Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca pasta termica notebook e problema


Posts recomendados

galera eo seguinte tenho um notebook da positivo comprado em 2010 ele tem 2gb de ram e 320 de hd. fui trocar a pasta termica dele e fazer um limpeza no mesmo mais no lugar da pasta termica tinha tipo uma borracha cinza retirei ela e apliquei a pasta termica com pouca quantidade mais cpbrindo toda a rea necessária mais agora  ele fica com o processador tipo qualquer coisa que eu faço no note ele fica en torno de 80% de uso eo cooler aumenta a velocidade e depois abaixa isso fica se repetindo conforme eu vou usando o equipamento gostaria de saber o que esta acontecendo o meu processador e um intel celeron dual core. agraço as presposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não está acontecendo nada de anormal.

O processador tem um sistema que sente a temperatura e manda um sinal para reduzir ou aumentar a velocidade do cooler, de acordo com a necessidade, para poupar a bateria e o motorzinho do cooler.

Quando o processador está em "idle" (inativo) a velocidade é mínima.

Quando o processador está em "full load" (carga máxima) a velocidade é máxima.

E o mesmo se aplica às cargas intermediárias a que o processador é submetido no dia-a-dia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC antes quando tinha a borracha no lugar da pasta termica o processador demorava pra alcansar essa ultilazaçao agora se eu abrir o face eo youtube ele chega a passar de 90% e diminui e volta entendeu. como eo nome dessa pasta que e tipo uma borracha que vem de fabriga no notebook?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wal SJC disse:

Não está acontecendo nada de anormal.

O processador tem um sistema que sente a temperatura e manda um sinal para reduzir ou aumentar a velocidade do cooler, de acordo com a necessidade, para poupar a bateria e o motorzinho do cooler.

Quando o processador está em "idle" (inativo) a velocidade é mínima.

Quando o processador está em "full load" (carga máxima) a velocidade é máxima.

E o mesmo se aplica às cargas intermediárias a que o processador é submetido no dia-a-dia.

antes quando tinha a borracha no lugar da pasta termica o processador demorava pra alcansar essa ultilazaçao agora se eu abrir o face eo youtube ele chega a passar de 90% e diminui e volta entendeu. como eo nome dessa pasta que e tipo uma borracha que vem de fabriga no notebook?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A "borracha cinza" nada mais é do que a massa térmica original do processador.

Quando o processador é solicitado ele esquenta e o cooler acelera, tentando manter a temperatura dentro de um certo limite.

Se a dissipação de calor estiver deficiente (massa térmica seca) a temperatura sobe muito no processador mas não passa rapidamente para o dissipador.

O cooler fica rodando direto na velocidade máxima, você se acostuma com o ruído e nem percebe mais.

O processador aquece até um determinado ponto e começa a trabalhar mais lentamente, reduzindo sua capacidade de processamento para não superaquecer (thermal throttling).

Por isso o seu processador operava com baixa taxa de utilização.

Depois que você trocou a massa a dissipação de calor melhorou, o processador começou a esquentar menos e não reduz mais a sua capacidade de processamernto.

Conclusão: ele vive trabalhando com 80% ou 90% da capacidade nominal, para concluir as tarefas mais rapidamente e sem ultrapassar o limite de temperatura.

Por isso, na hora que ele fica inativo a temperatura cai bastante e o cooler reduz a velocidade, para economizar.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wal SJC disse:

A "borracha cinza" nada mais é do que a massa térmica original do processador.

Quando o processador é solicitado ele esquenta e o cooler acelera, tentando manter a temperatura dentro de um certo limite.

Se a dissipação de calor estiver deficiente (massa térmica seca) a temperatura sobe muito no processador mas não passa rapidamente para o dissipador.

O cooler fica rodando direto na velocidade máxima, você se acostuma com o ruído e nem percebe mais.

O processador aquece até um determinado ponto e começa a trabalhar mais lentamente, reduzindo sua capacidade de processamento para não superaquecer (thermal throttling).

Por isso o seu processador operava com baixa taxa de utilização.

Depois que você trocou a massa a dissipação de calor melhorou, o processador começou a esquentar menos e não reduz mais a sua capacidade de processamernto.

Conclusão: ele vive trabalhando com 80% ou 90% da capacidade nominal, para concluir as tarefas mais rapidamente e sem ultrapassar o limite de temperatura.

Por isso, na hora que ele fica inativo a temperatura cai bastante e o cooler reduz a velocidade, para economizar.

 

agora entendi amigo. to pensando em voltar com thermal pad eo elastamero de voltar o aque você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera eo seguinte tenho um notebook com mais de 5 anos ai decidir trocar a pasta térmica mais quando abiri ele descobrir que ele tinha tipo uma massinha no processaodor, gpu etc ai removir e apliquei pasta termica em pouca quantidade depois disso ele fica aquecendo o processando com pouco coisa tpo abrir face e youtube juntos ele ja liga o cooler no maximo e depois para antes ele nao fazia isso queria saber qual eo nome da massinha que tinha antes que eu poder voltar com isso pois estou preocupado vai que da algum problema no meu note agradeço as respostas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@claudio jose O nome da massinha é elastômero, é uma interface

térmica diferente da pasta térmica, pois ela preenche um espaço entre

o processador e o dissipador, enquanto que a pasta térmica fica 

imprensada entre o processador e o dissipador, nesse caso não há

espaço a preencher. Você deve usar um adesivo térmico, que no caso

pode substituir o elastômero se for na espessura certa.

 

http://lista.mercadolivre.com.br/adesivo-termico#D[A:adesivo-termico]

 

 

adcarvalho

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, claudio jose disse:

agora entendi amigo. to pensando em voltar com thermal pad eo elastamero de voltar o aque você acha?

Eu acho que não há necessidade e inclusive que você não deve ficar abrindo o notebook diversas vezes, pois isso pode acabar causando algum problema de mau contato difícil de localizar.

Se o note não está esquentando e o cooler está reagindo às variações de temperatura, na minha opinião é melhor não mexer.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Wal SJC Concordo plenamente com a sugestão do nosso colega @Wal SJC se

o note não está dando problema com a pasta térmica que aplicou, deve continuar usando-o, a menos que perceba superaquecimento e alterações no funcionamento, ruído produzido pela ventoinha do cooler não representa necessariamente problema funcional.

 

 

adcarvalho

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...