Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Olá. Sou estudante de engenharia da computação na Universidade Federal do Amazonas. 9o período, atualmente. Se você for algum acadêmico com experiência e tiver a boa vontade de me dar dicas com relação ao meu futuro acadêmico, eu agradeço. 

 

Possuo duas opções de departamentos para buscar orientação do meu TCC: O Instituto de Computação (Icomp) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Eletrônica e da Informação (CETELI)

 

Em resumo, o Icomp é aonde fica o pessoal ligado a ciências da computação, sistemas de informação e engenharia da computação. O CETELI é aonde ficam o pessoal ligado a engenharia da computação e engenharia eletrônica. Conheço e tenho bom relacionamento com professores de ambos os institutos.

 

Eu sempre me encontrei em um meio termo, em questão de gosto pessoal e afinidade, entre ciências da computação e engenharia eletrônica. Por isso optei por engenharia da computação: para estar em uma posição mais flexível. Durante o curso, encontrei muitas áreas e assuntos que me interessaram. Dentre eles, destaco: Arquiteturas de Processadores e descrições com VHDL, Computação Paralela, Verificação de Software, Linguagens Formais, Processamento Digital de Sinais, Sistemas de Controle. Porém, no último ano, creio que encontrei a área com a qual senti mais afinidade na minha vida: Redes Neurais Artificiais. Em especial, os desenvolvimentos recentes com arquiteturas profundas, mais próximas do funcionamento do cérebro humano. Estou muito inclinado a fazer um TCC nesta área com um professor do Icomp com quem tenho um certo grau de afinidade. Porém, não sei se é uma boa ideia do ponto de vista de currículo acadêmico. Não sei como é a reputação desta linha de pesquisa no Brasil atualmente...A sensação que eu tenho com alguns professores do CETELI é que eles acham que eu sou um sonhador de querer seguir essas linhas de pesquisa muito recentes e sem muita visão prática fora de empresas gigantes como google e facebook. Eles preferem coisas mais pé no chão, que possam garantir sucesso aqui no território brasileiro mesmo. Só que eu não me importo muito com coisas práticas...eu enxergo o meu estudo como um fim em si mesmo. Não sei se estou muito fora da realidade...Eu sei que soa um pouco confuso tudo isso, mas é que eu estou confuso também. Não consigo entender muito bem o ambiente acadêmico por aqui. 

 

Enfim, está quase tudo arranjado para eu fazer meu TCC no tema de Redes Neurais, com um professor do Icomp. Em resumo seria a utilização de uma arquitetura de rede neural recursiva para interpretação do movimento dos olhos com a finalidade de possibilitar a escrita de pessoas com incapacidades motoras em um teclado virtual. 

 

Porém estou considerando também a hipótese de fazer algo relacionado a processadores com vários núcleos, processamento paralelo e GPUs com um professor do CETELI que tenho bastante afinidade. É um assunto que eu gosto e é até relevante para uma futura pesquisa com Redes Neurais, já que as arquiteturas atuais requerem um bom suporte de GPUs, que utilizam computação paralela.

 

Ambos orientadores são pessoas sérias, dedicadas e com um bom currículo. Não sei se vocês acham o currículo dos orientadores algo de extrema relevância para a minha decisão, mas aqui vai:

 

O professor do CETELI possui mestrado na UFAM e doutorado na universidade de South Hampton na inglaterra. Ele irá para a Universidade de Oxford para participar de uma linha de pesquisa ainda esse ano (no caso a minha orientação com ele seria a distância). Link do currículo lates: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771206Y5

 

O professor do icomp possui mestrado e doutorado na UFMG. E faz parcerias em pesquisas de redes neurais com o pessoal da USP, Unicamp e outras universidades brasileiras bem conceituadas. Fora que ele está extremamente atualizado com relação aos desenvolvimentos mais recentes de Redes Neurais. Link do currículo lates: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706469E6

 

Outras informações relevantes é que eu estou fazendo de tudo para realizar um mestrado ou doutorado no exterior. Talvez o tema do meu TCC me ajude em alguma seleção para um programa de mestrado na linha de redes neurais em alguma boa universidade fora do Brasil. 

 

E aí o que vocês acham que é melhor em termos de reputação acadêmica? E em termos de mercado de trabalho? Ou vocês acham que eu deva ignorar todos estes pontos e partir para o estudo que me der maior satisfação pessoal? 

 

Se você chegou até aqui, agradeço de mais a atenção. 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×