisa funcionar na máxima, sem controle de rotação.

Editado por EdsonSM

Compartilhar este post

Link para o post

@LRDS o seu Vcore está absurdamente alto. O máximo recomendado é 1.3v, alguns overclockers extremos podem chegar a 1.45v, mas 1.8v eu acredito que seja inédito :lol: Ele deveria estar por volta de 1,12v em load.

Deve ser bug, ou então o seu chip já teria derretido, mas veja no BIOS em PC Health como está esse Vcore.

Mas antes de tudo, vá em Botão Iniciar / Painel de Controle / Sistema e Segurança / Opções de Energia. Se estiver em "Desempenho", é imperativo voltar para a posição "Equilibrado". Isso mantém o padrão clock e turbo do processador e os settings originais do BIOS e evita alguns problemas, inclusive o de fritar a sua CPÙ. Esses aplicativos de desempenho deixam a tensão maluca, literalmente, e você corre o risco de danificar o seu processador.

Outra coisa importante, vá no BIOS e carregue "Load Optimized Defaults". Isso também vai restaurar os padrões stock do seu BIOS. Mas leve isso a sério, porque se não for bug, você está fritando a sua CPU com isso. E não faça mais teste de stress do jeito que está.

Diga como está no BIOS,

Editado por Contiusa

Compartilhar este post

Link para o post
Em 22/05/2016 às 12:43, Contiusa disse:

@LRDS o seu Vcore está absurdamente alto. O máximo recomendado é 1.3v, alguns overclockers extremos podem chegar a 1.45v, mas 1.8v eu acredito que seja inédito :lol: Ele deveria estar por volta de 1,12v em load.

Deve ser bug, ou então o seu chip já teria derretido, mas veja no BIOS em PC Health como está esse Vcore.

Mas antes de tudo, vá em Botão Iniciar / Painel de Controle / Sistema e Segurança / Opções de Energia. Se estiver em "Desempenho", é imperativo voltar para a posição "Equilibrado". Isso mantém o padrão clock e turbo do processador e os settings originais do BIOS e evita alguns problemas, inclusive o de fritar a sua CPÙ. Esses aplicativos de desempenho deixam a tensão maluca, literalmente, e você corre o risco de danificar o seu processador.

Outra coisa importante, vá no BIOS e carregue "Load Optimized Defaults". Isso também vai restaurar os padrões stock do seu BIOS. Mas leve isso a sério, porque se não for bug, você está fritando a sua CPU com isso. E não faça mais teste de stress do jeito que está.

Diga como está no BIOS,

Obrigado Contiusa, essa opção de mudar o desempenho eu tinha feito para retirar o turbo boost, mas depois achei a opção na placa-mãe e desativei. Não acho essa opção de "LOad Optimized Defaults", eu dei um clear CMOS e nada mudou além do Turbo boost ser ativado novamente pelo sistema.

Coloquei duas fotos da placa-mãe para ver se tem alguma opção que eu possa mudar. Desculpe os links externos mas n consegui upar aqui pelo fórum.

Em relação ao VCORE, como faço para reduzi-lo manualmente, visto que, minha placa está fazendo isso sozinha.

Mais uma vez Obrigado e att... Luan Ranieri

https://drive.google.com/file/d/0BwGSTR2-uxvJc01ubmYxSXVmLTA/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0BwGSTR2-uxvJZ1l4WXlRaU53NmM/view?usp=sharing

Compartilhar este post

Link para o post

@LRDS como eu falei, antes você tem que ver no BIOS se o Vcore está assim mesmo. Você vai encontrar o Vcore na seção "PC Health". Veja o valor do Vcore.

Você disse que mudou a opção de desempenho no Windows, como está agora?

Sem saber disso, não dá para dizer / fazer muita coisa.

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, Contiusa disse:

@LRDS como eu falei, antes você tem que ver no BIOS se o Vcore está assim mesmo. Você vai encontrar o Vcore na seção "PC Health". Veja o valor do Vcore.

Você disse que mudou a opção de desempenho no Windows, como está agora?

Sem saber disso, não dá para dizer / fazer muita coisa.

Eu tinha mudado o desempenho para apenas desativar o modo turbo boost que eu n estava achando pela BIOS. Agora com o turbo desativado esse sistema de desempenho nda muda para mim. Estou agora tentando reduzir um pouco os valores do VCORE para ver se consigo abaixar a temperatura.

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, LRDS disse:

Eu tinha mudado o desempenho para apenas desativar o modo turbo boost que eu n estava achando pela BIOS. Agora com o turbo desativado esse sistema de desempenho nda muda para mim. Estou agora tentando reduzir um pouco os valores do VCORE para ver se consigo abaixar a temperatura.

Qual é o valor do Vcore no BIOS: -----------

Em qual opção de energia está no Painel de Controle: ---------

Se puder preencher na linha tracejada :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post
agora, EdsonSM disse:

@LRDS

A bomba está ligada no conector CHA FAN2?

Você desabilitou o controle de rotação para que a bomba funcione na máxima?

Edson eu liguei a primeira vez com a bomba no CHA FAN 2 e o cooler propriamente dito no CHA FAN. Após eu ter estes problewmas eu mudei a bomba para o CHA FAN 1 e para o CHA FAN mas nda disso mudou.. Mesmo eu configurando a rotação para full n refrigera ele legal.

agora, Contiusa disse:

Amigo usando o HWMonitor para visualizar e um programa q eu baixei da própia asus(AI suite 3) para gerenciar energia (já estava com o problema antes de eu instalar ele) eu visualizo isso:

PC EM MODO de POWER SAVING: VCORE 1.712V... chegando as vezes em 1.696.

PC EM MODO PERFORMANCE: VCORE 1.808V... Chegando a 1.824V (APENAS QUANDO FAÇO o bench do CPU-Z)

notei que no modo power saving fica em torno de 36/37°C e quando ativo a performance ele pula para 39/40°C. Isso talvez confirme bem a relação do VCORE que você mencionou. Reduzindo 0.096V consegui diminuir 2/3°C... 

E esse valor n é interferido pelo FAN porque como setei para manual eu n mexo neles quando boto em performance e os RPM não mudam.

Compartilhar este post

Link para o post

@LRDS

1 - esses programas são passíveis de bug, por isso eu pedi o valor no BIOS.

2 - ainda não sei qual é a opção que está agora no painel de controle.

Compartilhar este post

Link para o post
18 minutos atrás, Contiusa disse:

Bom vamos as informações que eu achei:

Na BIOS tinha uma "página" MONITOR que peguei muitas informações:

CPU TEMPERATURE                                +45°C/+113°F

MB TEMPERATURE                                  +35°C/+95°F

CPU FAN 1 SPEED...

CPU FAN 2 SPEED...

CPU INPUT VOLTAGE(VCCIN)                    +1.808V

CPU CORE VOLTAGE                                  +1.042V

3.3V VOLTAGE                                              +3.360V

5V VOLTAGE                                                  +5.120V

12V VOLTAGE                                                +12.096V

já na guia energia no pc está como EQUILIBRADO e eu fui nas configurações avançadas e mudei no GERENCIAMENTO DE ENERGIA DO PROCESSADOR > ESTADO DE DESEMPENHO MÁXIMO era 100% eu coloquei para 99% ( visto que era para desligar o turbo)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@LRDS valeu, mano, está normal. O HWmonitor está lendo o VCCIN como Vcore (vai entender...). Por isso que eu falei que esses programas são todos bugados.

VCCIN stock no Haswell é por volta de 1.8v mesmo. É a tensão que a placa-mãe fornece para o controlador da CPU, que depois converte para o Vcore.

Vcore é outra história, e ele está normal com 1.04v. Acho que o máximo recomendado é 1.35v em overclock.

A CPU está com a temperatura um pouco acima do normal (talvez fosse para ficar nos 40-42ºC) porque já estamos no inverno, mas não está nada absurdo para o Haswell.

Enfim, não precisa mais se preocupar com o Vcore. Está dentro dos conformes.

Compartilhar este post

Link para o post
agora, Contiusa disse:

@LRDS valeu, mano, está normal. O HWmonitor está lendo o VCCIN como Vcore (vai entender...). Por isso que eu falei que esses programas são todos bugados.

VCCIN stock no Haswell é por volta de 1.8v mesmo. É a tensão que a placa-mãe fornece para o controlador da CPU, que depois converte para o Vcore.

Vcore é outra história, e ele está normal com 1.04v. Acho que o máximo recomendado é 1.35v em overclock.

A CPU está com a temperatura um pouco acima do normal (talvez fosse para ficar nos 40-42ºC) porque já estamos no inverno, mas não está nada absurdo para o Haswell.

Enfim, não precisa mais se preocupar com o Vcore. Está dentro dos conformes.

Pois é, então o que me resta mesmo é testar em outro cooler/ water cooler. Ainda não mudei para o box cooler porque estou sem tempo. Assim que acabar minhas provas eu vou postar aqui o resultado do meu cooler box e do Water cooler do meu amigo, se houver diferença talvez seja sim a bomba do WC. Enfim, muito obrigado Contiusa, valeu mesmo :thumbsup::thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

@LRDS ah, mas vá lá nas opções de energia e coloque em "Equilibrado". Se for para mexer no desempenho, só overclock manual mesmo. Esses aplicativos bagunçam o seu sistema todo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais