Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte atx não liga: análise técnica na puf-400s


Posts recomendados

Olá pessoal !
Escrevi uma bíblia e perdi tudo, observem o mapa esquemático* em anexo e vamos ao foco:

Estou com uma PUF-400s que não liga. Abri, e vi o R35 de 10Ω queimado. substituí-lo assim como o zener ZD1 que estava em curto. Defeito persistiu, e após análises e semanas:
> Testei todos os diodos, e optoacopladores e mosfet's (estes últimos com um circuito simples para auxílio) e alguns capacitores smd e resistores, mas a maioria;

> Troquei todos os Eletrolíticos, Exceto C7/C8 e o FC43; Troquei também o U3 (Viper22a)  e o U2 (UC3845), (este último troquei de novo na esperança por um TL3844, semelhante.)

Situação Atual:
 

Com a fonte energizada, tenho saudáveis 5vsb e 3v no PS-ON. PORÉM SÓ. Há um suave ruído agudo (15~20khz, estilo coil whine), quase inaudível, que fica mais notável ao tentar ligar a fonte (aterrar o fio preto, carga no ps-on, partida) e nada mais acontece. Este ruído me deu curiosidade, e ele some quando a fonte está sem todos os capacitores.
(ah, capacitores velhos = só trocar. pois bem, fez com os novos também, logo não são eles. e nem o 3845 também.) Desencanei dele.

O que eu já tentei e pensei:
> Defeito no trafo T3, devido à sobrecarga do zener em curto e queima do R35, porém a mesma espira é responsável pela alimentação do 5vsb que está boa: descartado.
> Defeito no PWM 3845 e suas saídas, Q4 e Q5: o pwm foi trocado 2x, e Q4 e Q5 testados no multímetro. e daí surgiu um novo acusado:
> Defeito no powergood/ps-on PS113: Vi que ele controla os optoacopladores que alimenta o PWM 3845. os removi e liguei as saídas diretamente, para ver se funcionava "na força"... deu em nada. mesmo jeito.

O que vou tentar agora:
> Isolar o circuito "a" do cooler da linha de +12v2, na crença de houver curto nele ;
> Ligar sem a filtragem de transientes, direto na ponte retificadora com apenas um fusível ;
> Trocar (só por desencargo de consciência) os Capacitores dobradores de tensão C7 e C8.
> Remover e verificar os resistores R37 e R56, que ficam pertinho dos mofet's chaveadores.

Meus amigos, recorro-me aos mais experientes agora:
O que você testaria ou trocaria nesta fonte ?
Ligar diretamente as saídas dos optoacopladores é de fato coercitivo para ligar a fonte ?

Fico desnorteado em meio a tantos componentes "bons" e tantas tentativas, logo qualquer opinião será bem vinda !
Nunca exercitei tanto meus conhecimentos de eletrônica, rsrs.
Forte Abraço !

>>>MAPA ESQUEMÁTICO<<<
atx-smps-circuit-puh400w-uc3845-irfb11n5

Referências: (William R, meu platônico Obrigado !)
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=32226&topico=3031310

Datasheets:
UC3845
http://www.onsemi.com/pub_link/Collateral/UC3844-D.PDF
Viper22a

http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/SGSThomsonMicroelectronics/mXytwsu.pdf
PS113
http://html.alldatasheet.com/html-pdf/307250/SITI/PS113/294/3/PS113.html

P_20160521_104350.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite, gente !
Novidades:
* Teste em TODOS os resistores do primário, ok.
* Leitura de capacitores smd, ok.
(não os removi do circuito, apenas o fiz para ver se há valores capacitivos por desencargo de consciência visto que não há nada escrito neles e nem no esquemático.)

Na prática, segue na mesma. O quase inaudível ruído agudo presente, e um pouco mais notável ao ligar (PS/ON + GND).

Voltando às raízes...

Quando abri, o defeito pairava sobre o zener em curto + R35 queimado. por não saber valores, adotei um zener de 22v: Creio que ele compria um papel de... "regulador de tensão" ou proteção mesmo.

Próxima investida: Adicionar provisoriamente um LM317, a fim de descobrir se em alguma tensão, a fonte liga: capaz desse zener exercer papel crítico e o defeito dele ter desnorteado os demais.

No mais, toda e qualquer sugestão é bem vinda !

Boa noite !
Respondo em breve.


@ljMonteiro, Creio nisto, tudo leva a ele. Numa leitura com o multímetro, vi que o PS113 (U4) não aciona os optoacopladores que alimentam o pwm: Numa tentativa de ignorar seus controles e ligar, removi os opto´s e liguei diretamente as saídas. Esperei tensões fora do padrão pelo menos, nem isso.

Obrigado, @RenatoMejias !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Solucionado !
Era um problema de chaveamento, porém não encontrei o integrado do pwm, nem o do ps-on para venda. O esforço para solucioná-lo serviu como conhecimento sobre fontes chaveadas, e o desmontei para aproveitamento de peças.

Portanto, admins, podem fechar o tópico !
(ou até apagar, dado a improdutividade de conteúdo para os demais.)

Obrigado a todos que ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...