Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gtx 760 vs força misteriosa /?/


Posts recomendados

Saudações companheiros do CDH, venho criar este tópico para expor um problema que estou vivenciando que é no mínimo, curioso. 

 

O problema é explicado no vídeo abaixo (vídeo feito por mim para ilustrar melhor a situação) 

 

 

Quem não conseguir assistir por algum motivo, irei explicar aqui o que está acontecendo. Pois bem, minha configuração é a seguinte:

 

MOBO: H61M-P31 (G3) 

CPU: i3 3220 

VGA: GTX 760 2 GB ACX SC

RAM: (2x4) 1333 DDR3 8 GB

FONTE: GX 450W Cooler Master

 

Bom, fiz a aquisição desta VGA recentemente (no dia 21) e para instalá-la na minha mobo, tive de atualizar a BIOS de 2.3 para 2.7. Tudo certo até aí, a VGA funcionou sem problemas algum até o dia 24. Após este dia, toda vez que eu desligo o computador e fico sem utilizá-lo por um determinado período de tempo (horas, geralmente) ele liga de uma forma estranha, com coisas na tela que se parecem muito artefatos (se não são, de fato). Isto acontece somente no primeiro boot, pois logo após de reiniciar o computador, tudo volta ao normal e a VGA funciona tranquilamente sem nenhum "glitch" / "artefato" no vídeo. O mais curioso ainda é, se eu desligar o computador por completo e ligá-lo novamente, a VGA liga sem esses problemas. O problema só ocorre quando eu ligo o pc em um período longo de tempo. 

 

O que acham que pode ser? Se fosse a VGA com artefatos, ela não seguiria esse padrão de reiniciar e funcionar, certo? Ela iria simplesmente manter os artefatos na tela em todas as inicializações... Então, por que diabos? 

 

Acham que pode ser a fonte que não tá conseguindo dar energia o suficiente pra ela? Lembrando que eu uso 2 adaptadores que já vieram na placa de vídeo, um de 8 pinos e o outro DVI to VGA, pois meu monitor e minha fonte não tinham. 

 

Minha teoria louca (e leiga) é de que toda vez quando inicio o computador a primeira vez, a fonte não consegue dar energia o suficiente pra placa de vídeo operar, porém quando eu reinicio a fonte já conseguiu dar energia o suficiente, por isso ela liga de boa. 

 

Mas e aí, alguém pode me ajudar? Tô ficando louco com isso! Se alguém puder me ajudar, ficarei agradecido, como falei no vídeo. Um abraço a vocês. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKK, é rapaz, as vezes satanás apela com os problemas. 

 

Então, super-aquecimento não é, pois estou começando a pensar que a placa é do sub-zero pois eu moro no Rio e em full ela tá fazendo 60ºC (o que é ÓTIMO pra uma vga da NVIDIA). 

 

Driver não é, pois eu já reinstalei e no gerenciador de dispositivos só mostra esse "defeito" na primeira vez, após reiniciar tudo funciona normalmente, como mostrado no vídeo. 

 

Na primeira vez o computador não reinicia não, ele fica utilizável, porém daquele jeito tosco lá com os "artefatos". Mas cara, o que mais me ***** a cabeça é: Por que diabos só acontece na primeira vez? E mais, somente nesse tempo em específico que o computador fica away from energy durante algumas horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Levi Lima disse:

toda vez que eu desligo o computador e fico sem utilizá-lo por um determinado período de tempo (horas, geralmente) ele liga de uma forma estranha, com coisas na tela que se parecem muito artefatos (se não são, de fato). Isto acontece somente no primeiro boot, pois logo após de reiniciar o computador, tudo volta ao normal e a VGA funciona tranquilamente sem nenhum "glitch" / "artefato" no vídeo. O mais curioso ainda é, se eu desligar o computador por completo e ligá-lo novamente, a VGA liga sem esses problemas. O problema só ocorre quando eu ligo o pc em um período longo de tempo. 

Talvez, seja uma solda BGA quebrada.. Quando fica em temperatura ambiente, a falha fica mais evidente e causa isso.. Com o aquecimento da GPU, a solda expande e essa falha meio que é corrigida e volta ao normal.. É só uma teoria..

 

Até diria pra reduzir o clock dela, mas como o problema é na primeira inicialização, não vejo muito sentido..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RS Faria disse:

Talvez, seja uma solda BGA quebrada.. Quando fica em temperatura ambiente, a falha fica mais evidente e causa isso.. Com o aquecimento da GPU, a solda expande e essa falha meio que é corrigida e volta ao normal.. É só uma teoria..

 

Até diria pra reduzir o clock dela, mas como o problema é na primeira inicialização, não vejo muito sentido..

 

Essa placa eu adquiri recentemente, eu não sei se esta teoria seria o suficiente para eu pedir reembolso e devolvê-la para seu dono. O que você me diz? Peço reembolso por esta falha ou você acha que se for realmente este problema, é apenas algo mínimo e que pode ser "relevado"? Tô na duvida mortal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Levi Lima

 

O melhor mesmo, seria você testar ela num segundo PC.. Só pra descartar algum bug bizarro no seu PC.. E gravar o teste, como fez acima.. Garanta também, que a fonte usada, seja de boa qualidade.. Fazendo isso, fica ruim pro vendedor, se o problema se repetir..

 

No anúncio ele falava de algum problema na placa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema mesmo é que não conheço ninguém que tenha uma fonte melhor que a minha (eu sei que a minha é uma ***** e é ultrapassada, mas é que meus amigos só possuem fontes genéricas e tal.. Aquelas "500W REAISS") ~ Acha interessante eu levar minha fonte e a placa para testar em um segundo PC? 

Um eventual bug na minha PCI-E, poderia ocasionar nisso também? 

 

Ele não falava sobre nenhum BUG na placa não T.T 

 

Triste, pois tirando este problema, consigo fazer tudo com a placa e ela está me respondendo bem as minhas necessidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, RS Faria disse:

@Levi Lima

 

É essa fonte?

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-cooler-master-gx-450-w/2216/1

 

Sendo ela, ótimo.. Leve as duas.. Se sua placa-mãe tivesse um slot PCI-Ex secundário, poderia testar aí mesmo..

 

É exatamente essa fonte. Vou tentar fazer isso então, só vou tentar convencer um amigo para fazer isso então T.T 

 

Minha placa-mãe é uma *****, é genérica. Só tem um slot-pci. Daí caso não aconteça isso no outro PC, a conclusão é de que minha placa-mãe tá dando algum bug insano, certo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom as 2 teorias mais razoáveis são essas: problema de frio, como o amigo acima citou, algum componente que ao chegar em uma temperatura mais baixa causa defeito, ou problema de umidade. Como você falou, o problema so aparece se ficar um bom tempo sem ligar. Logo dependendo de onde você mora, poderia ser algo relacionado a condensação no ambiente.

 

Um bom teste seria você deixar o pc desligado o tempo necessário para dar o erro e em vez de ligar de cara, pega um secador de cabelo e dá uma esquentada no gabinete. Depois liga ele e vamos ver se o erro persiste. Se ainda der o erro. chama uma benzedeira ou pai de santo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...