Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Jonis Maurin Ceará

Acionamento de triac

Recommended Posts

Estou testando um novo projetinho de Dimmer usando TRIAC. Nos vários exemplos que vi, o TRIAC é sempre acionado via PWM, isto é, por certo período. Existe algum impedimento técnico que impossibilite um TRIAC de ficar acionado 100% do tempo? Isto é, sem usar PWM, apenas acionar o gate constantemente? Claro, dentro do limite de corrente do mesmo.

Pergunto isso porque estou para efetuar alguns testes aqui e provavelmente irei deixar o gate acionado constantemente por alguns segundos, até minutos. Isso pode prejudicar/queimar o TRIAC ou nao tem problema algum? Novamente: ele estando dentro das suas capacidades de tensão e corrente.

valeu!

PS: o TRIAC é um TBA12-600 e a corrente que estou testando é no máximo 2A (ele suporta 12A).

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade o triac vai automaticamente se desligar ao final de cada semiciclo, seja positivo seja negativo, justo quando a corrente pelo mesmo cair abaixo da corrente de sustentação do triac.

Ai, se houver continuidade na corrente de gate ele, o triac se rearmará tão logo se restabeleça as condições para tal..

Sem prejuízo nenhum para o componente.. Podes sim usar o mesmo como chave liga desliga..

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, faller disse:

Na verdade o triac vai automaticamente se desligar ao final de cada semiciclo, seja positivo seja negativo, justo quando a corrente pelo mesmo cair abaixo da corrente de sustentação do triac.

Ai, se houver continuidade na corrente de gate ele, o triac se rearmará tão logo se restabeleça as condições para tal..

Sem prejuízo nenhum para o componente.. Podes sim usar o mesmo como chave liga desliga..

Ótimo faller!

É que os algoritmos que encontrei tratam o sinal usando delays e outras coisas....eu pretendo escrever um algoritmo novo sem usar delay e com multiplos canais, uma vez que usarei a mesma placa para outras operações. A ideia é um alarme residencial com outras funções, como por exemplo, esmaecer as lampadas externas da casa depois de um horário programado.

Durante os meus testes com certeza terá casos onde o triac ficará acionado constantemente, então esse era o meu medo.

Compartilhar este post

Link para o post
31 minutos atrás, Jonis Maurin Ceará disse:

Ótimo faller!

É que os algoritmos que encontrei tratam o sinal usando delays e outras coisas....eu pretendo escrever um algoritmo novo sem usar delay e com multiplos canais, uma vez que usarei a mesma placa para outras operações. A ideia é um alarme residencial com outras funções, como por exemplo, esmaecer as lampadas externas da casa depois de um horário programado.

Durante os meus testes com certeza terá casos onde o triac ficará acionado constantemente, então esse era o meu medo.

O delay é necessário pois o TRIAC não é como um transistor que pode ser desligado e ligado a todo o momento.

Se você ligar o Tria no início do semi-ciclo AC, já não será possível desligar o triac. Ele só desligará quando o semi-ciclo for a zero V. 

Daí se você quer acionar uma lâmpada com 50% da potência, tem que ter um daley de 50% do tempo do semi-ciclo AC, pois aí o TRIAC só acionará no ângulo que corresponde a 50% do semi-ciclo. 

Disparos.png

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Jonis Maurin Ceará ,

Na verdade, é incorreto dizer que o TRIAC é controlado por PWM !

Não existe uma Modulação por Largura de Pulso ( Pulse Width Modulation ), e sim o controle do delay de acionamento após uma passagem da tensão anodo-catodo do TRIAC por zero.

Quanto mais cedo ocorre o acionamento, mais tempo ele fica ligado, e assim maior a potência sobre a carga.

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

1/2 que nada a ver I

Penso que o triac gosta de ser disparado com corrente na mesma direção que ele vai conduzir. Por isso os moc's.

Isto me fez lembrar...

1/2 que nada a ver II

Ouvi dizer que os 1°s 10% do ciclo só serve pra fazer o relogio de luz rodar não enviando nenhuma potência pro dispositivo. Se isto estiver certo, se eu (eu) disparar o triac aos 10% da minha (minha) casa toda, minha conta de luz ficará 10% mais barata e nenhum eletrônico sentira falta. Só não sei o chuveiro e resistências em geral. Talvez algum dia faça alguma experiência e publique o resultado.. ou não

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

1/2 que nada a ver I

Penso que o triac gosta de ser disparado com corrente na mesma direção que ele vai conduzir. Por isso os moc's.

Na verdade o triac funciona normalmente mesmo se você disparar o gate com corrente contínua.

Já fiz um circuito assim. 

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Isto me fez lembrar...

1/2 que nada a ver II

Ouvi dizer que os 1°s 10% do ciclo só serve pra fazer o relogio de luz rodar não enviando nenhuma potência pro dispositivo. Se isto estiver certo, se eu (eu) disparar o triac aos 10% da minha (minha) casa toda, minha conta de luz ficará 10% mais barata e nenhum eletrônico sentira falta. Só não sei o chuveiro e resistências em geral. Talvez algum dia faça alguma experiência e publique o resultado.. ou não

Os medidores, mesmos os eletro-mecânicos, medem a potência true-rms, com precisão de 1 a 2%.

Logo não existe forma de enganá-lo. 

Compartilhar este post

Link para o post
15 horas atrás, aphawk disse:

@Jonis Maurin Ceará ,

Na verdade, é incorreto dizer que o TRIAC é controlado por PWM !

Não existe uma Modulação por Largura de Pulso ( Pulse Width Modulation ), e sim o controle do delay de acionamento após uma passagem da tensão anodo-catodo do TRIAC por zero.

Quanto mais cedo ocorre o acionamento, mais tempo ele fica ligado, e assim maior a potência sobre a carga.

Paulo

Poderia ser chamado controle por deslocamento de fase?

Na época que estava alucinado por dimerizar uma lâmpada incandescente usando um microcontrolador,usei o osciloscópio e consegui um controle 'perfeito' gerando 'pulsos' em certo momento da senoide,e quando fiz o mesmo,mas controlando o tempo de acionamento dentro da senoide,o controle não ficou linear.

Compartilhar este post

Link para o post

@vtrx ,

Hehehe acho que sim... mas ficaria melhor como "controle por deslocamento do ângulo de condução" ...

Veja aqui :

http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10008810.pdf

Página 27, equação (36) , relaciona a potência em função do tempo de condução ( duty cicle ) .... não tem nada de linear mesmo, veja o gráfico na figura 4-8 .

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, albert_emule disse:

Na verdade o triac funciona normalmente mesmo se você disparar o gate com corrente contínua.

Me lembro vagamente que o triac precisa de + corrente de gate se disparado com I contrária. Mas isso nos 80's. Já deve ter evoluído

Logo não existe forma de enganá-lo. 

A ideia não é beeem essa mas tá valendo.

Certa feita tive um ideia e cheguei a fazer. Se você é menor de idade não continue lendo!! Liguei uma bateria de carro "em serie" com a geladeira. A teoria... 127-12=115= geradeira funciona normalmente e de quebra carrega a bateria.

com precisão de 1 a 2%.

Duvido que exista algum que meça 2% a menos kk

Compartilhar este post

Link para o post

Bom.

1 - Se a carga possuir um componente indutivo, então é melhor esperar a passagem da corrente pelo zero, já que isso vai ocorrer fora do zero da tensão. Já queimei alguns triacs por causa disso, hehehe!!!

2 - Certa ocasião deduzi o cálculo da potência em uma carga resistiva, em função do ângulo de disparo.

As figuras contém a dedução e o gráfico da potência na carga resistiva.

Observem que 90% da potência transferida pelo triac está compreendida entre 0,2 e 0,8 pi, ou entre 36º e 144º.

MOR_AL

PotriacEqe.jpg

PotênciaTriac_e.jpg

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais