Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto cobrar e como melhor fazer esse serviço?


Posts recomendados

Olá pessoal, sou técnico formado em Redes de Computadores, mas já faz algum tempo que me formei e ainda não exerci a profissão. Enfim, fui indicado para fazer a instalação de uma rede de um escritório. Esse escritório tem 4 salas, 25 máquinas, 2 impressoras e 3 roteadores (cada um com um plano diferente de internet). Os cabos já estão devidamente passados por todas as mesas dos computadores, meu trabalho com os cabos será apenas crimpá-los. Eu sei que não posso usar as 3 conexões de internet em um único switch, precisaria de um peplink. Mas esse peplink é muito caro, e pelo que vi, a gerente do escritório quer apenas a rede funcionando com internet via cabo em todas as maquinas a principio, ela quer uma rede mais barata e funcional. Portanto eu gostaria de apresentar a proposta que está na minha cabeça e fazer duas perguntas.
Eu estou pensando em fazer uma rede bem simples, só para fazer funcionar mesmo. Para isso eu precisaria apenas de um switch (que ela não tem). Eu acho que um switch da Cisco Catalyst 2950 series de 24 portas Fast Ethernet e 2 portas Gigabit Ethernet está de bom tamanho, custa cerca de uns R$300. Meu trabalho seria crimpar as duas pontas de todos esses cabos (no total, 50 pontas), instalar o switch em um dos roteadores com internet e nas máquinas, configurar cada ponto e as impressoras na rede. Eu sei que uma rede deste porte deve ter uma banda boa, com o peplink e um servidor rodando para gerir arquivos e administrar a segurança e etc. Agora vem as minhas questões:

1 - Essa minha ideia de rede é viável para o cliente? Ou é um serviço "porco" demais?
2 - Quanto eu cobro por esse serviço?

Obrigado pela atenção desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Existem mais de um acesso de internet? Se sim, procure por roteadores Multi-Wan.

 

Dependendo do uso, melhor usar um switch Gigabit do que optar por Fast.