Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rafael Ponte Cassemiro

Notebook liga, mas não dá vídeo

Recommended Posts

Boa tarde!

Notebook acer 4535, processador athlon, placa de vídeo amd, 3 gb de memória ddr2 tem em torno de 7 anos. O computador ligou normalmente e após tentar ligá-lo novamente o mesmo não apresentou vídeo, abri a máquina dei uma geral limpei com alcool isopropilico, passei limpa contatos em todos os lugares,  inclusive memórias, troquei a pasta térmica porque a outra estava dura igual cimento, limpei as saídas de ar que estavam cheias de poeira, tentei fazer um reflow com o secador de cabelo no chip de vídeo. A ventoinha do processador liga ao apertar o botão e depois desliga e fica somente o led indicador de que a máquina esta ligada. Após ter feito tudo isso e o computador ter ficado um dia sem ligar hoje fui testá-lo e ligou normalmente até a ventoinha entrou no so normalmente, desliguei ele e fui ligar e para a minha surpresa os mesmos sintomas. O computador ficou um bom tempo parado.

Se alguém puder ajudar grato!

Editado por Rafael Ponte Cassemiro
faltou alguns detalhes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Experimente conectar um monitor externo ao mesmo e ligue novamente.

Se surgir imagem no monitor externo, então o problema está claramente no Monitor do notebook.

Se não surgir imagem, então o problema está certamente ligado à placa de video onboard.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, te digo por experiência própria que o chip da VGA foi para o estouro... O que daria pra fazer é mandar fazer a troca desse chip em algum lugar especializado, mas isso só resolve 60, 70% das vezes, muitas e muitas vezes param de funcionar com 6 meses, 1 ano. Recomendo dissecá-lo e vender as peças para comprar um notebook novo... infelizmente...

Compartilhar este post

Link para o post

Sabe o que acho estranho ligue e desliguei várias vezes e as vezes pega e fica ligado entra no SO normal, no momento estou fazendo um teste de stress nos componentes com o programa AIDA. Uma outra coisa que achei estranho é que desmontei todo ele e não vi a pilha da placa-mãe que mantém as configurações da bios  em nenhum local. :S. Arranquei tudo e não a vi, isso é comum?

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, ssporch disse:

Experimente conectar um monitor externo ao mesmo e ligue novamente.

Se surgir imagem no monitor externo, então o problema está claramente no Monitor do notebook.

Se não surgir imagem, então o problema está certamente ligado à placa de video onboard.

Bom dia amigo!

Obrigado pela sugestão, testei na televisão usei as conexões hdmi e vga, pelo teste o monitor está ok, até porque quando não da sinal no note não aparece na tv e quando entrou no windows apareceu na tv normalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

17 horas atrás, mikepvr disse:

Amigo, te digo por experiência própria que o chip da VGA foi para o estouro... O que daria pra fazer é mandar fazer a troca desse chip em algum lugar especializado, mas isso só resolve 60, 70% das vezes, muitas e muitas vezes param de funcionar com 6 meses, 1 ano. Recomendo dissecá-lo e vender as peças para comprar um notebook novo... infelizmente...

Bom dia!

Obrigado, quando é o chip ele tende hora a ligar e hora a não ligar? Ontem depois que liguei ele aos trancos por assim dizer, pois efetuei algumas tentativas sem o hd para não prejudicá-lo até que a máquina exibisse imagem, após isso eu desliguei coloquei o hd e funcionou normal dai não desligou mais, bom na realidade desligou após eu fazer um teste de stress na máquina com quase 1 hora de teste a máquina deu erro de logon e deu tela azul (windows XP), pode ser porque também enquanto fazia o teste eu estava mexendo na máquina, mas desliguei no botão e ligou tranquilo só com aquelas mensagens de última configuração válida, iniciar normalmente ... Depois resolvi ficar reinicializando o computador várias vezes para ver como ele se comportaria fiz um arquivo bat para automatizar e ficar reiniciando o note, em todas as reinicializações o computador não apresentou falta de imagem nenhuma, nem nenhuma falha. Segue foto do erro de logon após o stress

20160524_195430[1].jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Assim que sair do trabalho e chegar em casa ligo ele para ver se vai ligar normal, as vezes pode ter sido por conta do tempo parado, pois o note e de uma amiga e ficou desde dezembro de 2015 sem ligar, ligou agora duas semanas atras e ela disse que quando ligou foi normal e depois apos tentar ligar novamente apresentou este problema de nao dar video. Como disse ontem apos algumas tentativas ligou normal e foi embora nada de problema so da telinha azul que se recuperou normal, as vezes algum arquivivinho corrompido deu o problema, ficou ligado e entrou no SO sem dar problema mais. Foi so esquentar nao parou, vamos ver hora que ligar ele hoje.

faltou alguns detalhes

Compartilhar este post

Link para o post

Engraçado ja e o terceiro ou quarto dia consecutivo que ligo ele e aparentemente ta belezinha, passei o hdd renerator recuperei os bad blocks que estavam no hd, o touche pad ficou um pouco louco estes dias mas a maquina por enquanto esta ligando normal apos escanear com Avast na inicializacao e corrigir um malware, me parece que o touche pad ta normal, vou continuar testando aqui pessoal, se continuar tudo ok fecho o topico abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Conclusão:

Aparentemente o problema foi resolvido, após ter aberto o equipamento, feito toda a limpeza interna com alcool isopropilico e limpa contatos, troca da pasta térmica, limpeza do cooler e forçado  a máquina ligar apertando diversas vezes o botão até que desse o vídeo (sem hd), após conseguir dar o boot a máquina voltou a funcionar, todas as vezes que foi ligada não falhou, utilizei o pccheck para verificar a placa-mãe e estava tudo ok, a parte de vídeo também estava tudo ok, recomendei a minha amiga que não deixe mais a máquina parada por muito tempo, ligar pelo menos uma vez na semanas uns 10, 20 min.

Faltou alguns detalhes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais