Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto cobrar e como melhor fazer esse serviço?


Posts recomendados

Olá pessoal, sou técnico formado em Redes de Computadores, mas já faz algum tempo que me formei e ainda não exerci a profissão. Enfim, fui indicado para fazer a instalação de uma rede de um escritório. Esse escritório tem 4 salas, 25 máquinas, 2 impressoras e 3 roteadores (cada um com um plano diferente de internet). Os cabos já estão devidamente passados por todas as mesas dos computadores, meu trabalho com os cabos será apenas crimpá-los. Eu sei que não posso usar as 3 conexões de internet em um único switch, precisaria de um peplink. Mas esse peplink é muito caro, e pelo que vi, a gerente do escritório quer apenas a rede funcionando com internet via cabo em todas as maquinas a principio, ela quer uma rede mais barata e funcional. Portanto eu gostaria de apresentar a proposta que está na minha cabeça e fazer duas perguntas.
Eu estou pensando em fazer uma rede bem simples, só para fazer funcionar mesmo. Para isso eu precisaria apenas de um switch (que ela não tem). Eu acho que um switch da Cisco Catalyst 2950 series de 24 portas Fast Ethernet e 2 portas Gigabit Ethernet está de bom tamanho, custa cerca de uns R$300. Meu trabalho seria crimpar as duas pontas de todos esses cabos (no total, 50 pontas), instalar o switch em um dos roteadores com internet e nas máquinas, configurar cada ponto e as impressoras na rede. Eu sei que uma rede deste porte deve ter uma banda boa, com o peplink e um servidor rodando para gerir arquivos e administrar a segurança e etc. Agora vem as minhas questões:

1 - Essa minha ideia de rede é viável para o cliente? Ou é um serviço "porco" demais?
2 - Quanto eu cobro por esse serviço?

Obrigado pela atenção desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Existem mais de um acesso de internet? Se sim, procure por roteadores Multi-Wan.

 

Dependendo do uso, melhor usar um switch Gigabit do que optar por Fast.

 

Quanto a crimpar, não sei dizer ao certo quanto cobrar, mas poderia fazer um orçamento, ver quanto tempo gastaria para fazer tudo e cobrar por dia e não por ponto por exemplo. Porque se precisar passar um cabo, nem sempre é fácil passar sozinho, então o custo seu aumenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Unica sugestão que posso dar é que ficaria um ambiente de trabalho mais "clean" se em vez de um monte de cabo de rede passando, colocar adaptador wifi em todos os computadores e roteadores wifi em pontos estratégicos para boa captação do sinal. Um adaptador wifi custa uns 50~80 reais cada um.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, muita coisa precisa ser avaliada... tentarei descrever as que julgo como principais abaixo:

 

Você cita 25 pontos de rede, logo apenas 1 switch de 24 portas não irá atender. (deve-se levar em consideração escalabilidade futura e os pontos de impressora, AP, etc)

 

você tem grande disponibilidade de link (tres) isto é bom. recomendo levantar que departamento da empresa utiliza mais banda e priorizar os links.  ex: a fabrica de software faz muito upload pro servidor em nuvem, o comercial sobe muitos contratos por CRM tmb na nuvem, etc...  A não ser que você faça um balanceamento. mas como disse que não é tão viavel a compra de um loadbalance... (existem alguns fast de pequeno porte como este).

 

Uma opção "barata" que pode ser viável é você usar os 3 links direto em um switch. porém voce teria de manter apenas 1 DHCP.  exemplo:  temos os links VIVO, NET e TIM.  desativamos o DHCP dos modens NET e TIM e deixamos ativo apenas o VIVO. (Lembrando que cada roteador deve ter um IP diferente de rede, ex: vivo 192.168.1.1, NET 192.168.2.1, TIM 192.168.3.1.) quando conectado uma maquina na rede ela ira sair para a internet pelo link DHCP, porém você poderá colocar um IP fixo no windows da outra rede (192.168.2.1) e ela passará a sair pela rede TIM.

 

Enfim, são muitos conceitos.

recomento levantar os pontos criticos e tentar montar uma topologia no packet tracer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...