Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
iLeonardo Carvalho

Recuperar tamanho de um hd externo

Recommended Posts

Eu tenho um problema em relação de alguns HD que perdem memória por formatação interrompida ou às vezes a fonte de Alimentação não está mandando a corrente suficiente para o funcionamento do HD...

Eu tenho um HD de 2Tb, nele deu aquele problema de leitura e precisei realizar o Modo Unbrick no HD, eu abri o HD e girei a peça que faz a leitura magnética nos discos e com sucesso ele voltou a funcionar mas o problema é que o HD perdeu seu espaço de Alocação ficando em 55,8Gb, segue às fotos:

Eu tento Excluir o Volume e Recriar mas o Windows não reconhece o Espaço dele, tentei usar o gparted do Debian/Ubuntu Desktop 14.04 mas sem sucesso, percebe que o Formato está em exFAT mas antes de acontecido o problema ele estava neste formato e mesmo formando em outros formatos não consigo recuperar o Espaço Orginal.

01.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sabe quando o HD começa a apitar e a Agulha começa a bater é por causa que ele parou no modo de Gravação e não consegue voltar para o modo Leitura para iniciar o HD, eu vi um video da Youtube ensinando a recuperar o HD:

 

 

Mas não executei o software neste momento não, só empurrei a agulha no estado inicial e voltou a funcionar. Meu problema agora é recuperar o Espaço Alocado do HD.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo que consiga recuperar o espaço ele deverá apresentar problemas com leitura e gravação devido á poeira microscópica que se espalhou por dentro ( dizem que os HDs são fabricados em ambientes super limpos ).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, HD não se abre. Eles são montados em locais chamados "salas limpas", onde o ar é mais puro do que o de uma sala de cirurgia. Mesmo na manutenção e recuperação de dados estas salas são usadas. Como foi dito, a vida deste HD será curta, pois foi aberto em um ambiente "contaminado".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem é verdade na questão de partículas de poeira podem atrapalhar futuramente a vida útil do equipamento mas queria pelo menos reaproveitar ele por algum tempo e para isso queria recuperar a o Espaço Alocado já vi várias Postagens com este problema em que o HD por alguma falha lógica ou às vezes física ele perde sua memoria deixando em RAW, e não consigo recuperar este espaço minha BIOS não consegue me dar uma leitura do HD em relação ao seu Espaço e como dito antes pensei usar o Gparted mas sem sucesso.

Quem tiver uma ideia de um software ou até mesmo algum repositório do Linux que tenha resolvido este problema fico grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenta um "zero fill" também chamado de " erase " que vai deixar o HD do jeito que veio de fábrica na sua superfície magnética eliminando qualquer partição, formatação e dados.

 

Mas ainda acredito que você desregulou de algum modo o HD fazendo-o entender que só tem esse espaço.

 

Para zerar o HD tem no Hiren's vários programas em DOS que o fazem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×