Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Otávio Fortunato

Problema com hd ou mobo?

Recommended Posts

Olá,

 

Esse é o meu primeiro post com essa account, mas conheço o Clube do Hardware a algum tempo, inclusive em seu modelo mais antigo. Venho postar aqui pedindo ajuda e conselho com relação ao meu HD ou a minha MOBO.

A situação é que já pifei 4 HDDs nos últimos 4 anos e isso sem nem gravar nem 20% da capacidade deles neles, e tenho um quinto indo pro brejo por razões que ainda não são claras. Parece-me estar relacionado a alguma coisa de eletricidade estática devido ao aquecimento anormal do HD quando em atividade.

Explicarei a situação e o que fiz até agora.

Às quatro vezes que os HDDs pifaram, o computador começa a ficar lento para várias tarefas, como por exemplo abrir programas, carregar fases em jogos e mudar de aba no navegador de internet. Ele começa a dar umas congeladas em que os programas não respondem, mas o mouse e o teclado (USB) funcionam normalmente. Além disso, nos últimos 2 anos para cá, a velocidade de transferência de dados para drives externos pela USB caiu de 30mb/s para 2mb/s, com diferentes HDs e fonte variada. Abrir e fechar janelas também é lento e muitas vezes a memória (RAM) em cache está altíssima, mesmo que nenhum processo aberto esteja usando qualquer memória (computador idle/parado).

Usei o HDD Tune Pro e a ferramenta de diagnóstico da produtora do HDD (western digital) e todos os testes deram completamente normais. Como o HDD ficasse mais lento, resolvi fazer um low-level format (escrever zeros) nele, para ver se resolvia. A velocidade de escrita e leitura dele ficou extremamente rápida e a instalação de todos os drivers foi a velocidade de jato, mas para o funcionamento do computador, tudo ainda ficou muito lento e travado. Troquei a porta e o cabo SATA em que o HDD estava ligado e ele continua lento.

É basicamente isso. Todas as HDDs tiveram o mesmo processo dentro de um ano de uso mais ou menos. O computador fica lento para tarefas simples, mas não apresenta bad blocks, parecendo que fica "confuso" no manuseio de informações, até que ele começa a mastigar o disco de uma hora para a outra e (em 2 casos) apresenta tela azul indicando falha lógica.

Troquei a fonte à altura do segundo HDD queimado, mas não teve resultado, inclusive com a minha placa de vídeo queimando e apresentando falha na memória dela.

 

Alguma ideia, se é a própria MOBO que está com problema ou se é a minha utilização do HD?

 

Obrigado desde já.

Otávio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser a sua controladora de disco que está com problema.

Se a sua placa-mãe tiver mais do que uma, tente usar a outra, que não está sendo usada.

Se não tiver outra, o único jeito de ter certeza seria fazer um teste uma controladora externa como esta:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=52142

 

Mas, antes disso: você tem certeza de que os cabos de alimentação do seu hd não estão com mau contato nas conexões (por exemplo: adaptadores molex --> sata energia)?

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, Wal SJC.

Todos os cabos de alimentação estão em perfeitas condições, tendo em vista que a fonte utilizada no momento é nova (4 meses de uso).

Agora, não sei o que é uma controladora de disco da placa-mãe. Poderia me dar mais informações?

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×