Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Wi-fi receptor x roteador


Posts recomendados

Olá a todos do fórum.

 

Tenho um adaptador USB TP-Link WN722N

O roteador está no vizinho a + - 80mts da minha casa. Obviamente não conseguiria sinal com apenas esse adaptador meia boca, porém fiz um cabo USB extensor ligando o adaptador diretamente em uma fonte de celular de 5V e 1A e com um UTP de malha de uns 5MTS e coloquei ele no meio de uma tampa de panela velha de aluminio redonda em torno de 30cm de diâmetro, a entortei com as mãos para ficar uma espécie de parábola. Fixei a gambiarra em um tubo de cortina de +- 3 mts e a ergui +- 1 mt acima do telhado da minha casa, apontando a antena do adaptador em direção a casa do vizinho. No software Xirrus o sinal aparece em torno dos -85 Dbm, consideravelmente bom pela distância e para navegação não há o que reclamar, porém para downloads a velocidade oscila muito.

Minha pergunta é, se eu conseguir uma antena dessas via satélite da Sky, Claro, etc.. Vou conseguir um sinal melhor? A antena do meu adaptador está direcionada a casa com o roteador, essa posição está correta ou devo virar ela voltada ao centro da parábola caseira de que fiz? Quero saber de alguém que entenda antes de mexer na gambiarra (é muita mão subir no telhado UAHuAH) e então fazer o procedimento de uma vez só.

 

Espero alguma ajuda, pois vi que no fórum tem bastante gente que entende de redes :)

 

Parabéns a staff por unir tanto conhecimento aqui.

 

Paz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Douglas!

 

Seu adaptador tem uma antena omnidirecional, a posição correta dela é em pé e não apontando para o roteador.

 

Já que você gosta de colocar a mão na massa, por que não faz uma anteninha yagi?

https://www.ab9il.net/wlan-projects/wifi6.html

Já tem até o adaptador, ficaria bem legal!


Se estiver sem paciência, até uma de lata deve funcionar bem a essa distância.

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou esquisito, mas pra testar já serve UAhUAHuA

 

xq6yk5K.jpgEYgNMdj.jpg

 

Fiz alguns testes direcionando ela pra casa com roteador, porém o sinal apareceu um pouco melhor só, em torno de -82Dbm (Antes era 85), então depois de alguns minutos o sinal simplesmente sumiu, desse roteador e de muitos outros, ficando apenas sinais de Wi-Fi de provedores de rádio da região. 

 

Agora minha pergunta é se é preciso e tem como configurar em software a antena, pra que ela trabalhe na frequência correta de 2,4Ghz?? Pois acredito que ela entrou em outras frequências.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...