Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Osciloscopio na rede eletrica


Posts recomendados

Olá.

É uma dúvida bem 'besta', mas melhor nao correr riscos....rs...

Existe algum cuidado que eu tenho que tomar ao ligar um osciloscópio para medir a onda de uma tomada 120v? Posso ligar diretamente na fase+neutro, ou tem que ter algum circuito entre o osciloscópio e a tomada?

Obviamente que o osciloscópio suporta até 300v, é um Rigol 1052.

 

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não tem experiência recomendo que use um transformador para reduzir a tensão a um nível seguro. A saída do transformador será um espelho daquela da tomada, com amplitude menor. Lembrando que 120V é o valor eficaz, o valor de pico é 120.√2 = 170V.

 

Caso insista em medir na tomada o osciloscópio não pode estar aterrado. E veja se as pontas de prova suportam essa tensão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não tenho um em mãos agora :(

A intenção era comparar (em tempo real) e onda da rede com a onda de saida do meu Arduno, que irá controlar um TRIAC. 

 

Pensando bem......QUALQUER transformador serve? Tenho um aqui de 12+12v....se eu entendi bem, como só existe o transformador no circuito, a onda de saida será a mesma, correto? Porém, com o limite dos 12v (na verdade um pouco mais...) em uma das 'pernas' de saida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Jonis Maurin Ceará disse:

Infelizmente não tenho um em mãos agora :(

A intenção era comparar (em tempo real) e onda da rede com a onda de saida do meu Arduno, que irá controlar um TRIAC. 

 

Pensando bem......QUALQUER transformador serve? Tenho um aqui de 12+12v....se eu entendi bem, como só existe o transformador no circuito, a onda de saida será a mesma, correto? Porém, com o limite dos 12v (na verdade um pouco mais...) em uma das 'pernas' de saida.

 

Eu uso u módulo Isolador 

Deve achar até em ferro velho. Só tem que estar com o transformador bom.

O transformador do módulo isolador é isolador. 

g2_11808.jpg

 

modulo+isolador+estabilizador+salvador+b

imagem.php?id_jornal=11987&id_noticia=4

 

 

 

 

Lembrando que não é estabilizador comum. É um módulo isolador mesmo. 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=ubljdq31Qa0

 

 

aterra_67.gif

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Penso que mesmo se você usar o módulo isolador que o Albert indicou pra alimentar o osciloscópio e for medir a rede ac, pode dar um baita curto se o terra estiver conectado ao osciloscópio. imagine: a garra do osc (preguiça de escrever osciloscópio) está no terra e você a coloca no fase da rede sem querer querendo. Como disse o amigo Ricardov, desconecte o terra (algo como quebrar o 3° pino sqn)

 

Sim a ideia de "ver" a saída do trafo 12Vac é bem mais segura pra este propósito. Obviamente considere: terra do osc = garra do osc = gnd do circuito = center tape do trafo 12+12 tudo conectado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Penso que mesmo se você usar o módulo isolador que o Albert indicou pra alimentar o osciloscópio e for medir a rede ac, pode dar um baita curto se o terra estiver conectado ao osciloscópio. imagine: a garra do osc (preguiça de escrever osciloscópio) está no terra e você a coloca no fase da rede sem querer querendo. Como disse o amigo Ricardov, desconecte o terra (algo como quebrar o 3° pino sqn)

 

 

 

Isso não ocorre.

O desenho esquemático do módulo isolador que postei acima, tem erros.

Devido estes módulos isoladores terem função de "aterramento eletrônico", o plug deles não vem com pino de terra. Pode conferir. 

 

O aterramento de saída só está conectado ao neutro de saída, que por sua vez é isolado sa rede. 

 

É totalmente seguro. 

Só tem que tomar cuidado na hora de usar as duas ponteiras do osciloscópio, pois se o rapaz se descuidar, pode dar um curto circuito entre uma garra de terra e outra, pois ele pode colocar uma carra de terra na fase e a outra garra de terra no neutro. 

 

Mas isso não tem nada a ver com aterramento.

Aconteceria até com um equipamento alimentado por bateria em 12V, queimaria as garras do mesmo jeito.

 

O negócio é saber usar o osciloscópio. 

 

 

 

 

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Sim a ideia de "ver" a saída do trafo 12Vac é bem mais segura pra este propósito. Obviamente considere: terra do osc = garra do osc = gnd do circuito = center tape do trafo 12+12 tudo conectado

 

Vai perder precisão das medidas.

Ainda mais para quem quer ver as formas de onda, ou disparo de algum pulso. 

 

A ideia é aprender a usar osciloscópio.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Jonis Maurin Ceará disse:

Pois é, por ir isso eu perguntei (e não foi respondido ainda) no primeiro post: o osc suportando a tensão, existe algum problema de liga-lo diretamente na rede, sendo uma fase + um neutro?

O osc suporta até 300v RMS segundo as especificaçoes

 

Suporta sim.

Ainda mais que as ponteiras destes osciloscópios mais novos são todas em x10.

Isso significa que toda a tensão que entra, vai estar diminuída 10 vezes.

 

Se você mede 300V, na verdade só está entrando 30V no osciloscópio. 

Mas o osciloscópio mostra os 300V normais. 

 

Qual o tipo da sua ponteira? 

 

Ainda se preferir, existe uma ponteira opcional, que é feita para altas tensões. Mede mais de 1000V. 

Só que custa o preço de um osciloscópio novo kkkk

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Jonis Maurin Ceará disse:

@albert_emule a minha tem seleção de 1x ou 10x

 

Qual é o modelo do seu osciloscópio? 

Se for um digital, você pode deixar a ponteira sempre em x10, e depois configurar no menu para o osciloscópio contabilizar o X10 como se fosse X1. 

 

Toda tensão que entrar no conector BNC vai estar 10 vezes menor que a real. Mas o osciloscópio mostrará sempre como se fosse X1.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, albert_emule disse:

 

Ainda se preferir, existe uma ponteira opcional, que é feita para altas tensões. Mede mais de 1000V. 

Só que custa o preço de um osciloscópio novo kkkk

 

 

Seria a tal da "Differential probe"?

SI-9002.png

 

Já vi gringos usando em vídeos no youtube, mas nunca entendi direito a sua função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, albert_emule disse:

 

Qual é o modelo do seu osciloscópio? 

Se for um digital, você pode deixar a ponteira sempre em x10, e depois configurar no menu para o osciloscópio contabilizar o X10 como se fosse X1. 

 

Toda tensão que entrar no conector BNC vai estar 10 vezes menor que a real. Mas o osciloscópio mostrará sempre como se fosse X1.

 

 

Rigol 1052e, nele você seleciona se a ponteira está configurada em 1x ou 10x, aí ele mostra o valor correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Jonis Maurin Ceará disse:

Rigol 1052e, nele você seleciona se a ponteira está configurada em 1x ou 10x, aí ele mostra o valor correto.

 

Deixe a ponteira em X10 e selecione X10. 

Deixe sempre assim. 

 

 

8 minutos atrás, Jorno disse:

 

Seria a tal da "Differential probe"?

SI-9002.png

 

Já vi gringos usando em vídeos no youtube, mas nunca entendi direito a sua função.

 

 

Eu me referia ao tipo de ponteira do link abaixo:

http://www.farnell.com/datasheets/1303709.pdf

 

"P6015A High-voltage Probe
For heavy-duty high-performance measurements of voltages over 2.5 kV,
the P6015A is the industry standard. You can measure DC voltages up
to 20 kVRMS and pulses up to 40 kV (peak, 100 ms duration). The 75 MHz
bandwidth enables you to capture fast, high-voltage signals.
The P6015A uses an environmentally safe silicone compound for a
dielectric and never needs refilling. Other features include: A 7-49 pF
compensation range, small compensation box that fits on adjacent amplifier
inputs, and a readout option for use with most Tektronix digital scopes. With
the readout option, displayed voltage amplitude values will be the actual
signal value rather than understated by a factor of 1,000.
Note: Using the readout version with other than Tektronix digital scopes
may result in an erroneous readout display"

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, aphawk disse:

@Jonis Maurin Ceará ,

 

voce sabe que existe um monte de "melhorias" que podem ser feitas em seu DS1052 ? Por exemplo ele pode virar um osciloscópio de 100 Mhz, ou um analisador de espectro até 500 Mhz....

 

Eu tenho um DS1054Z com trocentas "melhorias" , fica uma maravilha !

 

Paulo

 

A melhoria dos 100Mhz eu já fiz desde quando comprei ele, alguns anos atras...rs....agora do analizador de escpectro, essa eu nao sabia e seria de MUITA utilidade pros meus testes! Tem algum link?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, aphawk disse:

@Jonis Maurin Ceará ,

 

Realmente são muito bons esses osciloscópios !

 

Segue o link :

 

http://rheslip.blogspot.com.br/2015/09/software-spectrum-analyzer-for-rigol.html

 

Paulo

Putz....e meu sonho era ganhar na Mega Sena pra poder 'gastar' com um analizador de espectro usado de 10 mil pra poder brincar com meus filtros de radioamador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, aphawk disse:

@Jonis Maurin Ceará ,

 

Hehehe pois é, eu também sou radioamador, e estou pensando em usar isto para brincar com os SDR's ...

 

Paulo

Idem!

Montei uma antena DCA pra recepção dos NOAA e METEOR, porém aqui tem muita interferencia.....ai acabei montando um filtro passa-banda pra 137 e 145Mhz, porém nao tenho equipamento certo pra calibrar.....até agora pelo menos!

Pode nao ser o mais correto, mas com certeza irá ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok.. plug não tem terra. Mas tomada de saída tem. Pouco risco de dano ao patrimônio.

 

De fato não me sinto muito a vontade com aquele terra (pra este tipo de medição)

Atenção ao medir rede 220vac bifásica. Carcaças vivas! (+- = eu kk)

 

4 horas atrás, Jonis Maurin Ceará disse:

Pois é, por ir isso eu perguntei (e não foi respondido ainda) no primeiro post: o osc suportando a tensão, existe algum problema de liga-lo diretamente na rede, sendo uma fase + um neutro?

O osc suporta até 300v RMS segundo as especificaçoes

 

Sem problema nenhum. Só não te esqueças de desplugar o terra do osc. E se conseguires identificar o neutro da rede e conectar a garra nele, ótimo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membro VIP
14 horas atrás, ResendeM03 disse:

na tomada e desplugar o terra

do plug do osciloscópio.

 

14 horas atrás, ResendeM03 disse:

a ordem, pois a corrente é alternada

não há relação com o fato 'alternada' e sim com a posição nos furos da tomada.

 

Um detalhe curioso é que as tomadas têm uma indicação N (por norma tem que ter) bem sutil que aposto que você nunca viu e duvido que algum eletricista instalador conecte o fio certo.

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

do plug do osciloscópio.

 

não há relação com o fato 'alternada' e sim com a posição nos furos da tomada.

 

Um detalhe curioso é que as tomadas têm uma indicação N (por norma tem que ter) bem sutil que aposto que você nunca viu e duvido que algum eletricista instalador conecte o fio certo.

E um transf isolador resolve o problema da tomada e do aterramento. Isso?

Mas a marcação na tomada não estou a perceber a diferença faz. Mesmo que o eletricista respeite o neutro na tomada, desde de o quadtro elétrico até à tomada, o usuário pode dar meia volta na ficha. E lá se vai a lógica toda. Não estou entendendo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...