Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
paulo celio

De 0-5v para 0-12v

Recommended Posts

Bom dia:

Gostaria de uma ajuda para fazer com que um sinal variável de 0-5V, obtido através de sinal PWM de um microcontrolador se transforme

num sinal variável de 0-12V.

Agradeço a ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

albert:

Primeiramente agradeço a pronta resposta.

Eu não expliquei direito... Eu já tenho o sinal variável de 0-5V, obtido a partir de um sinal PWM ( de um microcontrolador) com o filtro adequado.

Como esse sinal vem do microcontrolador, a tensão máxima do sinal variável é 5V ( é necessário  que seja 12V)

Eu preciso duplicar o valor desse sinal para ele acionar um equipamento que opera com um sinal de entrada variável de 0-12V.

Por exemplo: onde no sinal variável de 0-5V é 1,5V --- no sinal que será aplicado na entrada do equipamento seria 3V (o dobro).

A conta não fecharia porque 2 x 5V = 10V e não 12V, mas com alguns ajustes eu poderia estabelecer uma equivalência.

Pensei em algo mais simples, com transistores, mas não sei exatamente como fazer.

Se puder me ajudar, agradeço.

paulo celio

Compartilhar este post

Link para o post

@paulo celio ,

Para fazer com precisão, tem de usar um amplificador operacional rail to rail na configuração de amplificador não inversor, com ganho de 12/5 = 2,4 , e teria de ser alimentado com +15 / -15V .

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Baseando nestas tuas novas informações, penso que o mais simples e minimalista é algo como...

Arduino-Schem.jpg

Desconsidere a palavra "arduino" e sim seu sinal pwm e uma entrada analógica do mc pra fazer a compensação. Claro o mc vai perder algum tempo com algo que algum hw step up poderia fazer mas como tua precondição é o pwm fornecido pelo mc... que ele tenha ...paciência

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Tarde:

Agradeço ao albert, ao aphawk e à Isadora pelas soluções apresentadas.

Escolherei a que melhor se adaptar ao meu projeto.

Paulo Celio

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Noite:

Acho que encontrei uma solução mais simples, que pode resolver o meu problema.

Alguém discorda? (vejam o anexo)

Paulo Celio

solução.JPG

Compartilhar este post

Link para o post
48 minutos atrás, paulo celio disse:

Boa Noite:

Acho que encontrei uma solução mais simples, que pode resolver o meu problema.

Alguém discorda? (vejam o anexo)

Paulo Celio

solução.JPG

Sim, essa dai é exatamente a solução proposta pelo aphawk e a razão dos resistores terá de ser = 2,4

Editado por faller

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, paulo celio disse:

albert:

Primeiramente agradeço a pronta resposta.

Eu não expliquei direito... Eu já tenho o sinal variável de 0-5V, obtido a partir de um sinal PWM ( de um microcontrolador) com o filtro adequado.

Como esse sinal vem do microcontrolador, a tensão máxima do sinal variável é 5V ( é necessário  que seja 12V)

Eu preciso duplicar o valor desse sinal para ele acionar um equipamento que opera com um sinal de entrada variável de 0-12V.

Por exemplo: onde no sinal variável de 0-5V é 1,5V --- no sinal que será aplicado na entrada do equipamento seria 3V (o dobro).

A conta não fecharia porque 2 x 5V = 10V e não 12V, mas com alguns ajustes eu poderia estabelecer uma equivalência.

Pensei em algo mais simples, com transistores, mas não sei exatamente como fazer.

Se puder me ajudar, agradeço.

paulo celio

Imaginei que fosses quer esta variação em potência. 

Sendo assim os op amp funcionam 

Em potência: alguns amperes

Editado por albert_emule

Compartilhar este post

Link para o post

Não mencionaste até então que tinhas 15V a disposição nem a potência envolvida. Neste caso meu voto vai para a ululantemente óbvia solução do amigo paulão

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe a nossa falha, Isadora!

Por ser um projeto (não mencionei isso), posso acrescentar isso ou aquilo, o que for necessário para que tudo funcione.

Obrigado assim mesmo pela dica.

Paulo Celio.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais