Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento com fx-8350


Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite. Estou tendo um sério problema de superaquecimento com o FX-8350, que está chegando à 70,75° com 50, 60% de uso. Em idle, a temperatura dele chega á 19°, mas é só começar a usar que ele aquece de uma vez, chegando á desligar. Problema recorrente principalmente em jogos mais recentes como o The Division (esse dá toda hora), e o Fifa (que nem é lá tão exigente), mas funciona perfeitamente bem em jogos como Witcher 3 e GTA V. Já procurei em fóruns específicos dos jogos, mas não vi nenhuma resolução. Ele desliga apagando direto ou BSOD (90% das vezes System_Service_Exception). Processador stock, exatamente como veio de fábrica, fora o cooler que tirei o stock e coloquei um Water Cooler exatamente por questões de superaquecimento.

 

Bem, vamos á configuração:

 

Processador: FX-8350 @4.0GHz

placa-mãe: ASUS M5A97 LE R2.0

Memória RAM: 2x Kingston HyperX Fury 8GB 1866MHz (Novas, antes tinha 3x 4GB Kingston 1333ghz que não lembro o modelo exato, mas é aquelas meio genéricas. Davam o mesmo problema)

Fonte: Corsair CX750 (Nova, tinha uma OCz 550W antes dela, também davam o mesmo problema)

Cooler: Corsair H55

Sistema Operacional: Windows 10 Pro x64 (Antes era o Windows 8.1 Pro x64, ainda o mesmo problema)

Placa de Vídeo: PowerColor Radeon R9 270X 4GB

Gabinete: Cougar Challenger (Roda aberto, a única forma que eu consigo usar, ainda assim por pouco tempo é com um ventilador ligado em cima dele.)

 

A pasta térmica foi trocada recentemente, mas antes mesmo de trocar ele também tinha o mesmo problema de aquecimento.

Acredito que não seja temperatura externa, porque ele apresenta o mesmo problema estando num ambiente a 23°C a 37°C.

 

Obrigado desde já.

 

EDIT: Esqueci de colocar que a temperatura que tá REALMENTE alta é a do chipset, que geralmente fica a 10°-15° a mais que o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, não tinha lido que você tinha colocado que tinha watercooler

mas então a instalação foi feita de forma correta? se sim, a sua pasta térmica não estaria na hora de trocar ?

o meu aqui tinha essas temperaturas no cooler box e dps que coloquei um air cooler 212x hyperx

dificilmente passa dos 60° jogando jogos pesados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, FukushimaBR disse:

Em idle, a temperatura dele chega á 19°, mas é só começar a usar que ele aquece de uma vez, chegando á desligar.

Essa temperatura em IDLE é falsa.. Os FX tem um problema com medição de temperatura baixa, pelo jeito, pois não é o primeiro caso desse.. Uma CPU, em IDLE, fica uns 7 ~ 10ºC acima da temperatura ambiente, dependendo do cooler usado..

 

Duas opções:

 

1 - O Water Cooler está mal instalado ou;

 

2 - O VRM da sua placa-mãe é que está fritando e desligando seu PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Levando em conta que seja o VRM, tem algum jeito de resolver isso, ou de checar com certeza? 

@Sm3k Sim, de uns tempos pra cá. Antes era mais em dias mais quentes, do começo do ano pra cá que começou a piorar, mas nada que impedisse o uso. Ele começou a dar problema MESMO de um mês pra cá, e começou exatamente com o The Division, mas se "espalhou" pra outros jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Fiz o que o rapaz fez no tópico, e ele parou de desligar ao chegar a 80°. Mas ele se manteve a 75-80°, tanto o processador quanto o chipset. O máximo que bateu foi 80° o chipset, e 83° o processador. Na questão do cooler, o radiador + ventoinha do water cooler ficam quase na frente dessas pecinhas, acho que impedem o ar de chegar ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FukushimaBR cara, VRM superaquecendo é excesso de tensão (Vcore). Quem faz over saca logo, porque você dá 0.5v a mais no Vcore e o VRM sobe 5-10ºC.

 

Muito importante - como está no Gerenciador de Energia do Windows? Equilibrado?

 

O Vcore geralmente é sempre mais alto do que o processador precisa. Faça um undervolt básico, desça um pouco o Vcore e estabilize que a temperatura abaixa bastante. Engraçado que essa sua placa-mãe 970 é nativa dos FX, então o BIOS deveria estar setando corretamente o Vcore.

 

A bomba desse H55 está rodando a 12v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Gerenciador tá no equilibrado, sim. 

Segundo o HWMonitor o VCORE tá com 1.3v.

Segue no anexo o print do HWMonitor, rodando o Fifa 16 na configuração máxima (só travei o FPS em 60.)

Desativei na BIOS algumas opções, exatamente o que aparece na primeira recomendação do post que o @RS Faria colocou, e coloquei um fan na lateral do gabinete, exatamente na metade (bate mais na placa de vídeo que na placa-mãe, pra dizer a verdade). A temperatura estabilizou um pouco, mas ele parou de desligar ao bater 80°c. O máximo que bateu foi com o The Division, bateu 83° o chipset, 81° o processador, com 70% de uso de CPU. No mesmo jogo, ele tende a ficar entre 70° - 75°, com uns 60-65% de uso de CPU.

O desligamento em si acabou, mas a temperatura que tá batendo com o uso de CPU quase pela metade tá me deixando bem preocupado.

 

Obrigado desde já.

 

Untitled.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FukushimaBR legal. O lance é que essas placas-mãe sem dissipador no VRM podem esquentar demais. O estranho é que essa aí é chipset 970, ou seja, era para segurar o FX-8350.

 

Já pensou em comprar uns dissipadores para o VRM no Mercado Livre? Tipo assim:

 

Aluminum_Extrusion_Heat_Sink_.jpg

 

https://www.google.com.br/search?espv=2&biw=2327&bih=877&também=isch&sa=1&q=dissipador+para+vrm&o que=dissipador+para+vrm&gs_l=img.3...1472.3671.0.3855.9.9.0.0.0.0.270.802.2-3.3.0....0...1c.1.64.img..6.1.270...0i24.bKVsuIf5ykk#imgrc=VInM7AUq48R_iM%3A

 

https://www.google.com.br/search?espv=2&biw=2327&bih=877&também=isch&sa=1&q=dissipador+para+vrm&o que=dissipador+para+vrm&gs_l=img.3...1472.3671.0.3855.9.9.0.0.0.0.270.802.2-3.3.0....0...1c.1.64.img..6.1.270...0i24.bKVsuIf5ykk#imgrc=w9UG4a-SFB5_uM%3A

 

Tem que ver um modelo correto, mas eles ajudam. Junto com o fan, pode normalizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FukushimaBR Eu tinha pesquisado sobre isso antes, mas não lembro mais. Mas eu acho que é no que você conseguir, até nos quadradinhos que estão embaixo da legenda "USB 3.0 Boost". Mas eu daria prioridade para a primeira fileira, do 1R2 e os capacitores (que ficam entre). Geralmente os dissipadores de placas top ficam principalmente nessa primeira fileira. 

 

Tem que ver também se não vai bater no CPU cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...