Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
xinxilas

Raid 0 em discos novos, e apenas neles

Recommended Posts

Ola amigos preciso de uma ajuda

Se eu tenho um windows ja instalado num ssd, e agora comprei mais 2 ssds em que vou fazer um raid 0 apenas nesses 2, isso é possível?

Eu não quero o raid no disco principal, só quero fazer raid 0 em 2 discos e que sao esses 2 novos

Eu pensava que entraria na bios, no caso tenhuma GIGABYTE H87M-D3h, e la escolheria os discos a serem alterados para funcionar em raid 0, mas la só tem 1 opção para alterar como se fosse alterar todos os discos e ainda fala que posso perder os dados do disco.

Eu nao quero raid 0 no meu ssd principal, só quero nos 2 novos

Sérá que depois que eu alterar de AHCI para RAID, eu não vou perder os dados do meu primeiro disco?

E também depois poderei esoclher apenas 2 ssdspara fazer o raid 0?

Alguma luz? 

valeu!

Editado por xinxilas

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite..

no caso, pra não complicar, remova o ssd com o sistema operacional...

e faça o raid com os dois SSD's em questão..

Compartilhar este post

Link para o post

Olá xinxilas.

Para fazer esse tipo de alteração é importante ter backup dos arquivos antes de começar. se anda não tem faça isso o quento antes, recomendo manter esse backup para futuro e atualizá-lo periodicamente.

Quanto ao RAID 0, normalmente se faz RAID 0 para se obter mais velocidade, acho que valeria a pena ter o SO instalado nele, com esse tipo de RAID é importante ter backup, pois se um SSD falhar você perde os dados dos 2 SSDs. 

Caso velocidade não seja o problema, vá de RAID 1 que irá manter copia de seus dados, o ruim deste tipo de RAID é que só se pode usar metade do espaço disponível nos SSDs.

Acredito que o método mais fácil para fazer RAID, seria fazer o que o colega Peter T disse. 

Depois poste aqui o que decidiu.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje fiz tudo, ativei la na Bios, e na hora de dar o boot agora aparece novas informações, adicionei o raid 0 só nos 2 ssds que queria

Mas pelo que entendi todos estão sendo controlados modo raid, mas o principal está sendo unico sem raid nele, porém ele deixou de de ser AHCI

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Seria interessante se o unico continuasse AHCI porque pelo que vi está mais devagar o boot e talvez outras coisas que não percebi, não posso usar o Samsung Magician também pois só funciona IDE e AHCI, e o magician deixava mais rápido

Deve ser por isso que tem controladora Raid fora da placa-mãe, dai na placa-mãe você deixa AHCI, e a controladora raid para rodar modo raid os hds que de fato terão raid0 1 5 etc

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais