Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que tcc fazer???


Posts recomendados

Olá. Sou estudante de engenharia da computação na Universidade Federal do Amazonas. 9o período, atualmente. Se você for algum acadêmico com experiência e tiver a boa vontade de me dar dicas com relação ao meu futuro acadêmico, eu agradeço. 

 

Possuo duas opções de departamentos para buscar orientação do meu TCC: O Instituto de Computação (Icomp) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Eletrônica e da Informação (CETELI)

 

Em resumo, o Icomp é aonde fica o pessoal ligado a ciências da computação, sistemas de informação e engenharia da computação. O CETELI é aonde ficam o pessoal ligado a engenharia da computação e engenharia eletrônica. Conheço e tenho bom relacionamento com professores de ambos os institutos.

 

Eu sempre me encontrei em um meio termo, em questão de gosto pessoal e afinidade, entre ciências da computação e engenharia eletrônica. Por isso optei por engenharia da computação: para estar em uma posição mais flexível. Durante o curso, encontrei muitas áreas e assuntos que me interessaram. Dentre eles, destaco: Arquiteturas de Processadores e descrições com VHDL, Computação Paralela, Verificação de Software, Linguagens Formais, Processamento Digital de Sinais, Sistemas de Controle. Porém, no último ano, creio que encontrei a área com a qual senti mais afinidade na minha vida: Redes Neurais Artificiais. Em especial, os desenvolvimentos recentes com arquiteturas profundas, mais próximas do funcionamento do cérebro humano. Estou muito inclinado a fazer um TCC nesta área com um professor do Icomp com quem tenho um certo grau de afinidade. Porém, não sei se é uma boa ideia do ponto de vista de currículo acadêmico. Não sei como é a reputação desta linha de pesquisa no Brasil atualmente...A sensação que eu tenho com alguns professores do CETELI é que eles acham que eu sou um sonhador de querer seguir essas linhas de pesquisa muito recentes e sem muita visão prática fora de empresas gigantes como google e facebook. Eles preferem coisas mais pé no chão, que possam garantir sucesso aqui no território brasileiro mesmo. Só que eu não me importo muito com coisas práticas...eu enxergo o meu estudo como um fim em si mesmo. Não sei se estou muito fora da realidade...Eu sei que soa um pouco confuso tudo isso, mas é que eu estou confuso também. Não consigo entender muito bem o ambiente acadêmico por aqui. 

 

Enfim, está quase tudo arranjado para eu fazer meu TCC no tema de Redes Neurais, com um professor do Icomp. Em resumo seria a utilização de uma arquitetura de rede neural recursiva para interpretação do movimento dos olhos com a finalidade de possibilitar a escrita de pessoas com incapacidades motoras em um teclado virtual. 

 

Porém estou considerando também a hipótese de fazer algo relacionado a processadores com vários núcleos, processamento paralelo e GPUs com um professor do CETELI que tenho bastante afinidade. É um assunto que eu gosto e é até relevante para uma futura pesquisa com Redes Neurais, já que as arquiteturas atuais requerem um bom suporte de GPUs, que utilizam computação paralela.

 

Ambos orientadores são pessoas sérias, dedicadas e com um bom currículo. Não sei se vocês acham o currículo dos orientadores algo de extrema relevância para a minha decisão, mas aqui vai:

 

O professor do CETELI possui mestrado na UFAM e doutorado na universidade de South Hampton na inglaterra. Ele irá para a Universidade de Oxford para participar de uma linha de pesquisa ainda esse ano (no caso a minha orientação com ele seria a distância). Link do currículo lates: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771206Y5

 

O professor do icomp possui mestrado e doutorado na UFMG. E faz parcerias em pesquisas de redes neurais com o pessoal da USP, Unicamp e outras universidades brasileiras bem conceituadas. Fora que ele está extremamente atualizado com relação aos desenvolvimentos mais recentes de Redes Neurais. Link do currículo lates: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706469E6

 

Outras informações relevantes é que eu estou fazendo de tudo para realizar um mestrado ou doutorado no exterior. Talvez o tema do meu TCC me ajude em alguma seleção para um programa de mestrado na linha de redes neurais em alguma boa universidade fora do Brasil. 

 

E aí o que vocês acham que é melhor em termos de reputação acadêmica? E em termos de mercado de trabalho? Ou vocês acham que eu deva ignorar todos estes pontos e partir para o estudo que me der maior satisfação pessoal? 

 

Se você chegou até aqui, agradeço de mais a atenção. 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...