Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possível gargalo de processador?


Posts recomendados

Boa noite, galera, como vão?

Seguinte, eu comprei uma GPU final do ano passado, comprei a GTX960 MSI 2GB VRam, 128 bits.

Meu processador é um i5 3470, uso 8GB de Ram (1x8 Kingston HyperX 1600MHz), e minha placa-mãe é uma Asus P8Z77-M. Minha fonte é uma aerocool 500W Strike X.

Quando estou jogando BF4, não jogo com tudo no full, só algumas coisas no médio, e pelo MSI Afterburner vejo que o uso da CPU fica geralmente em 95%+ e o uso da GPU abaixo dos 70%!! O FPS fica sempre abaixo dos 90, e em alguns casos acontecem drops de FPS pra 30 ou até 20 FPS...

Eu desconfio que o processador está gargalando, e estou pensando em trocar pra um i7 4790K, mas queria saber antes se é isso mesmo.

Abaixo vou colocar 2 imagens dos teste que fiz com o Afterburner.

Pra entenderem o que eu coloquei na tela para mostrar:

1ª Linha  - Temp. GPU, Uso da GPU (%), Velocidade das fans da GPU (%)

Demais linhas - Uso da CPU de cara Core.

 

Quem souber o que pode estar gargalando, por favor, me dê uma dica... Eu desconfio ser o processador, mas pode ser alguma outra coisa.

 

Obrigado e abraços!!

TESTES.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria No single player o FPS é um pouco mais alto, mas ainda tem quedas.

 

Eu sei que o 4790K não é compatível com minha placa-mãe, mas eu vou trocar ela também.

 

As salas que eu jogo geralmente são 32+ players...

 

Então, eu acho estranho minha placa de vídeo não chegar ao máximo de uso, não sei qual outro fator estaria limitando ela além do processador... Já mexi em muita coisa e não consigo arrumar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Souto Cara, não tenho muita experiência em hardware. Mas já tive alguns problemas com bf4 que talvez possam te ajudar :

1 - O bf4 roda bem mais fluido no Windows 8.1 ( não sei porque )

2 - Já vi em um fórum um tempo atrás um cara com o mesmo problema, i5 gargalando muito a placa dele, então ele foi aconselhado a atualizar a bios e,  segundo ele melhorou bastante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Munzer Boa dica, Munzer. Obrigado.

 

Acho que amanhã vou atualizar além da Bios, os drivers da placa-mãe também.

 

Vamos ver se isso muda...

 

Testando agora, eu coloquei no ultra, e deu vários bugs nas imagens do jogo, não dava pra ver nada, o personagem e o terreno ficaram tudo preto...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, faltou especificar melhor algumas coisas para entender o cenario:

 

a) A gtx 960 é uma placa boa mas, a pl da nvidia para 60fps em 1080p é a gtx 970;

b ) voce falou que "nao jogo tudo no full". O full seria resolucao alta? ultra? E o que ficaria no full. Alguns itens incidem na cpu, outros na vga.

c) também falou que "O FPS fica sempre abaixo dos 90". A gtx 980 ti tbem tera trabalho pra manter a minima em 90fps.

 

Se possivel, coloque imagens da conf de video que voce esta usando. Tanto no jogo qto aquela que é feita no drive da nvidia.

Esse gargalo parece mais de memoria da placa de video. Monitore com o msi after a memória de video. Deve estar estourando os 2gb da placa. Se estiver, é porque algumas configuracoes de video estão pesadas, como AA.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Souto qual a média de fps qhe você tem em mapas 64 player com essa config?  Era pra ficar sempre entre 55~85 fps com a config do teu pc.

Essas quedas pra 30 acontecem constantemente ou poucas vezes por partida?

 

Experimenta atualizar drivers da placa-mãe e bios, e ver se melhora 

Edit: usa Windows 10?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Munzer hoje atualizei a Bios, e tomei um susto.. A ultima versão que estava nela era de 2012 kkkkkkkkkkkkkk Instalei a mais recente, e parece q deu uma melhorada.

Em mapas grandes a queda de FPS sempre acontece quando estou trocando tiros com outro soldado... Isso sempre me faz morrer.

Sim, uso windows 10, ouvi dizer q não é muito bom pro BF4. Estava pensando em voltar pro 8.1

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Souto hahaha normal, quase todo mundo esquece de atualizar bios.

Cara, você não devia perde tanto fps. Se baixas e para uns 50 fps durante uma troca de tiros seria "normal", mas baixar pra 30/20 não faz sentido algum

Espero que alguém consiga te ajudar. Vou seguir aqui, se descobrir como melhorar avisa. Abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, só fazendo um UP rápido, um amigo meu disse q um dos possíveis problemas pode ser que eu tenho 1 pente de 8gb e não 2 para fazer o dual channel. Vou vender minha memória de 1600MHz e comprar duas de 1866MHz. Espero que melhore. Também estou mudando pra 4ª geração intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...