Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Então os amd esquentam?


Posts recomendados

 

@Zucchini O mercado [inteligente] de informática sempre ouviu os entusiastas. A Intel ainda está navegando na onda dos Sandy Bridge... Que foi elevado ao patamar de chip lendário por quem? Pelo mundo entusiasta. A Intel tem esfaqueado o mercado entusiasta pelas costas com algumas coisas, como o chiclete no IHS, baixo poder de overclock, mas ela também lançou o Devil's Canyon, que foi um jabá que ninguém esperava.

 

Mesmo quem compra um Celeron gosta de saber que tem uma mística por trás, que é um produto que descende de uma linha venerada pelo topo da pirâmide. E o cara fica sonhando em um dia comprar um i7... É assim que as companhias ficam ricas - vendendo sonhos. O Steve Jobs fez isso muito bem com a Apple, e todo mundo ficou bilionário junto com ele. Bastou o Jobs morrer para que a Apple perdesse o brilho. Daqui a pouco ela se torna uma companhia como outra qualquer.

 

Agora se o cara tem um Sempron e olha para cima e está tudo mundo reclamando dos FX, que é tudo bugado, que a AMD isso, que a AMD aquilo... Esse cara vai sonhar com um FX-8350? Ele vai sonhar com um i7, não é mesmo?

 

Na verdade, eu acho que em muitas coisas a AMD é a melhor propaganda da Intel.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Citação

Agora se o cara tem um Sempron e olha para cima e está tudo mundo reclamando dos FX, que é tudo bugado, que a AMD isso, que a AMD aquilo... Esse cara vai sonhar com um FX-8350? Ele vai sonhar com um i7, não é mesmo?

E que, na verdade, é falta da própria AMD se impor, e fazer funcionar os chipsets que usam sua brand.....

Ou será que a Intel admitiria, porventura, uma placa que lesse seu chipset de forma incomum? eu usei os celerons da antiga.... e desde os celerons 800 as leituras para mim sempre foram confiáveis... e no amd athlon 6000+ eu tive problemas

 

Então, sim, é falta de interesse também... aquela, aos olhos do dono engorda o porco... e a intel, infelizmente a um custo caro, tem investido em sua marca... a AMD poderia valer-se de "se impor um pouco mais"...

 

mas ela está esbarrando, agora, na falta de verba.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, ilkyest disse:

na tua, não sei... mas na minha mobo, agora a leitura, infelizmente, está bem real. Mas em idle, sim, o sensor fica meio piradinho

Sim, essa é mais uma possibilidade. Agora, mexendo em dois navegadores, fica entre 9 e 15 graus.  A temperatura ambiente é de 5.

 

6 horas atrás, Contiusa disse:

Agora se o cara tem um Sempron e olha para cima e está tudo mundo reclamando dos FX, que é tudo bugado, que a AMD isso, que a AMD aquilo... Esse cara vai sonhar com um FX-8350? Ele vai sonhar com um i7, não é mesmo?

Só se for ignorante, afinal a diferença de performance de um FX8350 para um i7 4770K, em jogos, é risível, e o i7 custa facilmente o dobro do FX. Então ele gasta metade do valor do i7 no AMD, faz OverClock, e agora tem pelo menos 500 reais a mais para investir em uma GPU.

 

6 horas atrás, Contiusa disse:

Na verdade, eu acho que em muitas coisas a AMD é a melhor propaganda da Intel.

Completamente subjetivo, mas de qualquer forma uma opinião respeitável ;) Já eu acho o contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Contiusa disse:

Ah, então você é gamer...

Depende da sua definição :) Eu jogo jogos e simulo com simuladores, mas nada hardcore. Eu tenho umas 7000 horas em Counter Strike 1.6, mas isso foi conquistado quando eu estava desempregado e desde meus 12 anos :P Ultimamente tenho só pilotado no X-Plane mesmo,. e algumas horas semanais de BF3.

 

1 minuto atrás, Contiusa disse:

Por que você não vai na seção gamer defender o FX-8350. Ou vou só ficar olhando.

Não há porque defender a AMD e nem atacar a Intel sem analisar caso por caso, pois eu não sou fanboy da AMD e também não odeio a Intel. O que eu busco fazer é mostrar vantages e desvantagens de cada produto. Se o usuário quiser um processador para edição de vídeo eu provavelmente não vou recomendar AMD pois (dependendo do programa) é mais vantagem ter 4 núcleos Intel com boa performance-por-núcleo do que vários núcleos AMD que trabalham bem em conjunto mas se pegar núcleos separados eles não tem tanta performance quanto os da Intel.

 

Mas se tratando de games, acho que na vasta maioria das vezes os AMD levam vantagem pois os processadores são bem baratos e têm desempenho igual ou parecido com os da Intel, como é o caso do FX 8350 vs i7 4790K.

 

Se olhar esse tópico, eu recomendei um processador AMD, mas em nenhum momento ataquei a Intel. Alias, eu nem conheço muito sobre os processadores Intel, então dou minha opinião e recomendo um AMD, mas estou aberto para sugestões caso um Intel com preço similar tenha desempenho similar à minha recomendação AMD, e não vejo problema em mencionar ambos AMD  e Intel caso tal oportunidade apareça.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 10/06/2016 às 07:02, Contiusa disse:

Você podia ver se no AIDA64 mostra na aba da placa-mãe o seu tCTLMax. Depois abra o AMD Overdrive e use esse  tCTLMax como o valor máximo do Overdrive. Se o valor da margem térmica fizer sentido, deve estar correto. Aí você vê a diferença que dá para o AIDA64, HWmonitor, etc.

 

Infelizmente não tenho mais como testar nada nele por esse motivo aqui (:():

 

Em 10/06/2016 às 06:28, Foxwalt disse:

...um notebook (que infelizmente foi roubado)...

 

O notebook era um Asus N53Ta... A única comparação que posso fazer atualmente seria com o notebook da minha irmã (um HP com placa de vídeo dedicada e também com boa refrigeração), já que de aparelhos móveis tenho apenas um tablet agora: o notebook com o A6-3400M parecia ser (pelas temperaturas mostradas e pelo próprio contato) muito mais frio que o Core i5-4210U do notebook dela, tanto em idle como em full load. Eu fazia até um overclock bem legal nele, nunca passou pela minha cabeça que as leituras poderiam ter algum erro. 

 

De qualquer forma, classificar processador de notebook quanto a isso é complicado. Ambos os notebooks são desses mais grossos e possuem bom sistema de refrigeração, mas creio que o Asus era realmente mais "parrudo" nesse quesito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um FX-8xxx não está muito longe de um i7 em jogos do mesmo jeito que um Core i3 ou FX-6xxx também não estão (com exceção dos CPU-Bound). Jogos não são os aplicativos mais pesados para o processador, muitos deles quase não usam mais do que 50% do poder dos processadores mais potentes.

 

Mas aproveitando o assunto do tópico, gostaria de saber como funcionam esses sensores, existe algum sensor dentro do próprio processador que mede a temperatura de cada núcleo? Também reparei que existe um sensor CPUIN ou algo do tipo (quando chegar em casa olho o nome certo), na qual a temperatura é sempre mais baixa que a do processador, é essa é a tal temperatura exibida pelo Speedfan aqui, no HWMonitor ela está na aba "Temperatures", eu desconfio que seja a temperatura dos componentes em volta do processador, estou certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB tem os TMPINs, esses são sensores em pontos estratégicos da placa-mãe, como VRM, southbridge, memórias, soquete... Mas como toda arquitetura muda os compontentes embarcados no chip, só mesmo no fórum do fabricante para descobrir qual TMPIN corresponde ao quê. Varia de placa-mãe para placa-mãe e de fabricante para fabricante. Só mesmo pesquisando.

 

Os valores "CPU alguma coisa" que não estão na aba CPU costuma ser medição do soquete, mas aí eu nem considero pois a diferença pode ser muito grande.

 

Eu acho que os chips da AMD não tem sensores no núcleo, mas eu já desisti de pesquisar.

 

Sobre os Intel, tem um tutorial legal sobre temperaturas e medição:

http://www.tomshardware.com/forum/id-1800828/intel-temperature-guide.html

 

Sobre os FX, eu não estava falando em jogos, mas de qualquer forma, para todo FX tem uma opção melhor da Intel para jogos na mesma faixa de preço o kit. Realmente são processadores (FX) para casos específicos, cada vez mais específicos. Não dá nem mais para dizer que são custo / benefício, já que o kit com uma placa-mãe decente tem saído caro.

 

Sobre as CPU em jogos não serem exigidas, o i5 tem levado um calor danado. Vários casos de i5 rodando a 100% em GTA / BT4 e outros jogos mais modernos de mundo aberto e multiplayer, que parecem serem os carros-chefe do mundo gamer. Acabou-se a era dos quad core.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante @Contiusa , obrigado, pelo menos vi no link que você postou que até 70ºC é morno, então estou de boa com 60-65ºC em full load.

 

Mas sobre 100% no i5, eu nunca atingi no BF4, acho que pra isso acontecer só muito acima de 60 FPS, como uso o Vsync travado, jogo entre 40-60% em média, às vezes chega até 70% em mapas mais pesados e dependendo da quantidade de jogadores. GTA V também só atinge 100% acima de 70 FPS, segundo meus testes, se o cara consegue bancar uma placa que roda GTA V acima disso no Ultra (GTX 980 Ti, GTX 1070, GTX 1080...), ele também pode bancar um Core i7.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB é, eu rodava o meu i7-3770K por volta de 60-65ºC em render e nunca me preocupei. Os overclockers recomendam não passar de 75ºC (varia também de geração), mas tem muita gente que coloca o limite em 80ºC. Acho que o ideal é não passar do Tcase até para evitar os picos indesejados.

 

Sobre o i5 eu acho que é subjetivo, até porque eu não jogo os jogos mais populares - eu jogo simuladores de voo da I e II Guerra -, mas tem vários posts e tópicos falando de i5 no talo tanto no GTA como BT4. O Faria postou um vídeo do i7 rodando várias vezes entre 70-80% nos oito threads em um jogo novo aí (imagine um i5 rodando esse troço). E isso foi de um ou dois anos para cá, porque no pré-lançamento do BT4 não era assim. Nos dois últimos anos os jogos deram um pulo absurdo de carga nas CPUs. Mas as VGAs estão vindo monstras / absurdas, dobrando de potência, enquanto uma CPU da Intel tem ganho de 5% de uma geração para outra... Os i5 já estão no retrovisor / comendo poeira em minha opinião.

 

Mas eu falo isso do que eu leio, porque eu não jogo esses jogos e não tenho uma GTX 1080 :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que dá, falta de competição deixa os desenvolvedores preguiçosos. Enquanto as GPUs estão praticamente pau a pau (cada uma tem suas vantagens e desvantagens), a Intel lidera com folga nos processadores, quem perde com isso são os consumidores. Quero que a AMD bote pra quebrar nos novos Zen para a Intel acordar e voltar a ter competição no mercado, e isso só nos trará benefícios.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu uso Amd desde os Athlon X2, depois troquei para os FX atualmente uso o FX8120 black edition.  Os AMDs sempre esquentaram mais do que intel. Pela minha experiência de uso afirmo que Amd sem um bom air cooler é muito ruim, obviamente descarto disso os novos processadores que foram lançados recentemente e os futuros que serão lançados com o Wraith cooler.

 

Só para deixar registrado, meu FX8120 da primeira geração FX  no momento está estabilizado com 15° e mo máximo dele em full foi de 30°. Isso agora no inverno. Já no verão em iddle fica em torno dos 25º a 30º  e full fica em 60º a 70°.

 

Creio que se o  cara por um watercooler e ter uma boa circulação de ar interna, pode reduzir ainda mais a temperatura!

@AmarildoJr  Eu desabilitei do meu o cool 'n' quiet. pois tava me baixando a velocidade clock do processador em jogos além de deixar mesmo os sensores meio doidos. rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, dif disse:

Eu desabilitei do meu o cool 'n' quiet. pois tava me baixando a velocidade clock do processador em jogos além de deixar mesmo os sensores meio doidos. rsrs

:P Interessante. Pra mim ele baixa também em jogos, fica alguns cores em 4.1 GHz mas os outros de 1400 a 3000, e vai intercalando uns 3 núcleos dessa forma. Acho que é normal, e acho até inteligente pois ele só aumenta a frequência nos cores que precisa, além de não causar perda de desempenho pra mim. Testei com o Cool & Quiet off e os resultados são os mesmos no desempenho. Com o C&Q habilitado, todos os cores vão para 100% e 4.1 GHz quando uso o prime95, e as vezes todos os núcleos vão para 4.1 GHz em jogos, mas é lá de vez emquando. Até porque, acho que poucos jogos são utimizados para usar 6 núcleos 100% do tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@AmarildoJr Sim. corretíssimo. Em jogos ainda não é muito comum o uso de multi-cores. creio que dá para contar a quantidade de jogos que usam mais de um núcleo.

 

Como já citados aqui ou em algum outro tópico, os FX não se saem "tão" bem em jogos, mas sim em programas de multi-threads embora, eu não posso reclamar de desempenho.. rsrsr no GTA 5 com meu fx-8120  e minha Gpu(esta na assinatura), rodo bem estável sem gargalo de 35 a 45 fps com os gráfico tudo no no alto, menos a textura que deixo em normal e algumas opções avançadas desabilitadas.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Só em uma olhada rápida dá pra identificar o problema no sensor, ou isso, ou reinventem toda a física por que está tudo errado.

 

Não tem como um chip que produz calor, é resfriado pelo ar, se encontrar em menor temperatura que o próprio ar, isso fere a lei zero da termodinâmica, princípio de troca de calor.

 

Calor nada mais é do que energia, no caso um processador atua convertendo energia elétrica em "operações" a energia que passa no processador é convertida em calor que precisa ser dissipado. De acordo com a química, quanto maior a interação entre as moléculas e consequentemente os átomos maior o "calor", e de acordo com a física, dois corpos com uma variação X de temperatura, tendem a transferir calor entre si até que X=0

 

Ou seja, o ar "do" processador (N2 e 02) possui muito mais interação entre moléculas que o ar da vizinhança, o cooler se encarrega de aumentar o fluxo de ar da vizinhança com menor energia, para acelerar a troca calor (Ou seja, ao contrário do senso comum o cooler não resfria o processador como muita gente pensa).

 

Mesmo que em um cenário totalmente hipotético seu processador estivesse a 9C e a temperatura ambiente a 15C a troca de calor aconteceria em sentido contrário onde o ar da vizinhança se encarregaria de "esquentar" o ar "do" processador até que ambos se encontrassem em 15C.

 

É IMPOSSÍVEL que um componente tenha temperatura menor que a do material que está sendo utilizado para resfriá-lo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...