Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Geração de energia alternativa


Posts recomendados

Olá pessoal, sou eletricista e amante da eletricidade e estou começando a criar um projeto de geração de energia alternativa e tenho dúvidas para criar este sistema. Gostaria de saber se é possível extrair na saída de um alternador caseiro uma frequência de 60Hz para evitar inversores, retificação e baterias, ou seja gostaria de saber se dá para alcançar a frequência desejada na saída do alternador de 50 a 60Hz através de algum esquema/dispositivo e ligar direto na rede?.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A frequência de uma alternador é determinada pelo numero de polos, pela defasagem entre esses polos, e pela rotação, sendo os dois primeiros fixos no projeto, a frequência de saída depende da estabilidade da rotação do alternador.

 

No caso se você conseguir manter esse alternador de 60Hz na rotação nominal, a frequência de saída também se manterá próxima a 60Hz...

 

Talvez uma transmissão CVT consiga isso. dentro de uma determinada faixa.

 

Quanto a ligar direto na rede, você se refere a ligar em rede já existente, ou ligar junto a rede da concessionaria? afim de injetar energia na rede? pois nesse caso seria necessário mesmo um inversor homologado, do tipo grid tie, pois seria necessário sincronia exata entre as fases do gerador e da rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 obrigado pela sua resposta, sim direto na rede interna da casa com intuito de ligar o eletrodomésticos que operam nessa frequência de 50 a 60Hz. Então posso alcançar os 60Hz apenas aumentando ou diminuindo a velocidade do alternador e caso por exemplo a geração não tiver com a tensão desejada por exemplo, alta demais, eu utilizaria que tipo de artifício para manter a tensão desejada?.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites