Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Clock do fx 8350 caindo para 1.4 em aplicações "pesadas"


Posts recomendados

Olá amigos

Tenho um Fx 8350 que já está dando dor de cabeça...

O que acontece é o seguinte :

Sempre que o PC exige algo a mais do processador os clocks dele abaixam p 1.4!! Principalmente jogando... Ele simplesmente abaixa e depois de uns 1-2 min volta ao clock stock 4.0...

Lembrando que isso não acontece só jogando!, se eu rodar por exemplo, um adobe premier, after effects, iniciar uma renderização etç, enfim.

O problema que jogando fica IMPOSSÍVEL jogar, já que o fps vai la pra casa dos 20...

Estava achando que era a temperatura, mas acredito que não já que em full só atinge no máximo 55c e pra variar aqui onde moro está fazendo em média 5 graus por noite... O que creio eu ajude. E eu sempre estou monitorando via afterburner, utilizo um Corsair h60i.

Pesquisando na net encontrei muita gente com esses problemas, algumas pessoas conseguiram resolver, outras não, pelo que vi esse problema está relacionado ao gerenciamento de energia da placa-mãe, já desativei todos os gerenciamentos na bios (Cool n quiet, apm, c1n, etc), mas continua a mesma coisa... Sempre que exige um processo mais "pesado" o clock simplesmente cai para 1.4 e fica uma tremenda lentidão...

Alguém tem alguma sugestão?

Será que é Algum bug na placa-mãe relacionado a tensão? Pois tá muito estranho... Já atualizei a bios p última versão.

Quando o clock cai, a "core voltage" também cai, verifiquei isso no cpu-z...

Minha config

R9 290
Fx 8350
2 X 16gb
Fonte 750w
placa-mãe m5a97_le
 

Algumas imagens da bios.

 

13227734_235501676827493_747766218095503

 

13248355_235501746827486_180623345373307

 

 

 

13244079_235501966827464_954569980810896

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, lucastjr disse:

já que o problema parece ser gerenciamento de energia, caso ainda não tenha tentado... desative o gerenciamento de energia do sistema também.. coloque o estado minimo de desempenho do processador em 90 ou 100 % e veja se resolve, -espero ter ajudado- 

 

 

Já fiz isso, não resolveu... :tw_bawling:

Rodei um DOOM agora, olha os resultados do HWMonitor.

 

A queda do clock e a queda da tensão do vcore...

 

Isso ocorre no meio do gameplay, depois de uns minutos volta ao normal, lembrando que só usei o DOOm como exemplo,isso ocorre por exemplo, em um benchmark.

 

DStSvAI.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marchand Filho Não entendo muito bem mas tem casos de over em 4.0 caindo pra 1.4, problema bem parecido com o seu que é muitas vezes (ou sempre, não sei) causado pelo VRM da mobo, "verifica se sua mobo tem a opção cpu calibration se tiver seleciona "high" ou "extreme" nas opções de alimentação da cpu", vou dar umas pesquisadas pra ver se lhe ajudo mais. 

Dizem que é o VRM da mobo aquecendo... Acho que foi você que postou esse problema lá no grupo do face, teve gente falando que ela não tem dissipador pro vrm se nao me engano.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucastjr @Italo Cruz

 

Configurei minha bios dessa forma.

 

Desativei tudo.

 

Desativei até o turbo clock.

 

13220606_235817710129223_499685481026847

 

13246158_235818030129191_896294964303072

 

13268010_235818233462504_693388480552583

 

Vou da uma pesquisada nesse processo de mudança de multiplicador e tensão, não entendo disso. Quais dessas opções são relacionadas a isso? NB Voltage para mudar a tensão do processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marchand Filho

 

Tem um ventilador aí? Pra saber se é o VRM fritando, faça um teste, com um ventilador apontado pra ele.. 

 

Volte TUDO pras configurações padrão: BIOS (aperte F5, confirme e reinicie) e no Windows (nas "Opções de Energia", use "Equilibrado". Entre em "Alterar configurações do plano", "Avançado" e resete tudo ao padrão.. Tem um botão pra isso)..

 

Seria a última alternativa.. Se ficar estável, seria isso..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Seguinte, não fiz esse teste.

 

porém fiz outro, usei o AMD Overdrive e coloquei os clocks do processador a 2.5 e o vcore a 1.2, e ta segurando não caiu mais!

 

Eu acho que o problema é esse VRM Fritando mesmo, pois coloquei o dedo nos vrms e está pegando fogo.

 

Tentei com os clocks a 3.5 mas continuou caindo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria @Marchand Filho Eu uso o 212X no meu 8350 e dificilmente chega a 60°, até no BF4 no talo ele fica uns 55°. Que bom que você conseguiu dar um jeitinho amigo, seria bom você dar um jeito de resfriar o vrm ou mudar a mobo, eu tenho o 8350 com mobo chiset 970 e nao tenho nd a reclamar ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Marchand Filho disse:

Rapaz, coloquei uma ventoinha (forte) da corsair que tenho aqui soprando no vrm, e não é que parou de dar as quedas? caramba... ta segurando de boa agora. 100% fluido e estresse no maxx via over drive.

Pelo jeito, VRM com dissipador é obrigatório com FX... Ainda mais com CPU de 125 Watts..

 

Manter uma ventoinha no VRM seria a forma mais barata de segurar isso.. Ou trocar a placa-mãe..

 

 

@Italo Cruz

 

A dele é 970, mas tem o VRM todo exposto

08130219b2a785.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Cruz

 

Qual a sua mobo?

 

To morando aqui Py e encontrei uma GIGABYTE 990FXA-UD5 R5 por 700,00

 

To procurando outras soluções mais baratas, vi que vende uns dissipadores com fita dupla face do tamanho do vrm no ML por 14 reais pacote com 4, mas acho que isso seria tampar o sol com a peneira não? Uma solução definitiva e duradoura (segura) seria trocar a mobo por uma 8+2 com dissipador nas vrms?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Em 26/05/2016 às 00:25, OCCT disse:

Já tentou desativar o apm na bios?

 

Aqui resolveu este problema na mobo GA 970A DS3P.

@Marchand Filho Você conseguiu resolver seu problema apenas desativando o APM? Tenho uma GA-970A-D3P e estou com esse mesmo problema com o FX-8350, dentro do WoW meu FPS cai pra 15 - 20 e quando olho a frequência cai de 4.0Ghz pra 1.4Ghz.

 

SS da Placa 

8181_big.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...