Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o papel da fonte quando há oscilação de energia?


Posts recomendados

Bom galera, seguinte. Sempre tive notebook e video game. Agora montei um PC pra jogar e tenho uma dúvida:

Aqui em casa, a rede elétrica é meio estranha. Se ligar 2 chuveiros ao mesmo tempo, cai a chave (então nunca ligamos 2 chuveiros ao mesmo tempo).
Tenho um xbox 360 ligado em um estabilizador, e a fonte do xbox já queimou, creio que pelo fato do estabilizador ser ruim, pois ele vive fazendo uns barulhos de "estalo".

O fato é que, quando é ligado o chuveiro, e a torneira elétrica (que também consome muita energia) AS VEZES  ocorrem umas "piscadas" na rede, coisa de milésimos, quase imperceptível.

Gostaria de saber, se isso pode queimar a fonte, e se caso a mesma queime, se for uma fonte de qualidade, apenas esta peça será queimada, ou se posso perder mais alguma peça no meu PC.

 

PS1: Aproveitando o tópico gostaria de saber se uma CX 430 ou uma XFX500w são suficientes para um pc i5 + gtx 960.

Grato!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Mello Porcher olá. 

1- Se sua rede elétrica desarma com 2 chuveiros, o disjuntor principal é muito fraco. 

2- Oscilação de energia, não queima fonte boas, coo a CX, ou XFX. 

3- Estabilizador é o verme que vai detonando componentes elétricos aos poucos até 

dar uma surpresa ruim. 

Veja neste vídeo, o porque é tão perigoso usar estabilizador.

 

4- Se você quer uma proteção extra para seu PC, use um filtro de linha DPS Clamper. 

5- Mínimo filtro de linha seria o 5 tomadas. 

Este no mínimo: https://www.guerradigital.net/filtro-de-linha/filtro-de-linha-dps-iclamper-energia-5-preto.html

Este é mais recomendado, pra quem usar internet por cabo, ADSL. 

https://www.guerradigital.net/filtro-de-linha/filtro-de-linha-dps-clamper-multi-protec-o-8-tomadas-preto-x-fc-pt-8bt-2j1-2cf-l-p.html

Este é pra quem quer mais tomadas. 

https://www.guerradigital.net/filtro-de-linha/filtro-de-linha-dps-clmaper-multi-energia-8-tomadas-preto-e-fc-pt-8bt-l-p.html

6- Se sua GTX 960 for de um conector, a CX 430 dá conta. 

Por outro lado, a XFX 500W, garante futuro upgrade no PC.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Mello Porcher cara, pelo que vi uma vez sobre as fontes de marcas boas com certificado 80 plus, quando a 'piscada' é muito rápida, a fonte segura. Dá conta. Não desliga o PC. Isso acontece em casa também. Tipo, tem vez que o meu roteador e modem chegam a desligar com a piscada, mas o pc continua ligado, devido a fonte segurar. 

 

No caso da GTX 960 + i5, a fonte CX430 já segura :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alissomrex Obrigado pelo suporte, tirou muitas dúvidas minhas. Realmente, o disjuntor aqui é fraco mesmo. Bom saber que as boas fontes não queimam com essas oscilações, vou atrás de uma Corsair/ xfx/ Evga/  pois achei as mais em conta das boas marcas.

O lance do estabilizador estragar com os aparelhos eu já estava ciente, mas eu ligava o xbox em um estabilizador pois o xbox era 110, e aqui onde moro a rede é 220

E de quebra ainda fui presenteado com um link de um belo filtro de linha, estava atrás de um clamper, mas todos que encontrava eram caros.

Muito obrigado por todas as dicas cara!

Aproveitando o tópico gostaria de tirar uma dúvida, há algum risco em eu ficar alguns dias sem o filtro de linha (ligando o pc direto na tomada) ou ligando-o em um filtro de linha de menor qualidade? Aqui na cidade só achei uns forceline e etc.

 

@xcasluw Exatamente isso. Não chega a desligar tv, pc nem nada, mas a luz do transformador do vídeo game pisca haha. Vou atrás de uma fonte de qualidade então, pois o comprei este pc com i5 e gtx 960, e veio uma fonte que eu acredito que seja genérica (pois não tem nada escrito na lateral). Não sei como o antigo dono tinha coragem de usar, e ficou 1 ano usando ela ainda!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Gabriel Mello Porcher disse:

Bom galera, seguinte. Sempre tive notebook e video game. Agora montei um PC pra jogar e tenho uma dúvida:

Aqui em casa, a rede elétrica é meio estranha. Se ligar 2 chuveiros ao mesmo tempo, cai a chave (então nunca ligamos 2 chuveiros ao mesmo tempo).
Tenho um xbox 360 ligado em um estabilizador, e a fonte do xbox já queimou, creio que pelo fato do estabilizador ser ruim, pois ele vive fazendo uns barulhos de "estalo".

O fato é que, quando é ligado o chuveiro, e a torneira elétrica (que também consome muita energia) AS VEZES  ocorrem umas "piscadas" na rede, coisa de milésimos, quase imperceptível.

Gostaria de saber, se isso pode queimar a fonte, e se caso a mesma queime, se for uma fonte de qualidade, apenas esta peça será queimada, ou se posso perder mais alguma peça no meu PC.

 

PS1: Aproveitando o tópico gostaria de saber se uma CX 430 ou uma XFX500w são suficientes para um pc i5 + gtx 960.

Grato!

Queda de tensão, como relatada no seu caso, geralmente não queima a fonte, mas pode chegar a causar o desligamento inesperado do PC e corromper principalmente os dados do HD.

A situação que você descreve é inclusive perigosa, pois o evidente problema de sub-dimensionamento da sua rede interna, pode causar um incêndio repentino, caso o disjuntor apresente defeito e não desarme, como costuma fazer.

Antes de mais nada, aconselho-o a chamar um bom eletricista para dar uma redimensionada na sua rede, criando, talvez, uma linha exclusiva para o chuveiro mais distante do medidor de entrada e reforçando o cabeamento para o outro chuveiro e a torneira elétrica.

Acredite, o risco é real e muito mais próximo do que você pode imaginar, principalmente se a sua fiação elétrica interna caminha próxima aos madeiramentos do telhado.

Com relação à fonte, se for de boa qualidade, ela suporta essas variações de tensão para menos até um determinado limite, no qual corta bruscamente a saída de corrente e desliga o PC instantaneamente, causando erros no HD que podem, entre outras coisas, te obrigar a reinstalar o Windows ou mesmo ter que comprar outro HD.

A fonte CX-430 suporta bem a sua configuração, a XFX 500W já teria bastante folga.

Mas não descuide com esse negócio de ligar dois chuveiros e o disjuntor cair, pois a sua segurança e a da sua família está, literalmente, em cima desse disjuntor que trabalha sobrecarregado e se desarma.

Uma hora ele pode fatigar de tanto esquenta-esfria e não desarmar.

Cuidado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC Obrigado pela dica. Realmente é um perigo, mas não tinha noção do quanto perigoso era. 
Cara, quando vim morar aqui os chuveiros eram ligados a uma estação central de gás. Mas como meu pai é teimoso, decidiu ligar os chuveiros na rede elétrica. E deu no que deu. Vou passar a situação a ele, e sugerir voltar a instalação dos chuveiros no gás. (Acho que até deve sair mais barato o custo x benefício, pois a conta de luz aqui vem meio salgada as vezes.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...