Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc reiniciando em alguns jogos


Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

Posts recomendados

Edit: Depois de todos os testes, cheguei a conclusão que o problema esta na MOBO ou CPU. Aproveitando o problema, resolvi fazer um upgrade e ao invés de tentar arrumar, vou comprar peças novas.

Obrigado ao Wal SJC e ao FunkyClearMen Cat por responderem o tópico.

 

Olá,

Já faz algum tempo que meu computador vem reiniciando quando jogo alguma coisa. Começou faz alguns meses quando estava terminando de fazer um vídeo no Vegas, logo depois começou a reiniciar no jogo XCOM 2 e depois disso em vários outros como Path of Exile, Stellaris e duas vezes somente com o Chrome aberto. O tempo até acontecer a reinicialização não é fixo. Pode demorar de 30 min até 5~6 horas.

Engraçado é que com alguns jogos (Dark Souls III) eu posso jogar o dia inteiro e o computador não reinicia.

 

O computador não da nenhum erro, apenas tela preta e reinicia.

 

Configuração:

  • placa-mãe: z77 pro4-M
  • Processador I5 2500K 3ghz
  • RAM: 4x2gb Geil Enhance Corsa
  • VGA: R9 270
  • Fonte: Antec Neo Eco 620c
  • HD: samsung HD322HJ 300gb

 

O que eu já fiz para tentar arrumar:

  1. Atualizei os drivers de vídeo
  2. Atualizei a BIOS
  3. Atualizei e desinstalei os drivers de som
  4. Chequei o HD com o Estool e dei um Low Format no HD
  5. Reinstalei o windows 10 a partir do Low Format
  6. Limpei todo o computador com borracha, álcool isopropílico e troquei a pasta térmica do processador.

 

O que eu já fiz para tentar descobrir o que é:

  1. memtest (apenas 1 pass)
  2. MSI Afterburner (temperatura de cpu e gpu fica entre 50~65 graus nos jogos)
  3. Aida stress test (Teste em 100%: CPU e GPU= 70 graus os dois, Voltagens: +12v ficando entre 11.892~11.880(não sei se é normal) +5v e +3v normais)

 

O que ainda pretendo fazer para descobrir o que é:

  1. Atualizar os drivers da placa de vídeo novamente (acabou de sair um hotfix)
  2. Deixar o memtest esta madrugada inteira (8 pass no minimo)
  3. Trocar de VGA com meu irmão por um dia

 

Fiquem a vontade para dar sugestões e dicas de mais testes por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim, passei o memtest e acusou alguns erros estranhos:

Primeiro passei com os 4 pentes instalados e acusou isso: 

Spoiler

JtcO74Y.jpg

 

Depois passei apenas nos dois primeiros pentes e não acusou nenhum erro.

Logo após passei nos dois segundos pentes e acusou este erro:

Spoiler

BoIVYjK.jpg

 

Depois passei no terceiro e no quarto pente separados e não acusou nenhum erro.

Muito estranho.

 

@Wal SJC Não testei onboard por que nem rodar os jogos roda. vou ter que testar com outra VGA mesmo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC Acabou reiniciando também hahaha.

Agora vou ficar na onboard enquanto preparo o outro pc para o teste.

 

Percebi uma coisa, assim que o computador resetou, a VGA estava com um pouquinho de cheiro de queimado e a temperatura dela estava 65~70 graus. Geralmente a VGA fica nessa faixa de temperatura, não?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Tartarugo disse:

@Wal SJC Acabou reiniciando também hahaha.

Agora vou ficar na onboard enquanto preparo o outro pc para o teste.

 

Percebi uma coisa, assim que o computador resetou, a VGA estava com um pouquinho de cheiro de queimado e a temperatura dela estava 65~70 graus. Geralmente a VGA fica nessa faixa de temperatura, não?

 

Jogando, sim, é normal.

Mas essa temperatura executando atividades simples, como navegar na internet, é meio alta, a não ser que aí faça muito calor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC Então, fiquei jogando com a onboard e resetou. hahaha, eu até abri a VGA e troquei a pasta térmica dela à toa...

 

Bom, só me resta descobrir se é fonte ou mobo. Eu não tenho uma fonte que caiba nessa mobo por que a do meu irmão só tem 1 cabo de 4 pinos para a mobo.

Tem algum jeito de testar melhor ou só trocando as peças mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC A minha mobo precisa de 1x8pin (4+4)

A outra fonte eu creio que tenha 1x4pin e 1x6pin.

 

Eu estou testando agora com somente um pente de memoria. Vamos ver o que vai dar.

 

EDIT: Reiniciou.

Mais tarde eu coloco minha fonte no pc do meu irmão e tento testar lá.

 

EDIT 2: Testei a minha fonte no computador do meu irmão (1 hora jogando GTAV e mais 30 minutos jogando CS:GO)

Não reiniciou hora nenhuma.

Configuração:

- Processador: AMD FX-6300 3ghz

- Mobo: não sei

- RAM: 2x4GB Kingston

- VGA: R7 265

- HD: 500gb Seagate

 

E uma ultima coisa, isso pode ser culpa do HD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se está dando problema somente com determinados jogos, não deve ser o HD.

Mas você pode fazer um chkdsk para tirar a dúvida, digitando o seguinte comando no prompt de comando, em modo administrador:

"chkdsk /f" (sem as aspas). Depois confirme o que for perguntado, reinicie o PC e aguarde a conclusão do teste.

 

(Modo administrador = clicar no ícone com o botão direito e selecionar a opção: "Executar como Administrador")

 

Talvez esses jogos que estão dando problema estejam com algum arquivo corrompido.

Os jogos são originais ou baixados de um site qualquer da internet?

você já tentou desinstalá-los e depois reinstalá-los?

Se não tentou, faça isso.

 

Se nada resolver, para verificar se o seu Windows não tem arquivos corrompidos, digite o seguinte comando no prompt de comando, em modo administrador:

"sfc /scannow" (sem as aspas). Aguarde a execução do teste e verifique os resultados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC Chequei o HD e não deu nada. Todos os jogos são originais e já passei o verificador de cache da Steam e continuaram a resetar.

 

Engraçado que já estou a 4 horas com o Dark Souls III aberto e nada de resetar enquanto o stellaris reseta em cerca de 2h de jogo.

Enfim, eu comprei algumas peças novas já e estou torcendo pra que não seja PSU por que se não vou ter que gastar mais um pouquinho haha.

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...