Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
urutal66

As placas de vídeo são superestimadas?

Recommended Posts

Hoje esbarrei com um jogo das antigas (Serious Sam II) e resolvi baixar e instalar, lembrei que jogava na casa de um amigo lá por volta de 2005, que tinha um PC top, Algo como um Atlhon 64 e uma Nvidia 6600XT com 2 Gb de RAM (naquela época isso era ostentação pura).

 

Ai fiquei lembrando que mesmo uma máquina parruda como a que ele tinha ficava inviável se colocasse tudo acima do médio, AA acima de 4x já derrubava a taxa de quadros la pra 10-15 fps e ficava totalmente injogável

 

instalei aqui no meu notebook, setei tudo no máximo possível, AA16x e resolução de 1024x768 (a mais utilizada na epoca, HD nem em sonho, Full então, vish)

 

E rodou numa média 30-40 fps, resolvi acompanhar pelo rivatuner, o jogo consome 1,5 gb de RAM e 640 mb de memória de vídeo 

 

Como alguém iria conseguir rodar um jogo como esse em capacidade máxima lá em 2005 (quando 512 mb estava longe da realidade) se as placas só tinham 256 mb?

 

Fiquei impressionado com os gráficos, fico imaginando ver algo assim naquela época, seria o tipo de coisa que você chamaria os vizinhos do bairro todo pra admirar a perfeição

 

Cheguei a conclusão que os programadores em geral superestimam o hardware, fazendo com que para ter a qualidade visual máxima você precise de um hardware que talvez nem sequer tenha sido lançado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende do jogo e da época. Antigamente o desenvolvimento dos computadores em termos de performance era muito mais rápido do que é hoje. Além disso, muitas empresas preferem fazer um jogo mais leve pra ter um público alvo maior, especialmente jogos free2play.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem tanto, se olhar os requisitos são baixos, compatíveis com a época.

 

O que acontece é que muitas vezes a tecnologia de programação não acompanha o hardware. Então o engine utilizado não era eficiente, como hoje os sistemas tem mais memória disponível ele simplesmente faz uso do que está disponível. Ele executava bem com 512MB disponíveis.

 

E claro tem a parte da resolução, na época a resolução 768 (1024x768) era comum, hoje são 1080 se considerar HD então com um engine "defasado" ele pode usar muito mais recursos.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×