Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
JosuéVfazani

Gui para linguagem c

Recommended Posts

OI, eu queria saber se tem algum programa para fazer uma gui (interface grafica) para linguagem C (não c++ ou C#), eu sei que tem o Win32 ou Winapi, sei la como chama, mas é muito complicado e não tenho tempo para aprender, se houver um programa para fazer isso e vocês puderem indica-lo agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando  a pergunta do amigo, também estou querendo criar janelas em C. No Windows podemos chamar a biblioteca <windows.h>. Mas e no linux?

Quanto ao GTK, li que existe uma outra alternativa, o qt creator (linux/windows/mac). Aí surgiram outras dúvidas. Posso usar somente o qt desing ou necessito do qt creator?

Desde já agradeço.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

não sei muito do QT porém não é para C++? Ultimamente todas as GUIs estão saindo para este linguagem, são poucos os que usam C puro.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. O QT é para C++.

Bom,  devagar estou conseguindo algumas coisas.
Primeiro, instalei o GTK e consegui configura-lo no Netbeans (que não foi tão intuitivo assim).
Apesar de funcionar alguns erros aparecem (não impedem a compilação, mas no momento faço coisas simples, mas tenho certeza que na construção de algo complexo irá afetar. Os erros são: "há inclusões não resolvidas dentro de < gdk/gdk.h > < gtk/gtkaboutdialog.h > < gtk/gtkaccessible.h > < gtk/appchooser.h > < gtk/appchooserdialog.h >") Procurei como resolver mas não consegui. Alguma ideia?
Outro dúvida. Quando crio uma janela simples, como no exemplo:

'#'include < gtk/gtk.h >

int main( int   argc,
           char *argv[] )
 {
     GtkWidget *window;

gtk_init (&argc, &argv);

window = gtk_window_new (GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
     gtk_widget_show  (window);

gtk_main ();

return 0;
 }

Ao construir essa janela, aparecem os botões maximizar, minimizar e fechar, mas creio que o SO que tenha criado e não o programa, correto? A questão é: quando clico no botão fechar ('X'), ele fecha, mas Netbeans consta como ainda "em execução" e tenho que para manualmente. Preciso informar algum comando no programa para quando fechar, de fato parar?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais