Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É viavel melhorar o sistema de dissipação de calor da fonte?


Visitante
Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Estou curioso, fontes perdem bastante eficiência,potencia,capacidade de se manter em boas condições o computador e a durabilidade em altas temperaturas, ai veio a duvida: Seria viável melhorar o sistema de dissipação de calor da fonte melhorando o desempenho dela? com um watercooler por ex? talvez nem precise disso e melhore significativamente o desempenho da fonte

 

não vou fazer nada do tipo, é só uma duvida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O correto mesmo é ao comprar a fonte escolher alguma que tenha sua eficiência superior a 80% e não tentar melhorar a eficiência de alguma fonte podre..

 

Hoje o mercado oferece fontes com eficiência acima dos 90%, é só procurar. Tem fonte por ai que sequer liga seu fan antes de estar entregando acima de 40 a 50% de sua capacidade de entrega de energia..

 

Se ajudasse arrefecer melhor com certeza já terias visto no mercado fontes assim. Eu não vi nenhuma  a não ser parcos exemplos furadíssimos de fontes que sem mais nada a dizer colocaram heat Pipes para impressionar e servir como agente de decisão de compra. Geralmente fontes podres de ruins..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Zucchini disse:

@XtremeXX é o que o @faller disse. Além disso, como você colocaria um WC em uma fonte? kk

comecei a pensar nisso por esse video: (eu sei parece loucura kkkkk)

 

 

eu sei que não vale a pena comprar uma fonte lixo e arrumar um jeito de colocar um WC nela

imagine a seguinte situação: o cara está com uma fonte básica mas a anos luz de Wisecase ou Onepower e mora num lugar quente, ele pode gastar o dinheiro em uma fonte certificada para 40 ou 50° que mantenha as suas características ou pode pegar uns dissipadores melhores e mais baratos que uma fonte nova (ou que já tenha em casa mesmo) para que ela seja mais resistente a temperaturas mais altas e seja mais eficiente na marra

 

claro que uma fonte de qualidade e eficiente é melhor

 

talvez valha a pena dependendo do contexto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse vídeo ai é bem non sense. Uma forma de se desperdiçar energia é gerando calor, então quanto mais eficiente uma fonte menor será o calor gerado. Por este motivo você pode encontrar no mercado fontes platinum que não são fanless.

 

Então se uma fonte muito eficiente não precisa nem de fan para ser resfriada imagina quão podre é uma fonte que precisa de um wc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Zucchini disse:

Esse vídeo ai é bem non sense. Uma forma de se desperdiçar energia é gerando calor, então quanto mais eficiente uma fonte menor será o calor gerado. Por este motivo você pode encontrar no mercado fontes platinum que não são fanless.

 

Então se uma fonte muito eficiente não precisa nem de fan para ser resfriada imagina quão podre é uma fonte que precisa de um wc...

e se o chuveiro queimar, o cara  já tem o que usar kkk

 

mas em que cenário seria plausível, (onde a fonte não é podre mas também não é top de linha, uma cx430 por ex) fazer uma coisa dessas? no caso para melhorar a fonte?

 

lembrando que eu não faria uma coisa dessas é só uma duvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
57 minutos atrás, XtremeXX disse:

e se o chuveiro queimar, o cara  já tem o que usar kkk

 

mas em que cenário seria plausível, (onde a fonte não é podre mas também não é top de linha, uma cx430 por ex) fazer uma coisa dessas? no caso para melhorar a fonte?

 

lembrando que eu não faria uma coisa dessas é só uma duvida.

Fonte não tem CPU, que é uma peça só aonde o calor é gerado, mas sim tem vários semicondutores aonde isso acontece, inclusive seu transformador. Já te imaginastes tentando aplicar um Water Cooler em um transformador???  A visão do inferno..

Acho que de muito pouco ou nada adiantaria.. A própria filosofia de arrefecimento básico de uma fonte prevê espaço livre internamente para que o elemento de arrefecimento, o ar, circule o mais livremente possível arrastando o calor para fora.

Se me perguntasses se elevando a pressão de ar, aumentando o fluxo do mesmo por uma fonte melhoraria seu arrefecimento, se baixaria sua temperatura, te responderia que sim, mas dai muito provavelmente não se conseguiria falar, escutar por perto em função do aumento de ruído inerente ao processo.

 

Em vez de pensar somente na potencia da fonte que é como a maioria absoluta dos usuários as escolhe que tal usar a cabeça e pensar também em eficiência da mesma. Menor necessidade de arrefecer, menor ruído, menor calor, melhor desempenho.. Esse é o caminho e nunca o remendão de tentar que só por temperatura (rebaixada) ela tenha algum ganho..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...