Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Barulho assustador dentro do pc


Posts recomendados

Galera, estou um pouco assustado com o meu PC. Se eu liga-lo com o gabinete normal ele começa a fazer um barulho estranho, como se tivesse alguma peça solta dentro de algum lugar lá quicando de um lado pro outro bem rápido (tec tec tec tec tec), hoje eu abri ele pra trocar uma pecinha que tinha quebrado na placa-mãe e aproveitei pra tirar a fonte, pois parecia que o barulho vinha de lá, pensei que pudesse ter algum pedacinho de "asa" do cooler quebrado ou algo assim, mas, não tinha nada, limpei e tal e coloquei tudo de volta e assim que eu liguei, barulho novamente, e engraçado que é só eu por a mão na frente do gabinete e fazer uma leve força e o barulho para, uma inclinada de 1mm (0,1cm) já faz o barulho parar, tanto é que desde que esse barulho começou, que já tem um bom tempo, o meu pc está com uma inclinação minima pra frente, eu coloquei um pedaço de papel dobrado embaixo de um dos "pés" traseiros do gabinete, de forma que levantasse por volta disso mesmo 1mm no max 2mm e ai o barulho para, mas, se eu retorna-lo para o "normal" dele volta esse barulho terrível e alto, não sei o que pode ser, aparentemente a fonte está normal, parece ser na parte de baixo do pc (no meu gabinete a fonte fica em baixo), mas, não parece ser o hd e nem a vga, então, sei lá o que pode ser, e tipo, se fosse uma peça solta, porque 1mm de inclinação faria parar? estou confuso e meio assustado com isso... Faz mal pra algum equipamento essa inclinação? devo deixar assim mesmo ou procurar resolver isso de toda forma? o que vocês acham? Por favor deixem tudo de informação, opinião ou qualquer coisa que quiserem, vou dar muita atenção pra tudo e tentar solucionar isso da melhor forma possível. Grato desde já. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maxkira Então mano, o meu no começo acho que estava assim também, esse barulho era só quando tava ligando e depois "melhorava" mesmo sem eu mexer nele, agora, não importa a hora, por exemplo, ele está ligado há algumas horas já, se eu coloca-lo normalmente, sem o papel atrás, irá fazer barulho.

@Cesar de Freitas Henrique Verifiquei sim, tem o da VGA, tá ok, o do processador, que tá ok, inclusive mexi nele mesmo ontem e tem um só no gabinete que fica em cima e ele é bem normalzinho, da pra ver ele tranquilamente, tá ok também. E o da fonte, eu não cheguei a abri-la mas ela da pra ver ele perfeitamente por fora e tá ok também, não tem nenhum "quebrado".
Eu não entendi o "jogo" dos coolers em relação ao barulho.
E o barulho é relativamente alto sim, não é estrondosamente alto mas é como se desse um "peteleco"  médio/forte na "lata" do gabinete a cada "tec" e são vários "tecs" uns 2 ou 3 por segundo, então, incomoda e assusta até...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Fernandes Estranho...

Com ele aberto você não consegue identificar exatamente de onde o barulho vem?

 

Quando o cooler está com jogo ele pode girar errado e causar o barulho... o meu do serviço faz isso as vezes.

 

Um jeito bom de testar seria... Desligar o PC, deixar em posição que faça barulho. Ai você prende (trava) a ventoinha com um clipe ou chave de fenda, e liga o PC rapidamente para ver se o barulho continua.

 

Nem sempre o barulho vem de alguma hélice quebrada do cooler...

 

Tente fazer esse teste ao menos na fonte, de onde você acha que vem o barulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cesar de Freitas Henrique Com ele aberto aparentemente não é nada, o barulho só fica mais "nítido" e reforça a ideia de parecer vir da fonte mesmo, mas como eu disse, parece estar tudo ok com as hélices dos coolers, mesmo o da fonte. Fazer isso ai que você falou resultaria em que? Desculpa mas é que eu não vejo "muito sentido" sendo que eu já verifiquei os coolers e já tirei a fonte, dei uma "chacoalhada" nela e não fez barulho nenhum.
Mas posso até tentar fazer, é que estou um pouco "traumatizado" com esses negócios de parar um cooler por um problema recente que tive e ainda estou tendo um pouco. Fico com receio de parar o cooler e esquentar demais alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, e se eu falar pra vocês que parece que o barulho tá vindo do HD... Teria como ele fazer um barulho tão alto assim e não "pifar" de vez?
Sei lá, alguma peça solta dentro dele arranhando tudo por lá e se debatendo... parece um pouco talvez. O ***** é que uma inclinação tão ridícula com a mão na frente do pc faz o barulho parar e eu não entendo isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gabriel Fernandes.

 

Antes de mais nada faça backup de seus arquivos.

Quando começei a ler seu post desconfiei da possibilidade de ser o HD, principalmente depois que você comentou sobre os "tecs" por segundo.

 

Depois de ter feito seu backup, use uma ferramenta de diagnóstico para verificar a saúde de seu HD. No site do fabricante de seu HD você vai encontrar para baixar gratuitamente. Talvez o programa não encontre nada, pois HD batendo é problema mecânico, e programas de diagnóstico normalmente não detectam esses problemas.

 

No seu caso a troca do HD aparentemente é inevitável. Se ele ainda está na garantia, faça um RMA para solicitar a troca.

 

Depois poste aqui o que você fez.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LuftVanship_WD Poxa cara, que triste, ele é o componente mais "novo" do meu pc, meu pc não é dos melhores, mas, fui montando aos poucos, a ultima peça que comprei foi o HD, não tá mais na garantia eu acho, devem ter uns 2 anos ou um ano e meio já... Eu usei o defraggler pra ver isso e tava mandando lá que a saude dele tava boa. 
Eu inclinei mais ainda o pc antes de ontem pois mesmo um pouco inclinado ainda fazia barulho, deve ter uns 3mm de inclinação pra frente, e a partir dai não teve mais barulhos não.

Bom, meu pc tem muita coisa incrível que eu definitivamente não gostaria de perder, filmes, series, enfim, mas, isso tudo eu me conformo, mas, minhas músicas eu jamais me conformaria em perde-las novamente, vou "renovar" o meu backup delas de toda forma pra essa semana. Obrigado.

Será que eu soltando ele e prendendo em outra baia não mudaria nada? ou colocando uma outra peça pra prender, não sei, pois o meu gabinete prende com aquele negocinho lá que você gira, o parafuso é só do lado esquerdo, do "fundo" do gabinete, o outro lado é com aquele treco preto lá... Triste ter que trocar componentes com o dolar do jeito que anda, ainda mais porque eu já vou ter que gastar um pouco com outras coisas pra prevenir de queimar o meu processador que também deu uns BO com o cooler... ô mês triste... kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gabriel Fernandes.

 

É realmente triste ter o dolar nas alturas.

 

Bem para ter certeza que o HD está com problema, teste ele em outro PC. Se assim mesmo o barulho continuar, o melhor é trocar. Você tem certeza que ele está fora da garantia? Se é a peça mais nova do seu PC, deveria ainda estar na garantia. Ou é um HD que você comprou já usado. 

Para verificar se ainda está na garantia, vá no site do fabricante e procure por "verificar garantia" ou algo do gênero. Caso ainda esteja na garantia, solicite a troca via RMA, procure por "RMA" no site do fabricante. Observação: Não poste o número de série de seu HD em público, por motivo de segurança.

E assim que possível, backup suas músicas.

Depois poste aqui como ficou.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Fernandes Já vi que você desistiu do cooler pois já testou o mesmo, mas apenas para acrescentar:

Não haveria problema em ligar o PC com o cooler da fonte travado para testar, simplesmente pelo fato de que você não ia deixar ele ligado muito tempo. Seria coisa de 10 segundos no máximo, apenas para teste.

 

Enfim, o barulho muito alto realmente pode indicar o problema no HD. Faça como o @LuftVanship_WD sugeriu, teste ele em outro computador ou até em um case para ver se o barulho é dele mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cesar de Freitas Henrique Ah sim, talvez eu faça esse teste depois então, quando abrir o pc novamente. Depois a "melhor" maneira de desliga-lo corretamente seria segurando o botão que eu liguei ou desligando a "chave" da fonte? Pois 10s não daria tempo do SO abrir pra então selecionar a opção pra desligar...

@LuftVanship_WD Acabei de ver no site da seagate aqui, sim, está fora de garantia, foi a peça mais "recente" mas como eu disse, já deve fazer uns 2 anos. Vou aproveitar e tentar fazer meus backups, salvar algumas coisas e tentar executar o seatools lá que tem no site, acredito que deve ser uma ferramenta de analise melhor do que o defraggler que nem é propriamente pra isso eu acho, mas, essa ferramenta não "Forçará" o HD não né? Tenho um pouco de medo de fazer coisas "desnecessárias" e acabar complicando ainda mais a situação.

@Cesar de Freitas Henrique @LuftVanship_WD  Eu acho que vou aproveitar que ele não está mais fazendo barulho esses dias desde a ultima "inclinação" que eu fiz e vou deixa-lo assim, em breve terei de abrir o pc e talvez tente testar com outro hd nesse pc, já que não tenho outro pc para testar esse hd. Pode até ser meio errado mas eu estou meio "em time que está ganhando não se mexe", o barulho parou então vou deixar assim por hora, já vou ter que ter umas despesas a mais com o pc esse mês e em meio a essa crise toda com o dólar nas alturas eu vou dar um tempo porque além de não estar mais fazendo barulho quem sabe não damos uma sorte do país começar a ir pra frente e o preço do dólar baixar um pouco...
Agradeço MUITO aos dois, aprendi um pouco mais e já tenho mais ideias dos problemas (e até possíveis soluções também), muito obrigado, caso eu mexa em mais algo ou ocorra mais alguma coisa "nova", se possível eu voltarei aqui, ainda assim caso vocês tenham qualquer outra "ideia" ou lembrança do que possa ser, dica, ou enfim, qualquer coisa estou disposto a ler e aprender cada vez mais. Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Fernandes Boa tarde!

 

Acho que como faz barulho, não deve fugir muito desses componentes... Ou HD, que é mecânico, ou os coolers... eu não vejo mais nenhum componente que possa fazer barulho... Talvez o leitor de CD/DVD, mas acho que pelo que você disse da origem do barulho, dificilmente seja ele.

 

Em relação à testar a fonte, você pode entrar na BIOS quando ligar, assim não precisa esperar o S.O. subir... depois só desligar na fonte mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cesar de Freitas Henrique Sim eu também acho que o barulho não fuja disso, fonte ou hd, no MAXIMO o que eu já acho muito difícil seria a VGA.
Esse lance de problema "Mecânico" no hd, vocês poderiam me explicar um pouco mais como "funciona"?

E entendi, obrigado pela dica sobre entrar na bios, não teria nenhum problema mesmo desligar o pc na fonte estando dentro da bios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Fernandes Não teria não, lembrando que se você não quiser resetar na BIOS mesmo, é só sair sem salvar e, quando ele for reiniciar, ai sim desligar.

 

O HD comum possui o braço mecânico que corre o disco todo. Dê uma lida nesse artigo, explica rapidamente e de maneira simples: http://www.evomaxrecovery.com.br/recuperacao-de-hd-danificado.html

 

Até logo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Cesar de Freitas Henrique @LuftVanship_WD Senhores, perdoem-me "reinvocá-los" mas, o barulho não para, meu pc já tá parecendo um escorregador de tanto que eu inclino ele, e estava pensando amanhã, baixei o hd tune pro, vamos ver o que diz, e, ligar o pc "normal" sem o HD conectado na fonte nem na placa-mãe, faz mal? vai ligar? eu estou engatinhando muito nisso ainda. O que vocês acham? Vou desligar o cabo sata da mb e tirar o cabo da fonte, assim se o pc ligar, se todos os componentes ligarem normalmente e não houver barulho está CONCLUÍDO que é o HD que está com problema (ainda tenho esperanças, pelo meu bolso, que pode não ser ele)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri o que era, Nem fonte nem HD, o meu problema era o bendito Gabinete que deve ter dado uma "entortada" e começou a fazer pressão no cooler da fonte que fica em baixo no gabinete. Coloquei um papelzinho dobrado de "calço" e o barulho parou... E eu quebrei a cabeça e perdi tanto tempo mexendo em tanta coisa... 
Abraço a todos e obrigado pela ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...