Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Jonis Maurin Ceará

Detectar ac no microcontrolador

Recommended Posts

Olá.

Qual a melhor maneira de detectar tensão AC em um arduino?

Obviamente que devo utilizar um optocoupler pra isolar o circuito. Neste caso, pretendo usar o H11AA1 que já trabalha com 110v direto. Porém, o problema fica no 'zero' da onda....e eu nao quero ter que tratar isso no software porque já terei muitas outras coisas para serem 'tratadas', além de ter pelo menos 4 entradas AC no controlador.

Ai eu estava pensando aqui comigo....se eu colocar um capacitor na entrada AC e um diodo (para evitar o consumo de energia pelo capacitor) eu consigo resolver o meu problema do 'zero'? Caso sim, qual seria o valor mais indicado de capacitor?

Como eu tinha uns capacitores de poliester aqui (10nF) fiz um teste, mas nao mudou nada....continua gerando uma 'onda' na saida.

Existe alguma maneira melhor de fazer isso?

A ideia é a seguinte: o meu circuito irá controlar 4 lampadas (dimmer). Para não perder o control atual que teno (interruptor na parede), pretendo ligar o interruptor no Arduino, que por sua vez irá acionar as lampas (liga/desliga).

A possibilidade de ligar um rele no arduino e deixar em paralelo com o interruptor da parede esta descartada porque quero poder saber qual o estado da lampada através do software. Se estiver em paralelo, eu nao saberei se o interruptor esta ligado ou nao. E também nao há mais espaço para mais fios no conduite.

Também existe a ideia de ligar carregadores de celular (5v) no interruptor da parede....porém, nao quero ter que ter 4 carregadores e suas saidas ligadas no arduino....quero um circuito mesmo para isso.

Não preciso medir a corrente ou tensão, somente saber se esta ligado ou desligado através do Arduino.

DetecaoAC.png

2.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais