Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
TiuKing

Fx-6300 temperatura

Recommended Posts

Olá galera, estou tendo uns problemas com aquecimento no meu computador ultimamente.
Eu possuía uma placa-mãe ASUS M5A78L-M LX/BR e ela acabou queimando, levei em uma loja e eles falaram que só trocando a placa mesmo. Então acabaram me vendendo uma placa ASRock N68-GS4 FX no lugar desta minha antiga. Quero aproveitar o post para saber a opinião de vocês sobre as duas placas também, mas o objetivo principal é o do aquecimento.
Antes meu processador e minha placa de vídeo aguentavam todos meus jogos tranquilamente, sem superaquecimento, mas depois que eu trouxe ele da loja notei que está esquentando muito. O processador chega a temperaturas de 74º e as vezes dependendo do jogo a até 77º. A placa de vídeo chega aos 88º as vezes também.
Agora estou usando o PC aberto com um ventilador do lado pra poder usar de boa.

Segue meu pc em anexo.

pc.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@TiuKing

Olha, a LX/BR já é uma placa ruim, pra CPUs FX.. Infelizmente, colocaram uma pior ainda, no seu PC..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

RS Faria ta certo amigo esse processador não deveria nem passar perto dessa placa além de limitar muito ele é muito provável que seja ela a causadora do problema

Compartilhar este post

Link para o post

@TiuKing esta ASRock N68-GS4 é a pior placa-mãe para se por um FX. 

Seu problema pode ser claramente ela.

Compartilhar este post

Link para o post

@TiuKing os colegas disseram certo. O que os caras fizeram foi fazer você pular da frigideira para o fogo, desta vez sem direito a teflon. Essa placa aí é dez vezes pior do que a antiga, que já era bomba. Essa aí também tem o bus capado. A sua CPU deve estar respirando de canudinho. Eu voltava lá e devolvia.

Compartilhar este post

Link para o post

IASHIASHIUSAHIUSAHIUASHIUASHIU
A situação é pior do que eu imaginava então. Que placa-mãe vocês recomendam?

Compartilhar este post

Link para o post

@TiuKing

Gigabyte GA-78LMT-S2

M5A78L-M LX3
M5A78L-M/USB3 

GA-970A-DS3P

As três primeiras são mais baratas, mas não têm suporte nativo para os FX. Foram gambiarras da AMD. Mas como você está comprando placas baratas, talvez o seu orçamento não dê para comprar uma DS3P, que é nativa dos FX e a opção mais indicada. Placas-mãe da AMD estão muito caras.

A S2 é a mais simples, mas todas elas rodam. Talvez o maior limite delas seja na memória, e a maioria tem limite de 1333Mhz. Acho que a S2 é 1066 e você precisa fazer um OC básico. Acho que a USB3 pode usar memória de 1866. Tem que ver nas especificações.

Não conheço nada abaixo da S2, pois o resto é tudo bomba e você terá problemas sérios, como os que você está tendo agora.

Outra questão são as revisões. É bom comprar essas placas-mãe de revisão nova. Algumas revisões novas são na cor preta. As azuis da Gigabyte costumam ser mais antigas.

Compartilhar este post

Link para o post

Me recomendaram essa no outro tópico que fiz sobre placas-mãe, o que você me diz?
http://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-ga-970a-ds3p-am3-chipset-amd-970a-box

Será que é compatível com minhas peças?
Como faço pra saber? Sou um tanso em matéria de hardware.

Compartilhar este post

Link para o post

@TiuKing Seria a mais indicada, como eu falei lá em cima. Só encontrei na Guerra Digital por 456,00.

https://www.guerradigital.net/placa-mãe/amd/gigabyte-ga-970a-ds3p-am3-amd-970-sata-6gb-s-usb-3-0-atx-amd.html

Uma opção mais barata seria a GA-78LMT-USB3, mas são placas "arranjadas" para o FX-6300. Mas esse modelo não tem histórico de problemas e é revisão nova. Você nem precisaria se preocupar em atualizar BIOS nem nada.

Se puder inteirar esses cem pilas, leve a GA-970. Essa Guerra Digital também é uma boa loja de informática, confiável.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi. Valeu. E se por acaso eu desejar fazer um upgrade no PC daqui a algum tempo, essa placa melhorzinha aí, a GA-970 não seria tão recomendada assim né?

Compartilhar este post

Link para o post

@TiuKing não, ela é uma placa muito boa. Segura até o FX-8370, que é o mais forte da linha (os outros são versões overclocadas). Como o soquete AM3+ morreu, não vai sair mais nada no futuro. Dá até para fazer um overclock mediano com ela.

Agora se você quiser fazer um over forte em um FX-8350, comprar water cooler de ponta, melhor comprar uma UD3P, que tem mais fases no VRM:

http://www.terabyteshop.com.br/produto/4654/placa-mãe-gigabyte-ga-970a-ud3p-am3?gclid=CJqcw_P2ic0CFcIIkQoddjwCwg

Ou até uma GA-990XA-UD3 R5, que tem o chipset topo de linha:

http://www.kabum.com.br/produto/27267/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-atx-ga-990xa-ud3-r5-sli-cfx-uefi-dualbios-sata-6gb-s-usb-3-0

Mas não vale a pena gastar essa grana para comprar um FX-8350 e uma placa-mãe de 600 reais. Fique com o FX-6300 e a GA-970A-DS3P que está bem legal. Quando for fazer um up, compre um i5 ou um AMD Zen que vai lançar no final do ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, obrigado pelas dicas.

Edit: Devo me preocupar com fonte ou alguma outra peça de hardware que possa apresentar incompatibilidade além destas descritas no Speccy?

Compartilhar este post

Link para o post

@TiuKing é uma fonte regular. Tem modelos melhores, com menos ruído na tensão, mas não é bomba. Se você já tem ela, pode continuar. Mas quando for comprar uma fonte, compre da Seasonic, Corsair, XFX, EVGA (alguns modelos). São as melhores e mais baratas no quesito custo / benefício, pois vendem bastante e o preço cai.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais