Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Geração de energia alternativa


Posts recomendados

Olá pessoal, sou eletricista e amante da eletricidade e estou começando a criar um projeto de geração de energia alternativa e tenho dúvidas para criar este sistema. Gostaria de saber se é possível extrair na saída de um alternador caseiro uma frequência de 60Hz para evitar inversores, retificação e baterias, ou seja gostaria de saber se dá para alcançar a frequência desejada na saída do alternador de 50 a 60Hz através de algum esquema/dispositivo e ligar direto na rede?.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A frequência de uma alternador é determinada pelo numero de polos, pela defasagem entre esses polos, e pela rotação, sendo os dois primeiros fixos no projeto, a frequência de saída depende da estabilidade da rotação do alternador.

 

No caso se você conseguir manter esse alternador de 60Hz na rotação nominal, a frequência de saída também se manterá próxima a 60Hz...

 

Talvez uma transmissão CVT consiga isso. dentro de uma determinada faixa.

 

Quanto a ligar direto na rede, você se refere a ligar em rede já existente, ou ligar junto a rede da concessionaria? afim de injetar energia na rede? pois nesse caso seria necessário mesmo um inversor homologado, do tipo grid tie, pois seria necessário sincronia exata entre as fases do gerador e da rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 obrigado pela sua resposta, sim direto na rede interna da casa com intuito de ligar o eletrodomésticos que operam nessa frequência de 50 a 60Hz. Então posso alcançar os 60Hz apenas aumentando ou diminuindo a velocidade do alternador e caso por exemplo a geração não tiver com a tensão desejada por exemplo, alta demais, eu utilizaria que tipo de artifício para manter a tensão desejada?.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais comum, ate mesmo em geradores a gasolina, e automóveis é regular a tensão de saída controlando a tensão fornecida ao rotor, usando um alternador com excitação externa. pra isso é necessário um regulador eletrônico.

 

Em geral a tensão de saída de um alternador é dada pela rotação, quanto mais rápido ele gira mais tensão, e pela corrente de excitação que circula pelo rotor... nesse caso a velocidade teria que se manter constante pra manter a frequência de saída constante, e a regulação da tensão se daria enfraquecendo ou cortando a alimentação do campo do rotor. pra prevenir que a tensão suba acima de uma dado valor. Vale notar que esse tipo de alternador precisa de uma bateria ou um gerador de tensão externo pra funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A ideia de manter a rotação do gerador estável tentando eliminar a necessidade de usar inversor pode parecer boa mas é de dificílima implementação. É muito mas muito mesmo mais fácil gerares energia do modo como conseguires, (na frequência que der, na tensão que for permitida, retificar e armazenar a mesma em bateria e, mediante inversor, recompor os 60 Hz seja sincronizado ou não com a rede AC..

 

Ou se não for isso me dê um só exemplo de como manter o gerador gerando 60 Hz e , se for o caso, como fazer para sincronizar o mesmo com a rede AC..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, faller disse:

A ideia de manter a rotação do gerador estável tentando eliminar a necessidade de usar inversor pode parecer boa mas é de dificílima implementação. É muito mas muito mesmo mais fácil gerares energia do modo como conseguires, (na frequência que der, na tensão que for permitida, retificar e armazenar a mesma em bateria e, mediante inversor, recompor os 60 Hz seja sincronizado ou não com a rede AC..

 

Ou se não for isso me dê um só exemplo de como manter o gerador gerando 60 Hz e , se for o caso, como fazer para sincronizar o mesmo com a rede AC..

gostaria de fazer um gerador de energia alternativa inovador, simples e eficiente. Se caso eu implementar baterias seria apenas para alimentar sistemas de bedines que tem um consumo muito baixo para operar durante a noite na ausência de sol por exemplo, caso é lógico eu não pudesse manter uma rotação constante através da força cinética gerada por uma mini hidrelétrica feita em igarapés. Manter uma rotação constante sem degradar tanto a natureza é algo que está praticamente solucionado através destes dois sistemas. O que você acha?

O projeto que quero fazer é mais ou menos assim, me desculpe caso o desenho esteja meio feio não sou muito bom no fireworks.

PROJETO GERADOR DE ENERGIA.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você já experimentou tocar com a mão mesmo um gerador sobre o qual é jogada uma carga. Reparaste que a força mecânica que ele oferece com carga e sem carga varia e varia muito, ao ligar a carga ele dá uma trancada tal que se não houver um ótimo mecanismo de realimentação ele perde total sua rotação e antes disso todo e qualquer sincronismo que pudesse existir..

Lhe aconselho que não desista de seu projeto mas por favor, com os pés no chão...  Não vais conseguir manter rotação constante e muito menos sincronismo nem que a vaca tussa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...