Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Otávio Fortunato

Problema com hd ou mobo?

Recommended Posts

Olá,

Esse é o meu primeiro post com essa account, mas conheço o Clube do Hardware a algum tempo, inclusive em seu modelo mais antigo. Venho postar aqui pedindo ajuda e conselho com relação ao meu HD ou a minha MOBO.

A situação é que já pifei 4 HDDs nos últimos 4 anos e isso sem nem gravar nem 20% da capacidade deles neles, e tenho um quinto indo pro brejo por razões que ainda não são claras. Parece-me estar relacionado a alguma coisa de eletricidade estática devido ao aquecimento anormal do HD quando em atividade.

Explicarei a situação e o que fiz até agora.

Às quatro vezes que os HDDs pifaram, o computador começa a ficar lento para várias tarefas, como por exemplo abrir programas, carregar fases em jogos e mudar de aba no navegador de internet. Ele começa a dar umas congeladas em que os programas não respondem, mas o mouse e o teclado (USB) funcionam normalmente. Além disso, nos últimos 2 anos para cá, a velocidade de transferência de dados para drives externos pela USB caiu de 30mb/s para 2mb/s, com diferentes HDs e fonte variada. Abrir e fechar janelas também é lento e muitas vezes a memória (RAM) em cache está altíssima, mesmo que nenhum processo aberto esteja usando qualquer memória (computador idle/parado).

Usei o HDD Tune Pro e a ferramenta de diagnóstico da produtora do HDD (western digital) e todos os testes deram completamente normais. Como o HDD ficasse mais lento, resolvi fazer um low-level format (escrever zeros) nele, para ver se resolvia. A velocidade de escrita e leitura dele ficou extremamente rápida e a instalação de todos os drivers foi a velocidade de jato, mas para o funcionamento do computador, tudo ainda ficou muito lento e travado. Troquei a porta e o cabo SATA em que o HDD estava ligado e ele continua lento.

É basicamente isso. Todas as HDDs tiveram o mesmo processo dentro de um ano de uso mais ou menos. O computador fica lento para tarefas simples, mas não apresenta bad blocks, parecendo que fica "confuso" no manuseio de informações, até que ele começa a mastigar o disco de uma hora para a outra e (em 2 casos) apresenta tela azul indicando falha lógica.

Troquei a fonte à altura do segundo HDD queimado, mas não teve resultado, inclusive com a minha placa de vídeo queimando e apresentando falha na memória dela.

Alguma ideia, se é a própria MOBO que está com problema ou se é a minha utilização do HD?

Obrigado desde já.

Otávio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser a sua controladora de disco que está com problema.

Se a sua placa-mãe tiver mais do que uma, tente usar a outra, que não está sendo usada.

Se não tiver outra, o único jeito de ter certeza seria fazer um teste uma controladora externa como esta:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=52142

Mas, antes disso: você tem certeza de que os cabos de alimentação do seu hd não estão com mau contato nas conexões (por exemplo: adaptadores molex --> sata energia)?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta, Wal SJC.

Todos os cabos de alimentação estão em perfeitas condições, tendo em vista que a fonte utilizada no momento é nova (4 meses de uso).

Agora, não sei o que é uma controladora de disco da placa-mãe. Poderia me dar mais informações?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais