Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
iLeonardo Carvalho

Recuperar tamanho de um hd externo

Recommended Posts

Eu tenho um problema em relação de alguns HD que perdem memória por formatação interrompida ou às vezes a fonte de Alimentação não está mandando a corrente suficiente para o funcionamento do HD...

Eu tenho um HD de 2Tb, nele deu aquele problema de leitura e precisei realizar o Modo Unbrick no HD, eu abri o HD e girei a peça que faz a leitura magnética nos discos e com sucesso ele voltou a funcionar mas o problema é que o HD perdeu seu espaço de Alocação ficando em 55,8Gb, segue às fotos:

Eu tento Excluir o Volume e Recriar mas o Windows não reconhece o Espaço dele, tentei usar o gparted do Debian/Ubuntu Desktop 14.04 mas sem sucesso, percebe que o Formato está em exFAT mas antes de acontecido o problema ele estava neste formato e mesmo formando em outros formatos não consigo recuperar o Espaço Orginal.

01.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

sabe quando o HD começa a apitar e a Agulha começa a bater é por causa que ele parou no modo de Gravação e não consegue voltar para o modo Leitura para iniciar o HD, eu vi um video da Youtube ensinando a recuperar o HD:

Mas não executei o software neste momento não, só empurrei a agulha no estado inicial e voltou a funcionar. Meu problema agora é recuperar o Espaço Alocado do HD.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo que consiga recuperar o espaço ele deverá apresentar problemas com leitura e gravação devido á poeira microscópica que se espalhou por dentro ( dizem que os HDs são fabricados em ambientes super limpos ).

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, HD não se abre. Eles são montados em locais chamados "salas limpas", onde o ar é mais puro do que o de uma sala de cirurgia. Mesmo na manutenção e recuperação de dados estas salas são usadas. Como foi dito, a vida deste HD será curta, pois foi aberto em um ambiente "contaminado".

Compartilhar este post

Link para o post

Bem é verdade na questão de partículas de poeira podem atrapalhar futuramente a vida útil do equipamento mas queria pelo menos reaproveitar ele por algum tempo e para isso queria recuperar a o Espaço Alocado já vi várias Postagens com este problema em que o HD por alguma falha lógica ou às vezes física ele perde sua memoria deixando em RAW, e não consigo recuperar este espaço minha BIOS não consegue me dar uma leitura do HD em relação ao seu Espaço e como dito antes pensei usar o Gparted mas sem sucesso.

Quem tiver uma ideia de um software ou até mesmo algum repositório do Linux que tenha resolvido este problema fico grato.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta um "zero fill" também chamado de " erase " que vai deixar o HD do jeito que veio de fábrica na sua superfície magnética eliminando qualquer partição, formatação e dados.

Mas ainda acredito que você desregulou de algum modo o HD fazendo-o entender que só tem esse espaço.

Para zerar o HD tem no Hiren's vários programas em DOS que o fazem.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais