Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 8 corrompido - hirens boot não inicializa


Posts recomendados

URGENTE: Pessoal, vim pedir a ajuda de vocês porque já estou um tanto quanto desesperada: tenho um notebook da Dell Inspiron 14, hd recentemente trocado 500gb, core i3, memoria de 4mb, e desde o dia 13/05/16 estou usando o windows 8, pois tive que trocar o hd original que deu problemas. Enfim, o s.o não estava apresentando problemas, só que na quinta feira (26/05) ele travou e eu sem paciencia o desliguei forçadamente, resultado: sistema corrompido; não inicializava. Fiz os reparos automáticos e nada. Fiz reparos pela mídia de boot do win8 e nada. Então decidi que o unico jeito seria formatar, porém não tenho backup dos arquivos que estão no hd. Fiz o boot pelo hirens boot para fazer o backup, mas o hirens simplesmente entra na tela (mini xp) mas os ícones não aparecem... Alguma ideia do que eu possa fazer????? P.s: usando o hirens porque não tenho outro note pra ligar o hd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Virgilia qual o icone que você se refere?
 

eu te sugiro, instalar o windows 8  na mesma partição C: após instalar o windows normalmente sem +, você está criando um dual boot, no caso quando iniciar haverá 2 opções de windows 8 então após você reiniciar escolha a primeira opção do windows para inciar se der erro reinicie o pc e escolha a segunda opção de boot, logo mais iniciado vai em meu computador acesse o disco c: e la haverá a pasta windows.old é só continuar acessando as pastas que você encontrar, e você vai encontrar arquivos do disco c:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela instalação normal do Windows você consegue criar uma nova partição usando o espaço que se encontra além da parte utilizada do seu HD e instalar o Windows ali.

Depois terá que tentar recuperar os seus arquivos antigos da partição que não foi "mexida", usando um recuperador de arquivos.

Outra opção (não tenho certeza se ele existe no Windows 8) é reinstalar o Windows preservando os seus arquivos pessoais.

Dê uma explorada nas opções de instalação do Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma mídia bootável com uma distro Linux usando o rufus:

 

http://mint.c3sl.ufpr.br//stable/17.3/linuxmint-17.3-xfce-64bit.iso

 

https://rufus.akeo.ie/downloads/rufus-2.9.exe

 

* carregue o Linux ( sem instalar - em modo live)

 

Dentro do Linux execute o Gparted.... e crie uma nova partição (NTFS) usando o espaço disponíve no disco... ( copie os arquivos que desejas fazer backup para essa partição nova)

Ainda com o Gparted.... formate a partição em que se encontra o Windows.....

Obs. para cada ação escolhida no Gparted deve-se clicar em aplicar

 

* Reinstale o Windows!!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse meio tempo o hirens abriu (os ícones que me referia era My computer, desktop e etc para acessar as pastas), demoraram demais a aparecer, mas apareceram, porém agora quando clico para abrir a pasta ele trava e não abre. 

Não posso perder os arquivos que estão no c: .... vocês mencionaram em criar outra partição e instalar o windows, mas depois terei acesso a esses arquivos, certo? E outra, só tenho 110mb livres, será que da pra criar essa outra partição e instalar o win8?

 

Manjaro tenho receio de usar o Linux porque nunca mexi, mas se de td não tiver outro jeito tento por ele :) obg

Mais uma duvida: @Eduardo Garrix se eu instalar o win8 na mesma partição ele não vai sobrescrever o q já esta instalado e por consequência apagar meus arquivos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Virgilia o Linux é facin facin :rezando: é só ter Fé... !! :D

 

Não há perigo., pois irás carregar o linux sem instalar..( em modo live....usando a opção experimentar) ai é só usar o Gparted para trabalhar com as partições....

Backup dos arquivos ? ( pode ser em hd externo., em outra partição, em dvd/pendrive., enviando os mesmos para nuvem.... enfim)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Virgilia disse:

se eu instalar o win8 na mesma partição ele não vai sobrescrever o q já esta instalado e por consequência apagar meus arquivos?

Eu não me lembro bem, mas parece-me que existe uma opção para instalar o Windows 8 e manter as pastas de usuários.

Inicie a instalação e dê uma explorada com atenção nas opções que cada tela oferece.

Você vai acabar encontrando.

Eu não posso fazer isso agora, mas se você não conseguir, vou tentar fazer um teste mais tarde.

você não precisa iniciar a instalação, apenas vá verificando as opções possíveis e só clique em "continuar" se tiver certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC quando inicio pela midia do win8 eu tenho a opção de avançar para instalar (instalar agora, se nao me engano), e a opção reparar o computador, que dá várias outras opções, que já usei todas, menos a de recuperação total que já avisa que os arquivos serão apagados... quando diz pra explorar seria a opção de instalar agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Virgilia disse:

@Wal SJC quando inicio pela midia do win8 eu tenho a opção de avançar para instalar (instalar agora, se nao me engano), e a opção reparar o computador, que dá várias outras opções, que já usei todas, menos a de recuperação total que já avisa que os arquivos serão apagados... quando diz pra explorar seria a opção de instalar agora?

Sim, explore essa, que ele vai mandar você escolher a partição ou formatar a partição existente e, parece-me, que tem uma opção de manter arquivos pessoais. Enquanto você não der o "OK" final ele não vai fazer nada, trabalhe com atenção para não passar batido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC tem uns 40min que tá rodando a tela com "A instalação está sendo iniciada"... Será que é normal?

Se eu conseguir passar dessa tela,pelo que tava vendo de outros tutoriais, essa opção que você disse de manter os arquivos não tem, mas estava pensando em criar uma nova partição mesmo e instalá-lo... seria prudente? Conseguiria acessar os arquivos no C: depois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só atualizando a situação: comecei a instalação pela midia do win8 para conferir se havia alguma opçaõ de manter meus arquivos... Ficou 1h mais ou menos na tela de sendo iniciada, depois apareceu uma janela dizendo que a "Chave do produto digitada não corresponde a nenhuma imagem do Windows disponível para a instalação. Digite uma chave diferente", porém EU NÃO DIGITEI CHAVE NENHUMA, HAHHAH.... não apareceu nenhum campo pra colocar chave ou serial...

 

Alguma sugestão a mais do que fazer pelo windows? Essa mídia tá corrompida, ou será porque ela não é a mesma que foi instalada inicialmente? (pois o notebook foi formatado na assitência, e não me deram a midia de instalação, logo pra fazer o reparo eu mesma procurei um arquivo de imagem iso do win8 e criei a midia bootavel...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Virgilia disse:

Só atualizando a situação: comecei a instalação pela midia do win8 para conferir se havia alguma opçaõ de manter meus arquivos... Ficou 1h mais ou menos na tela de sendo iniciada, depois apareceu uma janela dizendo que a "Chave do produto digitada não corresponde a nenhuma imagem do Windows disponível para a instalação. Digite uma chave diferente", porém EU NÃO DIGITEI CHAVE NENHUMA, HAHHAH.... não apareceu nenhum campo pra colocar chave ou serial...

 

Alguma sugestão a mais do que fazer pelo windows? Essa mídia tá corrompida, ou será porque ela não é a mesma que foi instalada inicialmente? (pois o notebook foi formatado na assitência, e não me deram a midia de instalação, logo pra fazer o reparo eu mesma procurei um arquivo de imagem iso do win8 e criei a midia bootavel...)

A sua bios é UEFI, você tem que instalar um Windows da mesma versão instalada originalmente pelo fabricante ou comprar outro serial para a versão que você quer instalar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando (pra talvez alguém que venha ver esse tópico com a mesma dúvida):

Não consegui acessar meu hd, nem pelo hirens boot nem pelo Linux; ele estava lá, porém eu não via as pastas... até sei que li algo sobre aqui no forum, mas como já estava hyper cansada não voltei a procurar. Bem, no hirens boot quando me toquei de fazer o chek disk ele não conseguiu executar mt bem; no linux me parece que não tinha "acesso" ao hd, ou que ele não estava montado... Penso, depois disso e com a ajuda de muitos, que possa ser problema físico. (não me ocorreu isso antes porque troquei o hd esses dias, não tinha cabimento ele estar com bad block já)...

Eu vou tentar a midia pra instalação novamente, só que agora a que baixei direto da Microsoft pra ver se reconhece minha chave na bios.

Se não der, o jeito vai ser levar na assistencia.

 

Mais uma dúvida: Como eu sei se o hd é novo, ou foi retirado de outro notebook para ser colocado no meu? Isso é uma prática normal? Afinal, eu paguei por um hd novo... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Virgilia  embora ja teve algumas tentativas, é como eu falei... eu fiz por experiencia propia, você vai instalar o windows sem formatar as partições como no normal, vai dar o boot e depois exclui as partições formata e deixa aquela que tem o "backup" embora n tenha tentado ainda, instale o windows 8 por cima do atual.... no disco c: la no meu computador você vai encontrar a pasta windows.old se n tiver na pasta raiz do disco c: vai encontar na pasta windows/user/ e etc é só acessar... mas é possivel e mais certo está na raiz cmg n tem erro. logo depois é só entrar no windows.old e vai ser o seu antigo windows la vai ter a pasta area de tabalho desktop documentos e etc...  mas n formate o hd e tente recuperar tenho certeza que você não vai recuperar todos os documentos, e se for para econtrar por pasta os programas n vai te dar está opção só excel, world, power point....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Virgilia   ou coloque seu hd em outro pc, deixei ele na configuração do boot como secundario.. logo após acesse o pc normal com o hd primario, e dai faça um backup dos arquivos. então formate o hd no seu notebook e instale o windows 8 de preferência coloque o 7, depois volte no pc com o hd do backup e então recupere os arquivos

 

para saber se eu HD está novo(0 bad block/logico ou fisico) execute no seu notebook o hirens e vá na opção Dos progams, dps acesse Hard disk tool e depois acesse o Hdat2, acesse vivard opção 2 ou victoria, um desses funciona, testei os outros e n gostei... assim você encontrar erros no hd, para facilitar busque tutoriais.... sobre hdta2, vivard ou victoria usando ele com hirens boot cd, especifique para que n haja erro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Garrix to rodando a midia do win 8 aqui de novo, já que com essa consegui avançar até outras opções creio q a primeira estava errada mesmo. Fiz o check disk e apontou erros, porém quando insiro o comando pra corrigir ele diz que o tipo de sistema de arquivos é RAW, e portanto o chkdsk não esta disponível. Como o hd ainda está na garantia e eu não to com muito tempo pra continuar a investigar qual erro pode ter ocorrido, voltarei com ele pra assistência, mas pode crer que depois verificarei segundo sua dica, pelo hirens ou outro, se o problema voltar a aparecer em tão pouco tempo :( .... (espero que não rsrrs)

 

Até pensei em fazer a formatação como mencionou, mas não to com mais tempo de ver isso, além de quê se der mais erros no hd é bem provável que eles não cubram a garantia, uma vez que tô executando reparos por minha conta ;)

 

Agradeço muito mesmo a ajuda de todos! Assim que eu tiver uma resposta definitiva eu posto aqui para mais esclarecimentos :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Virgilia disse:

Fiz o check disk e apontou erros, porém quando insiro o comando pra corrigir ele diz que o tipo de sistema de arquivos é RAW, e portanto o chkdsk não esta disponível.

Ah... a situação está crítica., quando sai das trevas o formato Raw é que o HD está morrendo  - foi por isso que o Linux Mint não conseguiu montar o HD.. :rezando:

Um note da famosa Dell dando problemas com frequência ?!  quem diria...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Virgilia disse:

@Eduardo Garrix to rodando a midia do win 8 aqui de novo, já que com essa consegui avançar até outras opções creio q a primeira estava errada mesmo. Fiz o check disk e apontou erros, porém quando insiro o comando pra corrigir ele diz que o tipo de sistema de arquivos é RAW, e portanto o chkdsk não esta disponível. Como o hd ainda está na garantia e eu não to com muito tempo pra continuar a investigar qual erro pode ter ocorrido, voltarei com ele pra assistência, mas pode crer que depois verificarei segundo sua dica, pelo hirens ou outro, se o problema voltar a aparecer em tão pouco tempo :( .... (espero que não rsrrs)

 

Até pensei em fazer a formatação como mencionou, mas não to com mais tempo de ver isso, além de quê se der mais erros no hd é bem provável que eles não cubram a garantia, uma vez que tô executando reparos por minha conta ;)

 

Agradeço muito mesmo a ajuda de todos! Assim que eu tiver uma resposta definitiva eu posto aqui para mais esclarecimentos :)

Use o aplicativo TestDisk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC vale ressaltar os casos. no caso desse vídeo é como o HD estivesse  em coma, embora ele recuperou ainda da para usar, em outros casos o hd está inutilizável, bad block muito comum enfim é muito casos, porém mais um jeito de recuperar arquivo sempre é bom tentar vários mas não é confiável 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Garrix depois verei esse tutorial, porque conforme mencionei acabei levando o note para a assistência  pra não correr o risco de perder a garantia.

@Manjaro como falei esse hd não é o original da máquina, pois o original começou a apresentar problemas e um técnico me recomendou substituir... Hj levei na assistência (que instalou esse novo hd) e mencionei a eles que fiz o check disk e o mesmo apresentou erros; a atendente me disse que o normal é eles conferirem o hd, fazendo todos os testes que precisar, pra eu ficar tranquila rsrss....bem, não posso fazer nada a não ser esperar e rezar pra dar td certo rsrsrs

Mas agora me surgiu um questionamento: algum outro hardware pode estar prejudicando meu hd?? E tem como eu descobrir isso?? porque o hd original começou a dar falhas de uma hora pra outra, e esse "novo" deu falha após o s.o ser corrompido... Seria alguma coisa que tá 'estragando' todo hd que coloco no note?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Virgilia disse:

@Eduardo Garrix depois verei esse tutorial, porque conforme mencionei acabei levando o note para a assistência  pra não correr o risco de perder a garantia.

@Manjaro como falei esse hd não é o original da máquina, pois o original começou a apresentar problemas e um técnico me recomendou substituir... Hj levei na assistência (que instalou esse novo hd) e mencionei a eles que fiz o check disk e o mesmo apresentou erros; a atendente me disse que o normal é eles conferirem o hd, fazendo todos os testes que precisar, pra eu ficar tranquila rsrss....bem, não posso fazer nada a não ser esperar e rezar pra dar td certo rsrsrs

Mas agora me surgiu um questionamento: algum outro hardware pode estar prejudicando meu hd?? E tem como eu descobrir isso?? porque o hd original começou a dar falhas de uma hora pra outra, e esse "novo" deu falha após o s.o ser corrompido... Seria alguma coisa que tá 'estragando' todo hd que coloco no note?

Sim, outras coisas podem estragar o HD, para isso você pode usar um programa do tipo HDTune, onde na aba "Health" do mesmo, encontrará algumas informações do SMART, que podem ser valiosas para um diagnóstico.

Por exemplo: se o cabo de alimentação ou o cabo de dados estiverem com um mau contato intermitente, isso ficará registrado e voce saberá que em determinados momentos o HD perdeu a alimentação ou deixou de enviar/receber dados.

Se houver erros na troca de dados com a interface do controlador de disco, eles ficarão registrados, o que colocará o controlador como suspeito, já que o HD foi trocado e o problema persistiu. E assim por diante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...