Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memoria não reconhece


Posts recomendados

Bom dia. Tenho o PC da assinatura e uso ele com 2 pentes de 4Gb até que comprei mais 2 pentes Hyper X de 4Gb cada. Os novos pentes são Hyper X também 1600Mhz iguais ao anterior. O problema é que a memoria nova não aparece na soma, mostrando apenas os 8Gb anteriores. Aparentemente são reconhecidos apenas 2 pentes de 4Gb não importando a ordem ou slot. Testei inclusive pares da mesma marca, Kingston e não deu resultado. Postei em memórias mas não sei se pode ser a placa-mãe.\

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Amigo, tente retirar todos os pentes de memória e dar um reset na bios.

Consulte o manual da placa-mãe para saber como fazer isso.

Depois disso você volta os 4 pentes de memória e carrega as definições padrão da bios.

Veja no sub-menu Memory-Z da bios, se os 4 pentes foram detectados e se são realmente iguais.

 

Alguns possíveis nomes que identificam os pinos para dar o reset na bios da placa-mãe:

(Bios RST, Clr CMOS, Clear RTC, etc.).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Wal SJC disse:

Bom dia!

Amigo, tente retirar todos os pentes de memória e dar um reset na bios.

Consulte o manual da placa-mãe para saber como fazer isso.

Depois disso você volta os 4 pentes de memória e carrega as definições padrão da bios.

Veja no sub-menu Memory-Z da bios, se os 4 pentes foram detectados e se são realmente iguais.

 

Alguns possíveis nomes que identificam os pinos para dar o reset na bios da placa-mãe:

(Bios RST, Clr CMOS, Clear RTC, etc.).

 

 

Fiz dessa forma e a memoria ainda é dos 8Gb. No Memory Z exibe os 4 pentes instalados, no Windows 10 mostra os 4 também, mas só exibe 8Gb mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, AndreLff disse:

Fiz dessa forma e a memoria ainda é dos 8Gb. No Memory Z exibe os 4 pentes instalados, no Windows 10 mostra os 4 também, mas só exibe 8Gb mesmo.

No Memory Z mostra a capacidade dos pentes ou não?

Baixe o AIDA64 ou o Speccy, para visualizar como os pentes são reconhecidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se no post só mostra 8Gb, então o problema está entre a placa-mãe e os pentes de memória.

Qual é a versão da sua bios?

De uma olhada nisto: https://www.msi.com/Motherboard/support/Z77A-G43.html#down-bios

 

E nisto: https://www.msi.com/Motherboard/support/Z77A-G43.html#support-test

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro usuário,

 

Seja  bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware!

 

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina.

 

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ApoloBrz disse:

Caro usuário,

 

Seja  bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware!

 

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina.

 

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

Boa tarde

 

O Pc é:

MSI Z77A-G43

Intel Core i5 2300

4GiB DDR3 HyperX/4GiB DDR3 G.Skill 1600

Corsair CX500

PowerColor R7 260X 2GB GDDR5

SSD OCZ Agility 3 120GiB

5 horas atrás, Wal SJC disse:

Se no post só mostra 8Gb, então o problema está entre a placa-mãe e os pentes de memória.

Qual é a versão da sua bios?

De uma olhada nisto: https://www.msi.com/Motherboard/support/Z77A-G43.html#down-bios

 

E nisto: https://www.msi.com/Motherboard/support/Z77A-G43.html#support-test

 

A BIOS é a ultima, 2.13. De maneira nenhuma ele reconhece mais de 8Gb.. Testei de varias formas e em ordem diferente as memórias e slots e não vai.. Ja tinha visto sobre a compatibilidade mas parece desatualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, AndreLff disse:

Eu já tinha uma memoria igual as outras que eu comprei.. Se fosse incompatível, o certo seria ela não ter funcionado anteriormente não?

Depende do número de pentes instalados.

Nem mesmo o fabricante consegue ter 100% de certeza que a mobo irá funcionar com determinado número de pentes, de determinada capacidade cada um.

Por isso eles fazem aquelas listas de memórias que foram testadas e cujo funcionamento é garantido.

Agora uma dúvida: voce consultou os códigos dos pentes antigos e novos, para ver se realmente eles são EXATAMENTE  iguais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem diversas características envolvidas, como: latência, densidade, tensão, tempo de refresh, etc.

Verifique os códigos das memórias e, por eles, compare essas características no site da Kingston.

É possível que os pentes sejam iguais apenas no nome comercial e na aparência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenta fazer um reset da BIOS (clear CMOS) e como você disse já estar na ultima BIOS (você pulou da bios inicial direto para a ultima versao disponivel? olhei ali pelo link que na versão anterior da ultima há um aumento de compatibilidade com memórias, talvez um downgrade de BIOS possa resolver o teu caso). 

 

você testou as memórias que funcionam em todos os slotes disponiveis? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ApoloBrz disse:

Tenta fazer um reset da BIOS (clear CMOS) e como você disse já estar na ultima BIOS (você pulou da bios inicial direto para a ultima versao disponivel? olhei ali pelo link que na versão anterior da ultima há um aumento de compatibilidade com memórias, talvez um downgrade de BIOS possa resolver o teu caso). 

 

você testou as memórias que funcionam em todos os slotes disponiveis? 

Vou ver o downgrade.. Testei os pares em todos os slots, individual inclusive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos la. Olhando o manual, todas as Hyper X que comprei são iguais (pura sorte eheh) só muda a ultima letra que é relacionada a cor do dissipador. A G.Skill que eu tenho aqui casa e faz dual channel com todos os pentes. Downgrade não funcionou. Reset da BIOS também não. Os pentes aparecem todos no Memory Z da MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentou testar com 3 pentes? (se funcionar com 3 pentes em diferentes combinações, mas não com 4 pentes, é incompatibilidade mesmo, aí não tem jeito).

Tentou formar os pares "casados" nos pares de slots de diferentes cores?

Tentativa extrema: tentar aumentar a tensão de 1,5V para 1,6V na bios, só para teste.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, o meu palpite é que não vai funcionar, mas não sei explicar o motivo.

Só sei que já aconteceu outas vezes, inclusive comigo.

Se possível, devolva ou troque as memórias, deixando somente 2 pentes mesmo.

Não me ocorre nenhuma outra solução.

voce não está usando nada em overclock, está?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...