Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com a frequência de memórias


Posts recomendados

Oi gente, não sou muito experiente no assunto hardware, então me perdoem.

Mas vamos lá. A minha placa-mãe (PCWare APMCP68) tem tido problemas com a minha placa de vídeo. Eu já tenho esse PC há 4 anos, e tava ótimo, mas agora quando eu tento usar a minha placa (GeForce GT630) ele simplesmente não liga, ou liga mas quando não mexo o mouse por mais de 1 minuto, simplesmente trava tudo e tenho que reiniciar.  

Estou pretendendo comprar uma nova placa, mas não sei se isso vai dar certo. Estou pesquisando e achei uma placa-mãe aqui: AsRock N68-GS4 FX. Eu já conferi, ela aceita totalmente meu CPU e meu chipset, e na hora que fui ver as memórias, percebi que ela só aceita as freq. 1866/1600/1333/1066.

O CPU-Z indica que a minha RAM é de 1808, e eu não sei o modelo dela, só sei que é Kingston. Eu gostaria que alguém me ajudasse, quero saber se essa AsRock é uma marca confiável, e o que acontece em relação à frequência. Desde já agradeço.

OBSERVAÇÃO: testei a minha placa de vídeo em outro pc e funcionou, e testei a placa de vídeo do outro pc no meu e também funcionou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses 1808Mhz  que aparecem em NB frequency é a frequência de trabalho da ponte norte do chipset, onde tem muita matemática complicada envolvida até conseguir explicar como se chega a esse número, de acordo com os timings que você usa nas memórias.

Suas memórias estão trabalhando a 800 Mhz e não a 1808 Mhz.

Você não postou as outras abas, nessa aí parece estar tudo ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC

 

1- Sim, com a 9400GT ele funciona normal, embora a GT630 seja muito superior e tenha funcionado por 4 anos (na verdade, as vezes quando eu ligo o PC com a GT630, ele até liga, mas congela assim que fica inativo por mais de 1 minuto.

2- Sim, o modelo ATX GPB-450S (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703046982-fonte-c3tech-450w-real-gpb-450s-204p-_JM)

3- Sim, uso um TS Shara Venti, aquele bem comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC @Wal SJC

Eita, tem certeza? porque tipo, se o estabilizador fosse o problema, acho que nenhuma das placas funcionaria, e só uma dúvida, bem tosca por sinal: tipo, aqui a tensão é 220V, eu mudo a tensão da fonte quando for por ela sem estabilizador? Eu sei que não vai explodir tudo mas, eu sou ***** mesmo tenho medo de dispensar o estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, BernardoSK disse:

@Wal SJC @Wal SJC

Eita, tem certeza? porque tipo, se o estabilizador fosse o problema, acho que nenhuma das placas funcionaria, e só uma dúvida, bem tosca por sinal: tipo, aqui a tensão é 220V, eu mudo a tensão da fonte quando for por ela sem estabilizador? Eu sei que não vai explodir tudo mas, eu sou ***** mesmo tenho medo de dispensar o estabilizador.

Estabilizador danifica qualquer fonte de PC, por melhor que ela seja.

A sua, então, que é uma fonte ruim e cara, pior ainda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá olha, vou testar isso mais tarde, odeio ter que ficar reiniciando computador, e já fiz isso umas 20 vezes hoje. Enquanto isso, tem alguma outra coisa em mente que possa estar causando o problema? Como você sabe que a minha memória está funcionando apenas a 600MHz? E outra dúvida, no slot 2 de memória (guia SPD do CpuZ) não aparece "serial number", "Part number" está diferente e "Week/Year" também. Isso é normal? tipo, week/year indica o tempo em que a memória foi instalada ou algo assim? porque elas deveriam ter sido instaladas ao mesmo tempo, fiz esse PC por encomenda.

 

PS: Acabei de ver, a marca da memória 1 é Kingston e a da 2 é STT, cara, elas são exatamente iguais, como pode isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, só de cabeça dura mesmo, fiz o teste com estabilizador, e com a minha GT630, pra ver o q ia acontecer, e não é que a danada funcionou? ele não trava por inatividade, e parece estar funcionando sem maiores problemas. Caso aconteça novamente, testarei sem o estabilizador, caso isso também falhe, voltarei a falar com vocês... Muito obrigado pelo apoio, Falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Wal SJC disse:

Estabilizador danifica qualquer fonte de PC, por melhor que ela seja.

A sua, então, que é uma fonte ruim e cara, pior ainda!

Entenda isso, @BernardoSK. Por favor. Do contrário não podemos te ajudar.

Falamos e repetimos que não deve utilizador o estabilizador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, acredito em você agora, eu tava vendo minha placa de vídeo GT 630 enquanto ligada, porque aquele problema estava acontecendo novamente. E para a minha surpresa, após 2:33 minutos, o cooler da placa parou, a tela ficou escura e o LED do monitor começou a piscar, como se o PC estivesse em espera. Estou disposto a testar sem estabilizador, mas tenho algumas dúvidas antes, sou bem medroso mesmo.

 

1- A tensão da minha casa é 220V. Meu estabilizador é bivolt,e transmite a energia em 115V. Na chavezinha da minha fonte, a tensão pode ser alterada para 115V/230V. Então, só pra esclarecer, quando eu ligar, na chave, o número 230V deve estar aparecendo? (tipo, quando ela está em 230V, é o número 230 que aparece?)

 

2- Tensão a menos é melhor do que tensão a mais, certo? existe algum problema se a energia recebida for 220?

 

3- Quanto à oscilação, qualquer oscilada, o pc desliga? e a fonte pode ser danificada com isso?

 

4- Se hipoteticamente, a fonte receber uma tensão alta demais, ela queima e as outras peças queimam junto ou como funciona?

 

Desculpe pela "leiguisse", sou bem N O * O B mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, BernardoSK disse:

OK, acredito em você agora, eu tava vendo minha placa de vídeo GT 630 enquanto ligada, porque aquele problema estava acontecendo novamente. E para a minha surpresa, após 2:33 minutos, o cooler da placa parou, a tela ficou escura e o LED do monitor começou a piscar, como se o PC estivesse em espera. Estou disposto a testar sem estabilizador, mas tenho algumas dúvidas antes, sou bem medroso mesmo.

 

1- A tensão da minha casa é 220V. Meu estabilizador é bivolt,e transmite a energia em 115V. Na chavezinha da minha fonte, a tensão pode ser alterada para 115V/230V. Então, só pra esclarecer, quando eu ligar, na chave, o número 230V deve estar aparecendo? (tipo, quando ela está em 230V, é o número 230 que aparece?)

 

2- Tensão a menos é melhor do que tensão a mais, certo? existe algum problema se a energia recebida for 220?

 

3- Quanto à oscilação, qualquer oscilada, o pc desliga? e a fonte pode ser danificada com isso?

 

4- Se hipoteticamente, a fonte receber uma tensão alta demais, ela queima e as outras peças queimam junto ou como funciona?

 

Desculpe pela "leiguisse", sou bem N O * O B mesmo.

1 - SIM, é o nº 230

2 - NÃO existe problema nem com 220V nem com 240V

3 - Se for fonte boa o PC nem "percebe" a oscilação de tensão, se a fonte for ruim o PC pode congelar ou reiniciar, dependendo da oscilação. Quem sofre mais com as oscilações não é a fonte e sim os componentes do PC

4 - Para uma fonte queimar por sobretensão, esta tem que ser muito alta, o que raramente ocorre, o normal é a tensão ser mais baixa que o valor nominal. Mas a fonte pode queimar por outros motivos, inclusive por má qualidade dos componentes e do projeto, e pode levar junto outros componentes do PC.

5 - Sempre é bom lembrar que fonte cara não é sinônimo de fonte boa. Procure fontes com PFC ativo e certificação 80 Plus, elas custam a partir de R$ 200, hoje.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como eu não tinha tomada de três pontas, tive que fazer uma gambiarra muito loca, e quando tinha conectado tudo, eu tava com um moleton de lã na minha mão, e usei um cabo de mata moscas pra ligar a CPU kkkk,  sabe o que aconteceu? NADA. o LED não ligou, e o PC nem deu sinal de vida. Eu mudei as gambiarras e tudo mais, e novamente nada, aí eu firmei o cabo de força, e BUM! funcionou. A casa inteira nem explodiu (pelo menos não até agora), mas...

 

Imagine a sua surpresa ao saber que não adiantou de nada! a placa ainda trava após 2:30 minutos de desuso. a placa do meu irmão não, e nem a minha placa trava no pc dele. velho, só eu que tenho quase certeza que é frescurinha da placa-mãe? porque tipo, isso já aconteceu com um mouse que eu comprei, no pc do meu irmão, funciona de boas, no meu ele fica travando a cada 10 segundos, tipo, funciona 10 segundos, trava dois, e isso é cíclico. Cara, eu, nesse momento, até desconfio dos parafusos do leitor de disco mas se for pra trocar uma peça, eu trocaria a placa-mãe. Não concordam comigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só acho estranho, funcionar com uma e com outra não, ambas usam 300W de energia... Mas se eu conseguir vender a minha fonte, por um preço bem barato, é possível que ela funcione em outro computador? Já que parece haver uma incompatibilidade com apenas alguns modelos de placa gráfica... Existe alguma fonte boa que custe menos de 200 reais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...