Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe pcchipse m871g não aceita boot de o.s.


Posts recomendados

Olá Pessoal;

Estou quebrando a cabeça com um problema que acredito que esteja na bios.

Eu quero formatar um PC que atualmente está com XP SP3. Quero colocar o XP mesmo, mas o computador não aceita o boot (seja CD, DVD, ou pendrive) do sistema operacional e o estranho é que eu consigo dar boot com o HirensBoot normalmente.

Então assim, ele aceita boot do Hirensboot, mas quando é CD, DVD, ou pendrive de um boot de instalação de algum sistema operacional, ele não aceita.

Eu clico para dar boot, mas aí ele pula direto pro HD, e inicia o computador normalmente, como se eu não tivesse escolhido dar o boot.

Na bios dessa placa eu não consegui achar o Legacy (aquele modo de segurança que pode barrar boot de sistemas operacionais) então acredito que ela nem tenha essa opção.

Gostaria de saber se alguém já passou por isso e sabe como resolver, ou alguém que conheça já essa placa possa me ajudar. 

Desde já, obrigada galera !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Hirens eu tenho em DVD e Pendrive, ambos entram normalmente.

Agora o XP eu também tenho em DVD e Pendrive e nem um dos dois entram, acontece a mesma coisa, sendo em DVD ou pendrive.

Eu trabalho com ambas as formas e já formatei vários computadores com elas. Funcionam normalmente, inclusive já as testei nos meus agora de pouco, estão funcionando. Por isso estou achando que o problema é na bios. Não estou sabendo configurar ela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Nayana Rodrigues disse:

O Hirens eu tenho em DVD e Pendrive, ambos entram normalmente.

Agora o XP eu também tenho em DVD e Pendrive e nem um dos dois entram, acontece a mesma coisa, sendo em DVD ou pendrive.

Eu trabalho com ambas as formas e já formatei vários computadores com elas. Funcionam normalmente, inclusive já as testei nos meus agora de pouco, estão funcionando. Por isso estou achando que o problema é na bios. Não estou sabendo configurar ela...

Mas não tem nenhum mistério, se dá boot pelo Hirens, não tem porque não dar boot pelo XP.

A diferença é que quando é o CD do XP, aparece uma mensagem: "pressione qualquer tecla para inciar do cd"

Se você não pressionar, ele inicia pelo HD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Spectrum..!! disse:

Desabilite o boot por HD na bios. Deixe habilitado somente o DVD e tente novamente.

Fazendo isso da aquela tela preta inicial como se fosse iniciar a formatação. Ele pede para apertar qualquer tecla e eu aberto. Em seguida em limpa a tela e volta novamente a pedir para clicar em  qualquer tecla... não sai disso.

 

WP_20160531_15_35_28_Pro.jpg

9 minutos atrás, Wal SJC disse:

Mas não tem nenhum mistério, se dá boot pelo Hirens, não tem porque não dar boot pelo XP.

A diferença é que quando é o CD do XP, aparece uma mensagem: "pressione qualquer tecla para inciar do cd"

Se você não pressionar, ele inicia pelo HD.

Eu sei, e é justamente por isso que não sie mais o que fazer. Eu também não entendo como ele pode dar boot no hirens e não dar um boot em sistema operacional...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Wal SJC disse:

Deixe o CD como primeira opção de boot e o HD como segunda.

Quando iniciar, vai pedir para pressionar uma tecla.

Se não pedir, você pressiona antes que incie pelo HD

Fiz isso. Ele pede para apertar uma tecla, eu aperto. Ele limpa a tela... passa um tempinho, e inicia o computador normalmente. Não iniciou o DVD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Nayana Rodrigues disse:

Fiz isso. Ele pede para apertar uma tecla, eu aperto. Ele limpa a tela... passa um tempinho, e inicia o computador normalmente. Não iniciou o DVD.

Acho que o leitor não está conseguindo ler o dvd. Ele está em bom estado?

Tem outro PC ou notebook por aí, para fazer um teste?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wal SJC disse:

Acho que o leitor não está conseguindo ler o dvd. Ele está em bom estado?

Tem outro PC ou notebook por aí, para fazer um teste?

Bom... o leitor eu acredito que esteja ok porque se não nem o hirensboot ele leria. No meu PC o DVD do XP está butando normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Spectrum..!! disse:

@Nayana Rodrigues  Verifique todos os cabos de conexão do HDD, se for necessário substitua para averiguação.

Se tiver boot via rede na BIOS desabilite.

@Spectrum..!! Não tem a opção de boot via rede (pelo menos não que eu tenha reconhecido dentre as opções)

E os cabos estão ok também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
7 horas atrás, Wal SJC disse:

Acho que o leitor não está conseguindo ler o dvd. Ele está em bom estado?

Tem outro PC ou notebook por aí, para fazer um teste?

@Wal SJC Já passei por isso! E você esta certo, a unidade leitora deve estar com problemas.

Em um único caso, tive problemas com compatibilidade entre Master e Slave!, Não lembro o modelo a placa-mãe! Por incrível que pareça o CD-Rom só dava Boot se estivesse na outra IDE da placa!....

@Nayana Rodrigues Separe seus driver de IDE e teste se da certo!...

Lembrando que a troca dessa unidade leitora de CD/DVD, pode ser a solução!

Esqueça a opção de Boot por pendrive para essa placa!...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...